Conecte-se conosco

Cotidiano

Em Workshop, governo mantém diálogo com municípios para controle da pandemia

Publicado

em

O governo do Estado, por meio do Grupo de Apoio ao Pacto Acre sem Covid, realizou durante toda esta segunda-feira, 17, o segundo Workshop Online Pacto Acre sem Covid, que reuniu representantes das áreas de saúde e gestão de quase todos os municípios para apresentar a evolução dos indicadores e análise dos cenários.

O principal objetivo do workshop é aprofundar os conhecimentos sobre o pacto e a atual fase da pandemia no Acre, de modo a estabelecer e consolidar uma rede de integração e comunicação direta do Estado com os municípios.

Grupo de Apoio se reuniu com gestores de saúde dos municípios para destacar ações de controle da pandemia Foto: Sergio Ronney/Secom

Atualmente, todo o Acre se encontra no Nível de Atenção (Bandeira Amarela), o que garantiu a reabertura de quase todos os setores da economia, incluindo entretenimento e templos religiosos. Com a reabertura e a diminuição do isolamento social, a meta agora é que todas as medidas sanitárias e protocolos de atuação sejam cumpridos, mantendo os indicadores baixos.

Segundo a coordenadora do Grupo de Apoio, farmacêutica Karolina Sabino, a classificação em níveis de risco (bandeiras) é expressa por meio de uma nota geral, que varia de 0 a 15, obtida por meio da mensuração de sete índices, sendo eles: isolamento social, notificações por síndrome gripal, novas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave, novos casos por síndrome gripal Covid-19, novos óbitos por Covid-19, ocupação de Leitos Clínicos Covid-19 e ocupação de UTIs Covid-19.

“Na etapa em que nos encontramos hoje, temos o resultado de todo esse esforço do Estado para ampliar a rede pública de saúde e o segundo passo vem agora para fortalecer a vigilância e a atenção básica, para que consigamos controlar os demais indicadores, como novos casos e internações. Assim, vamos criando com os municípios uma rede de comunicação tendo sempre um diálogo aberto sobre o entendimento da pandemia em cada regional”, conta a coordenadora.

União pela atenção

De acordo com o método definido pelo Pacto Acre sem Covid, a classificação em nível de risco é realizada conforme a delimitação territorial das regionais de saúde do estado, a saber:  Região do Alto Acre (Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri), Baixo Acre e Purus (Acrelândia, Bujari, Capixaba, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Senador Guiomard) e a Região do Juruá e Tarauacá-Envira (Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Tarauacá).

Os membros do Grupo de Apoio destacaram que hoje, por exemplo, o Estado se encontra numa situação confortável de respiradores, com uma lotação tanto de enfermarias, quanto leitos de UTI que chegam a 50% da capacidade, mas segue com desafios, como a aquisição dos remédios para intubação de pacientes que estão escassos em todo o país.

Representando Rio Branco, a cidade que mais concentra casos, a secretária de Planejamento do município, Janete Santos, reforça o papel da vigilância sanitária e construção de protocolos de atuação, além da vigilância epidemiológica neste momento de maior reabertura para que não seja necessário dar outros passos para trás.

“Acredito que o momento de discutir metodologias já passou, esse é o momento de nos organizarmos, nos mantermos alinhados e realizar um trabalho conjunto para levar o Acre a baixar a quantidade de infecções e poder retomar as atividades para fortalecer a economia do estado”, completa Janete.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo