Geral
Em visita a ministra Damares, Alan Rick pede apoio na construção de escolas indígenas e aos imigrantes no Acre
O deputado federal Alan Rick reuniu-se na quarta-feira, 14, juntamente com o governador Gladson Cameli, secretário de Estado de Educação, Mauro Sergio Cruz; secretária de Assistência Social do Acre, Ana Paula Lima; procurador do Estado em Brasília, Armando Melo; e o presidente do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec-AC), Francineudo Costa, com a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, em Brasília.
Na oportunidade foi apresentado à ministra os projetos de construção das escolas indígenas para ensino médio no Acre. “As escolas terão um estilo futurista, porém, utilizando materiais típicos da nossa região, como bambu e madeira. A ministra se encantou com a escola, declarou seu apoio e virá para a inauguração do primeiro módulo. Damares também pontuou que o projeto acreano poderá servir de modelo para outros estados”, disse Alan Rick.
Outra pauta debatida na reunião foi situação dos imigrantes venezuelanos no Estado. De acordo com o parlamentar, solicitou-se a ministra a criação de uma força-tarefa interministerial para auxiliar o Acre com a imigração.
“O que queremos é que o governo federal apoie o Estado no que diz respeito a essa questão. O custo com acolhimento, alimentação e destinação dos imigrantes é muito alto. Até hoje o Acre sofre com os gastos gerados com a onda de imigração dos haitianos. Portanto, esse apoio é de fundamental importância para manter o equilíbrio econômico e organizacional do Estado”, falou o deputado.
Damares informou que uma equipe do Ministério já está no Acre realizando diligências sobre a situação dos imigrantes para, posteriormente, dar início a criação da força-tarefa sugerida na reunião.
Comentários
Geral
Deracre avança na obra do estande de tiro do Cieps
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), executa nesta segunda-feira, 9, a implantação do acesso asfaltado e sistema de drenagem no estande de tiro do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps), em Rio Branco. A previsão é que a estrutura seja entregue no primeiro semestre de 2026.
Durante vistoria técnica no local, a presidente da autarquia, Sula Ximenes, destacou a atuação do órgão na execução da infraestrutura que dará suporte às atividades do centro de treinamento. “Estamos garantindo a estrutura de acesso e drenagem necessária para o funcionamento do estande de tiro. É um trabalho técnico que assegura condições adequadas para as atividades de capacitação das forças de segurança”, afirmou.
As equipes executam a construção de uma via de acesso com 6m de largura e 160m de extensão, com aplicação de sub-base, base e revestimento asfáltico, permitindo a circulação de veículos e o acesso ao espaço de treinamento. No entorno do estande, também está sendo implantado um dreno profundo, com 150m de comprimento, responsável por garantir o escoamento da água e preservar a área.
O estande contará com dez baias equipadas com alvos automáticos, posicionadas a 25 metros do para-balas, além de espaços de apoio para as atividades de formação, como salas de instrução teórica, lavabos e áreas de depósito. A estrutura também inclui sistemas tecnológicos integrados, como controle automatizado de alvos, monitoramento e ventilação especializada para o tratamento de resíduos de disparos, além de dispositivos que simulam situações próximas da realidade operacional durante os treinamentos.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Geral
Homem é agredido com barra de ferro no Centro de Rio Branco
Vítima sofreu golpe na cabeça e ferimentos nos braços após ataque nas proximidades do Mercado Velho

Comentários
Geral
Operação de trânsito da PM leva três pessoas à delegacia em Sena Madureira

Com informaçoes de Ac24horas













Você precisa fazer login para comentar.