Conecte-se conosco

Cotidiano

Em um ano, Rio Branco registrou mais de 130 crimes sexuais praticados contra crianças e adolescentes

Campanha do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) Maio Laranja debate ações de prevenções e combate ao abuso e à exploração sexual. Vítimas, levantadas pelo Departamento de Inteligência, têm entre 0 a 17 anos de Rio Branco.

Publicado

em

Campanha trabalha ações de prevenção e combate ao abuso sexual infantil – Foto: TV Globo

Por Aline Nascimento

Entre março de 2020 e o mesmo período de 2021 a capital acreana, Rio Branco, registrou 133 crimes sexuais praticados contra crianças e adolescentes. O dado, do Departamento de Inteligência da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), é debate na Campanha Maio Laranja do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-AC).

A campanha ocorre anualmente em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. Durante todo o mês de maio, são desenvolvidas ações de orientações de combate e prevenção ao abuso e à exploração sexual pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ).

O TJ-AC também está com parceria com demais órgãos, entidades e instituições da Rede de Proteção para orientar e garantir o apoio das vítimas.

Ainda segundo o levantamento da Sejusp, entre 2020 e 2021, 75 crianças de 0 a 12 anos sofreram abusos sexuais na capital acreana. Outro dado mostra os abusos sofridos também por crianças de 12 a 17 anos, que, no total, foram 58 identificados.

Os casos já viraram inquéritos policiais e foram investigados pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).

No mesmo período entre 2019 e 2020 o número era 40% menor. Antes da pandemia, até março de 2020, foram instaurados 95 casos de crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

O TJ-AC destacou que, devido a esse alto número de inquéritos, é necessário reforçar as ações de prevenção e combater esse tipo de crime em Rio Branco e no estado. As denúncias podem ser feitas pelo Disque Denúncia 190 ou Disque 100.

Campanha

A psicóloga e servidora da 2ª Vara da Infância do TJ-AC Rutilena Roque Tavares explicou que a campanha visa a sensibilização e orientação de pais e responsáveis pelas crianças para que fiquem atentos aos sinais e combatem ao abuso nos filhos.

“Fazemos parcerias com entidades, participamos e chamamos para palestras. Geralmente, fazemos campanhas nas escolas, mas por conta da pandemia não foi possível fazermos. Nesses encontros falamos também sobre o bullying, o Ministério Público dá palestras e, às vezes, descobrimos muitos casos por meio dessas palestras”, complementou.

A profissional relembrou que, na maioria dos casos, as vítimas são abusadas por parentes próximos ou que moram na mesma casa. Ela orienta que os pais e responsáveis fiquem atentos aos sinais apresentados pelas crianças, seja um comportamento distante, tristeza, medo de alguma pessoa.

“É mais o abuso sexual interfamiliar, do pai, do avô, tio. Os pais precisam estar mais atentos porque o perigo está mais próximo da gente do que podemos imaginar. Temos que estar vigilantes, prestar atenção na hora do banho, conversar, explicar que não pode pegar nas partes íntimas. Explicar que pode falar para a mamãe, para um adulto. E também precisam acreditar, porque, às vezes, a criancinha está falando e o adulto não acredita. Não leva a sério”, afirmou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF

Publicado

em

FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.

A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo