Conecte-se conosco

Geral

Em um ano, desmatamento cai 4,72% no Acre

Publicado

em

Por Rose Sena

De acordo com dados divulgados pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a área desmatada no Acre, entre 1º de agosto de 2021 e 31 de julho de 2022, foi de 847 quilômetros quadrados, redução de 4,72% em comparação com o mesmo período anterior.

Entre julho de 2021 e agosto de 2022, Acre reduziu desmatamento em 4,72%. Foto: cedida

Os números são reflexo da estratégia de integração de ações que o Estado adotou no período, juntamente com os esforços do Programa REM Acre fase II e da Operação Guardiões do Bioma, do governo federal.

O Programa REM alocou recursos para as operações, integrando vários órgãos estaduais e federais, por meio da Unidade de Comando e Controle, disponibilizando combustível, manutenção de veículos e pagamento de diárias aos servidores. Somente em 2022, foram realizadas mais de 50 ações de fiscalização ambiental em várias regiões acreanas.

Entre julho e outubro deste ano foram fiscalizadas 1.113 áreas, totalizando mais de 11 mil hectares. Segundo dados fornecidos pelo Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), da Polícia Militar, as apreensões atingiram mais de 220 metros cúbicos de madeira, sete máquinas pesadas, 31 motosserras e 44 autuações em flagrante.

Máquina apreendida durante operação de combate ao desmatamento ilegal da floresta. Foto: cedida

O Acre foi o quinto estado da Amazônia Legal que menos desmatou a floresta. Para que os índices sigam em queda, os esforços continuam na implementação de estratégias ampliadas de comando e controle, e de prevenção ao desmatamento e queimadas.

Mais ações para 2023

Nos dias 29 e 30 de novembro, a Unidade Integrada de Comando e Controle, do Programa REM, realizou oficinas de planejamento operacional para 2023, reunindo todos os órgãos de fiscalização, gestão e segurança pública estaduais, federais e do município de Rio Branco. Esse planejamento resultou em uma agenda integrada, com a definição das operações envolvendo todos os órgãos, indicando os territórios prioritários de ação e destinação de recursos.

Além disso, na próxima semana ocorrerão as oficinas de finalização da revisão do Plano de Prevenção e Controle de Desmatamento e Queimadas do Acre (PPCDQ-AC). Na oportunidade, será definida a meta de redução do desmatamento para os próximos quatro anos.

O Programa REM é resultado de cooperação financeira entre os governos do Acre, da Alemanha e do Reino Unido, para implementação de projetos voltados à conservação das florestas que, por meio de diversos órgãos, beneficiam milhares de produtores rurais, ribeirinhos, extrativistas e indígenas. A sigla REM significa REDD Early Movers, em português REDD+ para pioneiros.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Publicado

em

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia

O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.

O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).

Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio

Publicado

em

Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada 

O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.

De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.

A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.

Comentários

Continue lendo

Geral

PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.

O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.

“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.

Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Comentários

Continue lendo