Conecte-se conosco

Acre

Em Sena Madureira, PT continua fora do mapa político e não terá chapa nas Eleições de 2024

Publicado

em

Das eleições municipais de 2020 para cá, o partido não conseguiu inserir em suas fileiras nomes com capilaridade eleitoral para formar chapa e concorrer ao pleito

Último a exercer mandato pelo PT em Sena foi Cleyton Brandão. onde foi candidato em 2012 e se elegeu em 2016, foi candidato a vice-prefeito na chapa de Mano Rufino, entretanto, a chapa não saiu vencedora.

Apesar de ter comandado o Acre por duas décadas, o Partido dos Trabalhadores (PT) está praticamente fora do mapa político das Eleições deste ano em Sena Madureira. Até agora, não há confirmação sobre a formação de chapa para vereador, nem para prefeito ou vice-prefeito, indicando que a sigla ficará mais quatro anos fora do poder no Vale do Iaco.

O último a exercer mandato pelo PT em Sena foi Cleyton Brandão. Ele foi candidato em 2012 e se elegeu com 640 votos. Em 2016, foi candidato a vice-prefeito na chapa de Mano Rufino, entretanto, a chapa não saiu vencedora.

Das eleições municipais de 2020 para cá, o partido não conseguiu inserir em suas fileiras nomes com capilaridade eleitoral para formar chapa e concorrer ao pleito. Outro partido bastante tradicional que também parece fora do páreo é o PSDB. Até o momento atual, não há pré-candidatos pela sigla.

Nas eleições deste ano em Sena Madureira, PP, Republicanos, MDB, PSD e PL são os partidos em evidência com pré-candidatos a prefeito e ao cargo de vereador. Além de ter uma chapa competitiva para vereador, o PP ainda tem Gerlen Diniz como pré-candidato a prefeito. Já o MDB está com a sua chapa formada para vereador e tem Elvis Dany como pré-candidato a vice-prefeito.

O PSD, do senador Petecão, tem Alípio Gomes, pré-candidato a prefeito e uma chapa forte de pré-candidatos a vereador. E o PL, apresenta como pré-candidato a vice-prefeito o advogado Getulião Saraiva.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria

O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.

Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.

Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.

Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sesacre aponta números e ações que marcaram a saúde pública do Acre em 2025

Publicado

em

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um balanço destacando números e ações que marcaram a saúde pública acreana ao longo de 2025. De acordo com os dados apresentados, o ano foi caracterizado pela ampliação do acesso aos serviços e pela interiorização dos atendimentos especializados.

Entre os principais resultados, a Sesacre informou a realização de mais de 27 mil atendimentos por meio do programa Saúde Itinerante, que levou serviços de saúde a municípios do interior do estado. Outro dado destacado foi a execução de mais de 12 mil cirurgias pelo programa Opera Acre.

O balanço também aponta a retomada de centros cirúrgicos, ampliação da oferta de exames, fortalecimento da rede hospitalar e avanços considerados históricos na área da oncologia. Segundo a secretaria, houve ainda recorde de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo do ano.

A Sesacre mencionou, ainda, a implantação de programas voltados ao atendimento de urgência e à redução da mortalidade, como o Conecta Coração e o AVC – Segundos Importam, voltados para situações críticas em que o tempo de resposta é determinante.

Os dados foram divulgados em um vídeo publicado nas redes sociais da secretaria, que apresenta um resumo das ações realizadas em 2025 e projeta a continuidade das iniciativas para o próximo ano.

Comentários

Continue lendo

Acre

Nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros após fortes chuvas na capita

Publicado

em

Foto: David Medeiros

As fortes chuvas que atingem Rio Branco nas últimas horas provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade e elevaram rapidamente o nível do Rio Acre. Entre as áreas mais afetadas estão a Estrada do Calafate, a região da Igreja da Pista do Poço e a Baixada da Sobral, especialmente nos bairros Boa União e Plácido de Castro, onde a água invadiu várias residências.

Durante acompanhamento ao vivo feito pela equipe, foi constatado que, apesar de uma breve trégua na chuva, o volume de água nos rios segue aumentando. Imagens mostram que o nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros e continua em elevação, embora, até o momento, a Defesa Civil Municipal ainda não tenha divulgado boletim oficial atualizado.

Na região da Ponte Metálica, a força da correnteza chamou atenção pelo grande volume de balseiros descendo pelo rio, indicando que a chuva atingiu toda a bacia hidrográfica.

Mesmo diante da situação de risco, moradores dos dois lados do rio aproveitaram a cheia para pescar. Durante a transmissão, duas pescadoras foram flagradas capturando peixes da espécie pintado. Segundo elas, apesar de alguns peixes serem pequenos, a pescaria rendeu o suficiente “para garantir o caldo”.

Outro episódio inusitado chamou a atenção durante a cobertura. Um homem foi visto dormindo sobre um dos pilares da Ponte Metálica, próximo à marca de medição do Rio Acre, onde há registro histórico de até 16 metros. Mesmo com o fluxo intenso de veículos sobre a ponte, o homem permaneceu dormindo tranquilamente, despertando surpresa entre os que acompanhavam a transmissão.

A equipe segue monitorando, em tempo real, os pontos de alagamento pela capital acreana. Novas informações sobre o nível do Rio Acre e ações da Defesa Civil devem ser divulgadas a qualquer momento.

Comentários

Continue lendo