Cotidiano
Em final marcada por VAR, Cruzeiro bate Corinthians e leva o hexa da Copa do Brasil
Dois times reclamaram da arbitragem, mas equipe mineira confirmou o favoritismo e conseguiu segundo título consecutivo com vitória por 2 a 1

Robinho, do Cruzeiro, comemora com seus companheiros após marcar gol durante partida contra o Corinthians, válida pela final da Copa do Brasil – 17/10/2018 (Thiago Bernardes/FramePhoto/Folhapress)
Alexandre Senechal e Luiz Felipe Castro, da Arena Corinthians
O Cruzeiro é o maior campeão da Copa do Brasil. Em uma final emocionante e marcada por decisões controversas do árbitro assistente de vídeo (VAR, na sigla em inglês), o clube mineiro venceu o Corinthians por 2 a 1, em Itaquera, e conquistou o hexacampeonato do torneio. Robinho e o uruguaio De Arrascaeta marcaram os gols do Cruzeiro, que conquistou a vaga na Libertadores, além dos 50 milhões de reais de premiação.
O técnico Jair Ventura surpreendeu ao escalar Jonathas e o veterano Emerson Sheik entre os titulares do Corinthians, nas vagas de Mateus Vital e Clayson, mas as mexidas não surtiram efeito na primeira etapa diante da sempre bem postada defesa montada por Mano Menezes. A torcida tentou apoiar a equipe alvinegra, mas o Cruzeiro não perdoou as falhas individuais do adversário.
Aos 28 minutos, Romero errou uma inversão para o jovem zagueiro Léo Santos, que falhou feio no lance e foi desarmado. Na sobra, Hernán Barcos chutou na trave, mas no rebote, Robinho acertou um bonito chute, sem chances para Cássio. O time mineiro por pouco não ampliou com Dedé, que cabeceou na trave após cobrança de falta de Thiago Neves.
O Corinthians respondeu em cabeçada de Henrique, que passou raspando a trave de Fábio. O clube paulista, porém, mais uma vez não conseguiu finalizar na meta adversária e ainda teve quatro jogadores advertidos com cartão amarelo – Emerson Sheik, Jadson, Ralf e Gabriel.

Mano Menezes, técnico do Cruzeiro, comemora após conquistar o título da Copa do Brasil sobre o Corinthians – 17/10/2018 (Leonardo Benassatto/Reuters)
VAR entra em cena
Na segunda etapa, o juiz Wagner de Nascimento Magalhães e a arbitragem de vídeo comandada por Wilton Pereira Sampaio roubaram a cena. O Corinthians empatou em lance bastante controverso: Ralf caiu na área após leve toque de Thiago Neves e o árbitro ignorou, mas alertado pelo VAR, foi consultar o replay e, então, apontou a marca da cal, para protesto dos mineiros. Na cobrança, Jadson não desperdiçou.
Pouco depois, foi a vez de o Corinthians reclamar. Aos 25 minutos, Pedrinho, que havia acabado de entrar, marcou um golaço em chute de fora da área, mas novamente Wagner Magalhães recorreu à TV à beira do gramado e anulou o gol. Ele assinalou falta de Jadson em Dedé no início da jogada.
Já nos minutos finais, De Arrascaeta completou uma verdadeira maratona com um golaço histórico. Em contra-ataque, o meia da seleção uruguaia recebeu lindo passe de Raniel e, de frente para Cássio, definiu o jogo com um lindo toque por cobertura. Arrascaeta havia viajado mais de 24 horas desde o Japão, onde atuou pela seleção uruguaia na terça-feira, mas teve seu esforço recompensado.

Jogadores do Cruzeiro comemoram após conquistarem o título da Copa do Brasil sobre o Corinthians – 17/10/2018 (Leonardo Benassatto/Reuters)
Veja
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Você precisa fazer login para comentar.