Brasil
Em dia de confronto, Petecão corta fala de Magno Malta e é chamado de “autoritário”

O senador acreano Sérgio Petecão conduzia os trabalhos da Comissão de Segurança Pública, que ouvia o ministro da Justiça Flávio Dino, quando foi chamado de autoritário depois de cortar fala do senador Magno Malta (PL-ES). A reunião que recebeu o ministro de Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, teve discussões acaloradas e frases de impacto ganharam repercussão nacional.
Aos trinta minutos de trabalho na Comissão, Magno Malta questionava o ministro Flávio Dino sobre o conceito de liberdade de expressão, quando foi interrompido pelo presidente da Comissão, o senador Sérgio Petecão, que informou que o tempo regimental do discurso havia se esgotado. “Eu não sabia que só tinha 5 minutos”, disse Magno Malta. “Eu sinto muito, mas o seu tempo era de 5 minutos, lhe dei um a mais. Em respeito aos demais senadores, não posso lhe dar mais um minuto”, respondeu Petecão. Apesar disso, através de um pedido do senador Jorge Cajurú (PSB-GO) – vice-presidente da Comissão, Magno Malta falou por mais três minutos.

A reunião, que debatia os planos e a agenda estratégica do Ministério da Justiça e Segurança Pública para os próximos anos, continuou sob forte pressão depois que o senador Marcos Marcos do Val (Podemos-ES) acusou Flávio Dino de conversar paralelamente com Petecão durante uma pergunta: “parece que eu estou falando com as paredes”, disse Marcos do Val. “Amigo, isso não é normal. Você quer perguntar ou quer chamar a atenção?”, respondeu Petecão.

Mais tarde, quando o senador Marcos do Val acusou o ministro Flávio Dino de omissão nos atos terroristas de 8 de janeiro em Brasília, o ministro respondeu: “Não precisa o senhor ir para a porta do Ministério da Justiça fazer vídeos de internet. Porque, se o senhor é da Swat, eu sou dos Vingadores, o senhor conhece? Capitão América…”, afirmou o ministro da Justiça em referência à série de filmes sobre super-heróis. A afirmação causou novo tumulto e pedidos de respostas, que foram negados por Petecão, que considerou que a fala de Flávio Dino não foi ofensiva.
Pouco tempo depois, o senador Magno Malta pediu um minuto de fala, mas Petecão explicou que seu tempo já havia esgotado na discussão sobre liberdade de expressão: “o senhor não vai me dar o minuto que disse que daria?”, questionou Malta. “Eu não lhe dei um minuto, lhe dei três minutos”, explicou Petecão. “Não precisa levantar a voz, eu tenho sido educado com vossa excelência […] vossa excelência está sendo autoritário”, disparou Magno Malta.

Ao fim do debate na Comissão, que durou 5 horas, o ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino elogiou a condução dos trabalhos pelo senador acreano: “condução firme, segura, que confirmam que o senhor é um grande senador”. “Aqui nessa comissão não vai ter baixaria”, disse Petecão.
O ac24horas reuniu os trechos polêmicos da audiência da Comissão com o Ministro da Justiça.
Veja o vídeo:
Comentários
Brasil
Ação de vacinação em Rio Branco imuniza mais de mil pessoas
A ação ocorreu em cinco pontos estratégicos da capital. As quatro Unidades de Referência de Atenção Primária (URAPs) atenderam a população das 7h às 17h, enquanto o ponto instalado no Via Verde Shopping

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alcançou um resultado expressivo na ação de vacinação realizada no último sábado (28), com foco no combate à meningite e na ampliação da cobertura vacinal na capital.
A mobilização resultou na imunização de 1.009 pessoas, reforçando o compromisso da gestão municipal com a prevenção de doenças e a promoção da saúde pública.
Ao todo, foram aplicadas 800 doses contra a meningite, 160 contra a Influenza e 49 contra o HPV, demonstrando a ampla adesão da população à campanha.

A ação ocorreu em cinco pontos estratégicos da capital. As quatro Unidades de Referência de Atenção Primária (URAPs) atenderam a população das 7h às 17h, enquanto o ponto instalado no Via Verde Shopping funcionou das 14h às 22h, facilitando o acesso, principalmente para trabalhadores e famílias que não conseguem ir às unidades de saúde durante a semana.
De acordo com a técnica de enfermagem da Vigilância em Saúde, Sâmmia Crystina, a grande procura demonstrou a conscientização da população sobre a importância da imunização.
“Essa ação foi muito importante porque levou a vacina para mais perto das pessoas. Muita gente aproveitou a oportunidade para se proteger contra a meningite, além da gripe e do HPV”, destacou a profissional.

Entre os vacinados estava o adolescente Nicolas Afonso, de 12 anos, que recebeu três imunizantes. Para ele, a vacinação é uma forma de se proteger contra doenças graves.
“É importante se imunizar, principalmente contra a meningite, que é uma doença perigosa. Agora sei que estou protegido”, afirmou o adolescente.
Pais e responsáveis também aprovaram a iniciativa. Lia Pessoa, mãe da adolescente Yasmim Pessoa, de 13 anos, ressaltou a importância da campanha.
“É uma ação de extrema relevância. A prefeitura está facilitando para que os pais mantenham a caderneta de vacinação dos filhos em dia”, disse a mãe.
Já a advogada Dávila Reis, mãe de Lívia Andrade, de 12 anos, destacou a praticidade da ação realizada no Via Verde Shopping.
“Fiquei sabendo pelas redes sociais e achei excelente. A gente vem ao shopping e já aproveita para vacinar. Isso protege nossos filhos e toda a população”, pontuou Reis.
O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, avaliou a ação como um sucesso e reforçou que novas estratégias semelhantes continuarão sendo realizadas.
“Alcançar mais de mil pessoas vacinadas mostra que estamos no caminho certo. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais o acesso à vacinação, proteger a população e prevenir doenças que podem ser graves”, afirmou o gestor.

Comentários
Brasil
Petecão acredita que PSD dará liberdade aos estados e vê dificuldade de aliança com PL no Acre: “Tentam passar que só eles são de direita”
Senador afirma que legenda de Kassab não deve impor alianças; declara ser de centro e rechaça extremismos; critica vantagem da máquina estatal nas eleições acreanas

“Não acredito que o Kassab vá forçar qualquer barra; a tendência é dar liberdade para cada estado decidir seu caminho”, enfatiza o senador acreano. Foto: captada
O senador Sérgio Petecão acredita que a direção nacional do PSD, partido dele, vai deixar seus correligionários livres nos estados para promoverem as alianças que acharem mais interessantes, na disputa deste ano .
“Não acredito que o Kassab vá forçar qualquer barra; a tendência é dar liberdade para cada estado decidir seu caminho”, enfatiza o senador acreano.
Dificuldade de aliança com o PL
Em outro trecho da fala dele, Petecão destaca que o PSD tem dificuldade de fazer aliança com o PL de Bittar e Bocalom, no Acre:
“Além disso, temos dificuldade de aliança com o PL, que tenta passar para a população que só eles são de direita, o que não corresponde à realidade”, ressalta.
Posicionamento político
Em entrevista recente ao podcast Papo Informal, Petecão disse que é de centro e rechaça qualquer extremismo, seja de direita, seja de esquerda.
Vantagem da máquina estatal
Petecão afirmou, ainda, que a máquina estatal sempre leva vantagem nas eleições, no Acre:
“Aqui é difícil, porque são poucos candidatos com estrutura, e quem está agarrado na máquina, seja da prefeitura ou do governo, sempre leva vantagem”, ressaltou ao jornal O Globo.
Comentários
Brasil
Bocalom afirma que ainda não decidiu se deixa o PL; prioridade é permanecer na legenda, mas PSDB e Avante são alternativas
Prefeito de Rio Branco diz que espera definição após reunião entre Valdemar da Costa Neto e senador Márcio Bittar; decisão final deve sair até 30 de março

De acordo com Bocalom, ele espera continuar no PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, para disputar o governo do Estado. Foto: captada
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL) , afirmou durante entrevista à imprensa nesta segunda-feira (2) que ainda não definiu se sairá do PL para disputar o cargo de governador do Acre por outro partido em 2026.
De acordo com Bocalom, ele espera continuar no PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, para disputar o governo do Estado:
“Minha esperança é ainda continuar no PL, partido o qual me identifico, partido verdadeiramente de direita”, disse.
Alternativas partidárias
Bocalom afirmou ainda que, caso não continue no partido, ele vai procurar o PSDB ou o Avantepara se filiar e disputar a eleição para governador:
“Se por acaso der algum problema, evidentemente temos tanto o PSDB quanto o Avante abrindo suas portas para sermos candidato por lá. Até o dia 30 de março vamos tomar essa decisão final”, concluiu.
Contexto da negociação
A indefinição ocorre após a direção estadual do PL, liderada por Edson Bittar, divulgar carta indicando que o partido deve priorizar apenas a disputa ao Senado no Acre, o que deixaria Bocalom sem espaço na legenda para concorrer ao governo. O prefeito, no entanto, revelou que o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, “ficou perplexo” ao tomar conhecimento da carta e que não havia autorizado tal posicionamento.
Bocalom informou que teve uma conversa “muito boa” com Valdemar em Brasília e que aguarda uma reunião entre o presidente nacional e o senador Márcio Bittar (PL) para definir os rumos da legenda no estado. A expectativa é que essa conversa ocorra ainda nesta semana.

Você precisa fazer login para comentar.