Flash
Em Brasília, Rocha e Gonzaga tratam da exportação de carne para o Peru e voos internacionais
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), acompanhou o vice-governador do Acre, Major Rocha (PSL), em agenda com o embaixador do Peru, Javier Yépez, em Brasília, nesta terça-feira (2).
Além de Rocha e Gonzaga, a reunião contou com a presença de Nenê Junqueira, diretor do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados (Sindicarnes), Victor Hugo, representantes da SEICT, e Francimar Cavalcante, coordenador do Grupo de Integração Regional.
A reunião tratou sobre a exportação de carne bovina e suína utilizando a estrada interoceânica, o início dos vôos entre os dois países através do aeroporto de Cruzeiro do Sul e da situação dos imigrantes haitianos que se encontram em Assis Brasil à espera da permissão para trânsito no país vizinho.
Exportação de carne
De acordo com as informações do governo do Estado, o Acre atualmente exporta para o Peru produtos como castanha do Pará e milho. A abertura comercial para exportação de carne suína e bovina significa crescimento para a cadeia produtiva no Acre, sobretudo, no cenário pós-pandemia.
“Hoje o Acre, exporta cerca de 4,6 milhões de dólares para o Peru, podemos ampliar ainda mais esses valores se inserirmos a carne bovina e suína acreana, o que elevaria em cerca de 50% os valores na exportação dos produtos”, pontuou o vice-governador.
Está prevista para a próxima semana a fixação de datas para inspeção nos frigoríficos acreanos e avaliar as condições sanitárias exigidas. O Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento (MAPA) do Brasil, e SENASA (Servicio Nacional de Sanidad Agrária), do Peru, são os órgãos responsáveis pelas tratativas.
O deputado Luiz Gonzaga afirmou que o Acre está pronto para exportar carnes bovina e suína para o Peru.
“O Acre está pronto pra exportar carne bovina e de porco através da Dom Porquito”, disse o deputado. Estamos lutando para que o nosso estado se desenvolva através do comércio com países andinos e outros comércio mundiais”, disse.
Vôos internacionais
A segunda pauta foi o início dos vôos entre Brasil e Peru através do aeroporto de Cruzeiro do Sul. A medida deve aquecer o mercado acreano e facilitar o turismo entre os dois países. O primeiro vôo está previsto para o dia 22 de março.
Para o deputado Luiz Gonzaga, cujas raízes estão no Juruá, a possibilidade de vôos e a construção da estrada, abre a possibilidade de crescimento econômico e turístico na região.
“A Assembleia Legislativa tem grande interesse no desenvolvimento de todo estado e observamos nessa integração a capacidade de iniciar essa integração através de Cruzeiro do Sul e do vale do Juruá. O Peru tem produtos que nos interessa e nós temos produtos que podemos enviar para o país vizinho”, declarou o parlamentar.
Imigrantes na fronteira
O vice-governador também inseriu o debate a respeito dos imigrantes que estão na fronteira entre os dois países e que esperam liberação do governo peruano para atravessar o país.
O embaixador se comprometeu a encaminhar a situação para debate em seu país e buscar uma solução pacífica para que o transporte de produtos passam voltar a ser realizados tanto para exportação quanto para importação.
Comentários
Flash
Detran reforça fiscalização de trânsito na volta às aulas em Brasiléia e Epitaciolândia
Ações ocorrem nas proximidades de escolas localizadas às margens da BR-317 para garantir mais segurança a alunos e motoristas
O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran), por meio da Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran), iniciou ações de reforço na fiscalização durante o período de volta às aulas nas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia, na região de fronteira do Acre.
As equipes passaram a realizar Pontos de Bloqueio e Segurança (PBS) e patrulhamentos nas proximidades de escolas situadas às margens da BR-317, trecho urbano conhecido como Avenida Rui Lino e Avenida Manoel Marinho Montes, em Brasiléia.
Entre as unidades de ensino que recebem a operação estão a Escola Vitória Salvatierra César e a Escola Coronel Manoel Fontenele de Castro. A medida foi adotada devido ao aumento do fluxo de veículos nos horários de entrada e saída dos estudantes, especialmente na região da Escola Fontenele de Castro.
Segundo o órgão, o objetivo da ação é organizar o trânsito e garantir mais segurança para alunos, pais e profissionais da educação durante o período letivo.
Comentários
Flash
Governo recebe homenagem do Consulado da Bolívia por atuação em direitos humanos e cooperação binacional
The post Governo recebe homenagem do Consulado da Bolívia por atuação em direitos humanos e cooperação binacional appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Flash
Motociclista que sofreu acidente grave após colidir em caminhão chegou no PS de Rio Branco
Vítima sofreu traumatismo craniano, foi entubada e transferida em estado grave para o Pronto-Socorro de Rio Branco
O motociclista Higor Francisco Portela Severino, de 28 anos, ficou gravemente ferido após um acidente de trânsito registrado na manhã desta quinta-feira (5), na Avenida Duque de Caxias, no município de Brasiléia, no interior do Acre.
Segundo informações das equipes de atendimento, Higor conduzia uma motocicleta modelo Biz, com placa boliviana, quando acabou colidindo na traseira de um caminhão boiadeiro que estava estacionado na via.
Equipes de socorro foram acionadas e, ao chegarem ao local, encontraram o motociclista com diversos traumas provocados pelo impacto. A vítima recebeu atendimento pré-hospitalar, foi imobilizada em uma prancha rígida e estabilizada conforme os protocolos de emergência.
Após os primeiros atendimentos, Higor foi encaminhado em estado grave ao Hospital Regional de Brasiléia. Devido à gravidade dos ferimentos, ele precisou ser entubado e posteriormente transferido para o Pronto-Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco.
Na unidade da capital, o motociclista foi entregue à equipe de traumatologia, onde passou por avaliação médica detalhada. De acordo com informações médicas, ele sofreu traumatismo cranioencefálico (TCE) grave e fratura na arcada dentária, permanecendo em estado de saúde considerado grave.
A equipe do SAMU chegou ao Pronto-Socorro de Rio Branco por volta das 21h. As circunstâncias exatas do acidente não foram detalhadas e a ocorrência foi encerrada sem outras alterações.
























Você precisa fazer login para comentar.