fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Em apoio ao Estado, Energisa anuncia doação de insumos aos desabrigados pela cheia do Rio Acre

Publicado

em

Com as enchentes e enxurradas que atingem municípios acreanos, a ajuda humanitária e doações também são um importante instrumento de política social que visa mitigar a situação da população que sofre com esses desastres naturais.

Ricardo Xavier e o governador conversam sobre a entrega de donativos aos desabrigados. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Nesta quarta-feira, 29, o governador Gladson Cameli recebeu a visita do diretor presidente da Energisa Acre, Ricardo Xavier, que anunciou a entrega de donativos ao Estado para que sejam entregues às famílias que estão em abrigos em Rio Branco. O encontro foi realizado no Palácio Rio Branco, na capital acreana.

“A empresa está preocupada com a situação do Acre. Vamos entregar 200 kits de colchões e roupas de cama, lençóis e fronhas, além de 5.000 garrafas de água. Já compramos os itens e vamos entregar até o dia 1° de abril, para que as famílias possam ser assistidas”, explicou o diretor.

Nível do Rio Acre ultrapassa 17,07 metros, em Rio Branco. Foto: Pedro Devani/Secom

Xavier contou também que a Energisa atua junto com a Defesa Civil, fiscalizando áreas em que as águas registram subida, para realizar o desligamento da energia, para evitar que tomadas por exemplo, ocasionem uma descarga elétrica. “Por segurança, nós interrompemos o fornecimento, para resguardar a vida das pessoas e daqueles que atuam nas enchentes, até que a situação seja normalizada”, disse o diretor.

O governador Gladson Cameli externou o seu contentamento e agradeceu em nome do governo.

“A Energisa é uma grande parceira. Ao longo dos anos, estamos conseguindo realizar várias ações no Estado, levando energia a pontos que funcionavam com termoelétricas. Nesse momento crítico, é fundamental a ajuda, e agradeço ao Ricardo e a toda a empresa essas doações, que vão chegar até as pessoas que mais precisam”, destacou.

A Secretaria de Assistência Social vai entregar as doações às famílias quando receberem o repasse da Energisa. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O secretário de Assistência Social, Lauro Santos, participou da reunião e reforçou o compromisso entre o governo do Acre e a instituição privada no que se refere à monitoração e ao desligamento elétrico de áreas afetadas pela enchente.

Comentários

Continue lendo

Acre

Casamento Coletivo encerra ação do Projeto Cidadão em Epitaciolândia

Publicado

em

Por

Quadra ficou lotada com a participação de 214 pessoas que oficializaram a união, familiares e amigos, em uma cerimônia marcada pela alegria e emoção

Neste sábado, 1º de julho, a quadra da Praça 28 de Abril, em Epitaciolândia, se transformou em um cenário de celebração para 107 casais que decidiram oficializar sua união em um emocionante Casamento Coletivo, com direito a decoração, tapete vermelho, espaço para fotos e bolo.

O evento, que encerrou as ações promovidas pelo Projeto Cidadão ao longo de dois dias de atendimentos no município, foi marcado por momentos de alegria e emoção.

A coordenadora do projeto, desembargadora Eva Evangelista, prestigiou a cerimônia, que contou com a parceria da prefeitura e do Cartório do município, por meio da parceria com a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Acre (Anoreg-AC). A juíza de Direito Bruna Perazzo foi a responsável por conduzir a celebração e oficializar o matrimônio entre os casais.

Entre os casais que celebraram o amor e a união, o mais experiente foi Maria Geraldina da Silva Oliveira, 74 anos, e João Batista de Lima, 79 anos. Após 32 anos de convivência e a formação de uma família com 6 filhos e 12 netos, o casal decidiu finalmente oficializar sua relação. “Vimos que necessitava. Ajustar a lei à nossa vida. Ter tudo arrumadinho”, compartilhou Maria, enfatizando a importância do momento e a gratidão pelo projeto, do qual tomaram conhecimento através da igreja.

Representando a juventude, Cailane Maia Mendes, 16 anos, e Alisson Silva de Souza, 21 anos, também selaram sua união durante o Casamento Coletivo. Após 2 anos e 5 meses de namoro, o casal decidiu dar um passo significativo em sua relação. Cailane compartilhou que desde o início do namoro ambos sonhavam com o casamento, e ao saberem do projeto, sentiram que era o momento certo para oficializarem sua união.

O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, expressou sua gratidão ao Poder Judiciário do Acre, em nome da desembargadora Eva, e aos demais parceiros, como o Ministério Público do Estado do Acre e a Defensoria Pública do Estado, pelo sucesso e realização do projeto. Lopes destacou a importância do Projeto Cidadão, já reconhecido pela população, e agradeceu por seu impacto positivo na comunidade.

O pastor Mário Gilson, presidente da Associações de Ministros e Pregadores de Epitaciolândia e Brasiléia (AMPEB), também agradeceu ao Judiciário, que atendeu a solicitação para realizar uma edição do projeto no município. “O Projeto Cidadão significa cidadania. É muito bom ter aqui essa ação do Judiciário acreano, com a parceria também do Ministério Público e a Defensoria Pública. Ver que realmente ele traz uma importância grande pra sociedade”, ressaltou.

A desembargadora Eva Evangelista falou da missão do projeto Cidadão que representa a atuação do Judiciário acreano em não apenas garantir a justiça, mas o olhar atento e sensível ao social, promovendo inclusão e cidadania. “Precisamos avançar sempre na promoção da igualdade para nossas comunidades,  e da dignidade sobre todos aqueles que almejam construir um futuro melhor”.

Participaram também o promotor de Justiça, Rafael Maciel, o defensor público, Pedro Veloso, o tabelião substituto do Cartório Aquino, de Epitaciolândia, Luiz Junior. A cerimônia teve a participação especial do Coral do CRAS.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Em segundo dia de ação, Projeto Cidadão e parceiros leva justiça e cidadania aos epitaciolandeses

Publicado

em

Por

Projeto Cidadão junto ao MP na Comunidade, Defensoria Itinerante e Saúde na Comunidade prestam atendimentos a diversas pessoas do município e da cidade vizinha, Brasileia

No segundo dia de atendimento em Epitaciolândia, a comunidade compareceu à Escola Municipal Bela Flor para receber assistência jurídica e cuidados de diversos especialistas da área da saúde. A presença de profissionais de saúde para atender às necessidades em diversas áreas médicas atraiu bastante gente.

O Projeto Cidadão, uma iniciativa do Poder Judiciário do Estado do Acre, atendeu a solicitação da Associação de Ministros e Pregadores de Epitaciolândia e Brasiléia (AMPEB), e junto ao Ministério Público Estadual (MPAC), Defensoria Pública do Estado (DPE) e o projeto Saúde na Comunidade da Prefeitura Municipal de Epitaciolândia, demonstrou a importância da união das instituições, gerando impacto positivo na vida dos cidadãos. Também foi ofertado corte de cabelo.

O médico da Família e oftalmologista, Douglas Bites Amorim, natural do Acre, estudou medicina em outro estado, e atua na região desde 2019, expressou sua alegria em participar de um projeto tão significativo. Ele elogiou o Projeto Cidadão, destacando sua relevância para a comunidade: “A gente fica muito feliz em participar, principalmente por sentir que está ajudando tanta gente que precisa”.

José Garcia, vice-presidente da AMPEB, agradeceu ao Tribunal de Justiça, em nome da desembargadora Eva Evangelista, que acompanhou de perto os atendimentos no segundo dia de ação. Garcia ressaltou a importância do apoio do TJAC e de todos os parceiros envolvidos, que têm contribuído para o sucesso do projeto ao longo dos anos.

A desembargadora Eva Evangelista, coordenadora do Projeto Cidadão, agradeceu aos profissionais que participaram da ação e ressaltou a certeza de que o projeto do Judiciário acreano, que atua há 29 anos, tem um papel importante na vida das pessoas mais simples.

“Me emociono cada vez que realizamos uma edição do Projeto Cidadão. Agradeço todo o empenho e sensibilidade da presidente do tribunal, desembargadora Regina Ferrari, por todo o apoio e decisão de realizar as ações do projeto”, disse Evangelista.

Entre os beneficiados, Marta Goulart, moradora do Km 10, trouxe toda a família em busca de atendimento médico, após saber da ação por meio do grupo de WhatsApp da escola de seus filhos. Para ela, o projeto é fundamental, pois facilita o acesso a consultas e serviços judiciais que, de outra forma, seriam difíceis de obter.

Da mesma forma, Leuzenir do Nascimento, residente de Epitaciolândia, levou seu filho para uma consulta com o otorrinolaringologista. Ela soube da ação, por meio de pessoas que divulgaram nos status do WhatsApp, destacando a importância da iniciativa para a comunidade local.

Maria Francisca Monato da Silva, aos 87 anos, foi com a ajuda da nora, que ficou sabendo pela rádio. Ela aproveitou para fazer exame de vista.

O comprometimento e a solidariedade demonstrados pelos profissionais e voluntários envolvidos nesse segundo dia de atendimento refletem o impacto positivo que o Projeto Cidadão e projetos parceiros têm na vida das pessoas, proporcionando acesso a serviços essenciais e promovendo o bem-estar da comunidade de Epitaciolândia e região.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Forças de Segurança do Estado realizam operação no Complexo Penitenciário de Rio Branco e arredores

Publicado

em

Por

Em apoio às ações desenvolvidas pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), foi realizada, no Complexo Penitenciário de Rio Branco, neste sábado 1º de junho, uma operação conjunta das forças de Segurança do Estado, com rondas na parte interna e no entorno dos presídios.

Operação foi realizada em conjunto com as demais forças de Segurança do Estado. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Além da Polícia Penal e suas forças especializadas, como Divisão Penitenciária de Operações Especiais (Dpoe), Divisão do Serviço de Operações e Escolta (Dsoe), Divisão de Operações com Cães (DOC) e Grupo de Operações Especiais (Gpoe), a operação contou ainda com a presença do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Corpo de Bombeiros (CBMAC), Grupo Especial de Fronteiras (Gefron), Polícia Civil e Polícia Militar.

Operação contou ainda com a presença do Ciopaer, Corpo de Bombeiros, Gefron, Polícia Civil e Polícia Militar. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O delegado de Polícia Civil, Marcos Frank Costa, que assumiu a presidência do Iapen interinamente, explicou que a operação faz parte das ações que já vinham sendo desenvolvidas pelo governo do Estado, no Sistema Penitenciário, dando continuidade ao que vinha sendo feito pela gestão anterior.

Operação conjunta mostra o fortalecimento da Segurança Pública do Acre. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

“Já havia um planejamento no sentido de ações para sedimentar cada dia mais a Segurança Pública no Sistema Penitenciário. Nesse momento, além de uma ação preventiva e repressiva, estamos verificando o emprego da aeronave dentro do complexo penitenciário, com pouso em pontos estratégicos, mostrando que é possível a utilização dessa estratégia dentro do Complexo Penitenciário, caso haja uma necessidade”, destacou o presidente do Iapen.

Diretor Operacional e presidente do Iapen alinham sobre operação. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Tiênio Costa, diretor Operacional do Iapen, ressaltou que o principal objetivo da operação é fortalecer as ações que já vinham sendo desempenhadas, só que agora de forma mais robusta, com apoio das demais forças de Segurança do Estado. “Então estamos intensificando as rondas internas e externas nos presídios”, afirmou.

Helicóptero do Ciopaer realizou pousos em pontos estratégicos do Complexo. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O coronel Sérgio Albuquerque, coordenador do Ciopaer, ressaltou que o Ciopaer está pronto para atuar e não perder a ocorrência. “Nossa aeronave conta com essa mobilidade toda, pode pousar em qualquer lugar, pode sobrevoar, qualquer movimentação fica visível, então é fácil fazer uma plataforma de observação do helicóptero para a gente avisar alguma movimentação estranha. Então o helicóptero é versátil demais, a gente pode utilizar de diversas maneiras”, explicou o coordenador.

Delegado Marcos Frank, presidente do Iapen, durante agradecimento às forças de Segurança. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Ao final da ação, Marcos Frank reuniu as forças de Segurança que participaram da ação e fez um agradecimento especial a cada uma, onde ressaltou a importância de um trabalho conjunto, integrado para o fortalecimento da Segurança Pública do Acre e para o bem de toda a sociedade.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo