fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Em 2014, Acre deve receber 86 profissionais do ‘Mais Médicos’

Publicado

em

Nova etapa do programa começa a partir de janeiro.
Estado já tem 94 médicos do programa no quadro da saúde.

G1

Médicos brasileiros e estrangeiros participam da nova fase do 'Mais Médicos em 2014 (Foto: Wesley Cunha/RPC TV)

Médicos brasileiros e estrangeiros participam da nova fase do ‘Mais Médicos em 2014 (Foto: Wesley Cunha/RPC TV)

O programa ‘Mais Médicos’ iniciado este ano pelo Governo Federal enviou ao Acre 94 médicos em 2013, sendo 83 dos escolhidos profissionais diplomados em outro país. Segundo a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), o estado já solicitou mais 86 profissionais, que devem chegar até o final de 2014, totalizando 180 médicos.

Em janeiro e fevereiro de 2014, o programa realiza uma nova etapa para os municípios que ainda não receberam nenhum médico até o momento. Segundo o Ministério da Saúde, os médicos formados no Brasil iniciam suas atividades em janeiro e os formados no exterior, em fevereiro.

Elizete do Nascimento, gerente da Divisão de Atenção Primária, da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) explicou que cada município deve procurar o site do Ministério da Saúde e se cadastrar no programa,  caso necessite de profissionais para o atendimento à população.

“Depois que é feito isso, o Ministério vai priorizando quem tem o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais baixo, os que estão há mais tempo sem receber médicos e assim tem esses critérios para que possam receber os médicos”, conta.

Elizete esclarece que ao menos dois municípios que não aderiram ao programa, Jordão  e Senador Guiomard são dois deles. A não-adesão aconteceu por conta de um bloqueio no sistema do Governo Federal, devido a troca de secretários de Saúde.

Dos municípios que se cadastraram mas não receberam os médicos até o momento, estão incluídos Santa Rosa do Purus e Porto Walter. Plácido de Castro não aderiu ao programa, pois segundo Elizete, o município declarou ter o quadro de profissionais completo.

“Nós estamos muito bem, temos 94 médicos [do programa] no estado e a partir de janeiro até março, até chegar os 180 que foram solicitados e que é previsto para o estado. Esperamos que até março, que é a última etapa do programa esteja completa”, esclarece.

 

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Terça-feira terá sol e chuvas pontuais no Acre, com possibilidade de temporais isolados

Publicado

em

A previsão do tempo para esta terça-feira, 4, indica um dia de sol e nuvens em grande parte do Acre, com possibilidade de chuvas pontuais, que podem ser intensas em algumas regiões, segundo informações do portal O Tempo Aqui.

Apesar do predomínio de sol, pancadas localizadas não estão descartadas. A probabilidade de chuvas fortes é considerada baixa. A umidade relativa do ar deve variar entre 35% e 45% durante a tarde e atingir entre 90% e 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos sopram de norte, com variações de noroeste e nordeste, em intensidades fracas a calmas.

Confira as temperaturas previstas para esta terça-feira:

• Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.
• Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.
• Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.
• Sena Madureira e Manoel Urbano: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.
• Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.
• Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.
• Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.

Comentários

Continue lendo

Acre

Folia para todas as idades: terceira noite do Carnaval em Xapuri celebra a alegria e elege realeza mirim

Publicado

em

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado

A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows

A terceira noite do Carnaval em Xapuri começou em clima de festa já durante a tarde, com o animado Baile Infantil. A criançada mostrou que também tem samba no pé e, com muita energia e entusiasmo, participou da escolha da Realeza Mirim 2025. Foi um verdadeiro espetáculo de alegria, onde os pequenos foliões deram um show à parte.

Ao cair da noite, a arena carnavalesca se encheu de cores, música e animação. A programação contou com apresentações que mantiveram o público no embalo da festa. A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows. Para encerrar a terceira noite com chave de ouro, Edu Casseb, o Safadão, trouxe uma performance vibrante e cheia de carisma, colocando todo mundo para dançar.

Mesmo com um público menor em comparação às noites anteriores, a energia da festa permaneceu intensa, mostrando que o Carnaval em Xapuri é sinônimo de alegria e tradição. De acordo com a Polícia Militar, a noite transcorreu de forma tranquila, sem registros de ocorrências, reforçando o compromisso da organização com a segurança e o bem-estar dos foliões.

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado. O DJ Alessandro Lima retorna para comandar os sets de transição e manter o alto astral na arena carnavalesca.

A Prefeitura de Xapuri convida todos para mais uma noite inesquecível de folia na Princesinha. Venha viver o Carnaval de um novo tempo!

Comentários

Continue lendo

Acre

PM confirma chacina de 6 pessoas em assentamento da área rural de Porto Velho

Publicado

em

Foram assassinados quatro homens e duas mulheres

Comentários

Continue lendo