Geral
Em 1ª eleição pela internet, médicos escolhem novos membros do CRM-AC para os próximos 5 anos

Eleições ocorreram em dois dias, segunda (14) e terça-feira (15). Duas chapas concorreram ao pleito.
Por dois dias, pela primeira vez na história, o Conselho Regional de Medicina (CRM-AC) fez as eleições para a escolha de seus conselheiros titulares e suplentes pela internet. Ao contrário de votações anteriores, que ocorrem a cada cinco anos, em que os médicos precisavam necessariamente se dirigir a determinados locais para votar ou enviar seu voto por correspondência, desta vez tudo feito de forma on-line.
No Acre, os profissionais também tiveram ponto de apoio físico, como na representação em Cruzeiro do Sul, no hospital de Brasileia e também na sede do CRM em Rio Branco.
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB-AC) também acompanhou a votação. Os médicos puderam votar por dois dias – segunda (14) e terça-feira (15). No Acre, duas chapas concorriam ao pleito:
A vencedora foi a chapa 1, que é composta por membros que já fazem parte da atual gestão. A Chapa 1 teve 593 votos, tendo 62,36% dos votos válidos, enquanto a outra chapa teve 368 votos, somando 37,64 %dos votos válidos. Foram registrados ainda 14 votos em branco e 25 nulos.
Foram eleitos 20 conselheiros titulares e 20 suplentes. Votaram os médicos ativos que estiveram com seus dados cadastrais atualizados e em situação regular no CRM-AC, quanto a débitos de qualquer natureza, até 7 de agosto de 2023.
Em seu perfil oficial nas redes sociais, a Chapa 1 agradeceu os votos e reafirmou o compromisso para os próximos cinco anos.
“Temos plena consciência dos desafios, e a responsabilidade aumenta ainda mais para que possamos alcançar as expectativas depositadas em nós por meio do seu voto, colega médico. Nos comprometemos a seguir fazendo um trabalho transparente, dando espaço cada vez mais para a pluralidade de ideias dentro do nosso Conselho. Esperamos fortalecer a participação dos médicos em nosso CRM e continuar inovando, não só nos espaços físicos, mas em todo o sistema conselhal para que tenhamos agilidade, transparência, avanços e diálogo”, diz a nota.
Os conselhos regionais de medicina (CRMs) são entidades que regulamentam e fiscalizam o exercício da medicina em cada estado do Brasil.
Eles são responsáveis por conceder registros profissionais aos médicos que irão atual no país. Os conselhos são comandados pelos próprios médicos e, a cada 5 anos, há uma eleição para que seja escolhida uma nova diretoria, composta por 40 integrantes.

Chapa 1 foi a vencedora de eleições do CRM de 2023 — Foto: Reprodução
Comentários
Geral
Polícia Civil do Acre visita Núcleo de Observação e Análise Digital em São Paulo
Na última quarta-feira, 11, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio do delegado e diretor de Inteligência, Nilton Boscaro, realizou uma visita técnica ao Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad) da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP/SP).

O Noad foi criado em 28 de novembro de 2024 com a finalidade de identificar e monitorar, em redes sociais, aplicativos e outros ambientes da internet, atividades relacionadas ao crime organizado, bem como ações de grupos e indivíduos que cometam ou incentivem infrações penais contra crianças e adolescentes. O núcleo também atua no acompanhamento de possíveis atos de violência ou intolerância premeditados em ambientes educacionais, instituições públicas e locais com grande concentração de pessoas, sejam eles públicos ou privados.
No Acre, a Polícia Civil já desenvolve trabalho semelhante por meio do Núcleo Especializado de Apoio a Investigações de Crimes Cibernéticos (Neciber), subordinado ao Departamento de Inteligência (DI/AC), instituído em 7 de dezembro de 2021. A unidade é responsável por ações estratégicas de monitoramento e investigação no ambiente digital e já obteve resultados relevantes, como a desarticulação de movimentos relacionados a ameaças contra ambientes estudantis em abril de 2023.
Embora o Noad preveja, em sua concepção, a atuação de outras instituições policiais, por se tratar de funções eminentemente ligadas à investigação criminal, nas quais a legislação confere ao delegado de polícia o poder de requisição, apenas policiais civis atuam diretamente no núcleo. A medida visa evitar o uso indevido de acessos sensíveis a dados.
Em situações de necessidade emergencial e dentro de um modelo de cooperação interinstitucional, o Noad pode acionar a unidade competente da Polícia Militar, com o objetivo de impedir de forma imediata qualquer pretensão criminosa e evitar consequências mais graves.
Para o delegado Nilton Boscaro, a visita foi uma oportunidade estratégica de fortalecimento institucional. “A visita ao Noad foi importante para conhecer o seu funcionamento, os policiais responsáveis por executar as funções, os acionamentos operacionais em trabalho cooperativo e, principalmente, para trocar experiências”, destacou o diretor de Inteligência da PCAC.
Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL
Comentários
Geral
Polícia Civil prende “Peteca”, apontado como um dos criminosos mais perigosos de Mâncio Lima
A Polícia Civil do Acre (PCAC), em uma ação conjunta entre as Delegacias-Gerais de Mâncio Lima e Rodrigues Alves, prendeu na última quarta-feira, 11, um homem conhecido pelo apelido de “Peteca”, considerado um dos indivíduos mais perigosos do município de Mâncio Lima.

O suspeito confessou a prática de quase dez roubos na cidade, incluindo um ocorrido na noite anterior à prisão. Além disso, ele também admitiu participação em um homicídio registrado no dia 31 de dezembro, que teve como vítima Carlos César de Souza da Silva, de 24 anos.
Contra o investigado, havia ainda um mandado de prisão em aberto expedido pela Comarca de Mâncio Lima pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
O delegado Marcílio Laurentino explicou que a prisão foi resultado de uma ação rápida após a polícia tomar conhecimento de um roubo ocorrido na noite anterior. Segundo ele, as vítimas reconheceram “Peteca” como autor do crime, o que levou a equipe a iniciar diligências imediatas pela cidade.
“Assim que recebemos a informação e a identificação do suspeito, reunimos a equipe e iniciamos uma varredura. Conseguimos localizá-lo em um centro de reabilitação, onde ele estava escondido em um banheiro coletivo. No local, eu e outro policial fizemos a abordagem e efetuamos a prisão”, relatou o delegado.
Ainda segundo a Polícia Civil, o homem era considerado de alta periculosidade, já havia trocado tiros com a Polícia Militar e respondia por tentativa de homicídio contra agentes de segurança.
Após a prisão, o suspeito foi encaminhado para a delegacia e ficará à disposição da Justiça. Ele deverá passar por audiência de custódia nesta quinta-feira, onde serão definidos os próximos encaminhamentos legais do caso.
Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL
Comentários
Geral
Motociclista fica ferido após colidir na traseira de carro estacionado na Baixada da Sobral
Jovem de 20 anos sofreu fratura na perna e foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco
Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e um carro deixou o jovem Kevin Pontes da Costa, de 20 anos, ferido na noite desta quarta-feira (11), na Avenida Sobral, no bairro Glória, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.
De acordo com testemunhas, Kevin conduzia uma motocicleta Honda CG 160 Start, de cor vermelha, no sentido centro–bairro, quando perdeu o controle da direção e colidiu na traseira de um Fiat Strada Adventure, de cor preta, que estava estacionado na via.
Com o impacto, o motociclista foi arremessado ao solo e sofreu fratura fechada na perna direita.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado ao local. Após os primeiros socorros, o jovem foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco, com estado de saúde considerado estável. Segundo informações repassadas por funcionários da unidade hospitalar, ele apresentava sinais visíveis de embriaguez.
Policiais militares do Batalhão de Trânsito estiveram na área, realizaram o isolamento para os trabalhos periciais e registraram o Boletim de Acidente de Trânsito (BAT). Após a conclusão da perícia, a motocicleta foi liberada.




















Você precisa fazer login para comentar.