Acre
Eliane não comparece à posse de Betinho para a entrega da faixa
Agência ContilNet
A posse do médico Humberto Gonsalves Filho, 40 anos, o Doutor Betinho (PSDB) e de vice, Zé do Posto (PSD), foi prestigiada por um grande público e representantes de diversos segmentos sociais em Assis Brasil, na noite da última terça-feira (1º).

Doutor Betinho foi empossado nesta terça-feira como prefeito do município de Assis Brasil/Fotos: Wania Pinheiro
A ex-prefeita Eliane Gadelha (PT) não participou da cerimônia, juntamente com mais quatro vereadores do Partido dos Trabalhadores, entre eles o novo presidente da Câmara.
Em seu discurso, que durou cerca de 40 minutos, Betinho agradeceu à população do município pela vitória, mas também fez alguns desabafos.
“Há pouco mais de uma hora, participei da posse do novo presidente da Câmara, e agora, ele não está aqui, participando deste momento tão importante para todos nós”, disse o prefeito.
O médico Jakson Ramos, que representou o governo estadual, levou uma mensagem do governador Tião Viana aos moradores de Assis Brasil.
“O governo do Estado irá continuar com o programa Ruas do Povo e vai trabalhar em parceria com a administração do Doutor Betinho”, garantiu.
O deputado Márcio Bittar, que estava em Brasileia e Epitaciolândia, foi representado pela esposa, historiadora Márcia Bittar, que também levou uma mensagem otimista ao novo gestor da prefeitura de Assis Brasil.
Veja galeria de fotos da posse do Doutor Betinho e de seu vice, Zé do Posto
“Toda a estrutura do gabinete do Márcio estará à disposição deste município, onde ele obteve a maior votação do Estado, nas eleições de 2010. Neste ano que se inicia, ele vai se esforçar ao máximo para conseguir verbas para a compra de uma patrulha mecanizada para que o prefeito Betinho possa levar grandes benefícios para a zona rural”, disse.
O ex-presidente do Banacre e empresário Jorginey Ribeiro disse que está trabalhando um projeto de manejo sustentável que deverá gerar cerca de 300 empregos diretos no município.
O ex-deputado federal Sérgio Barros e o deputado Chagas Romão também estiveram presente no ato de posse. Durante a cerimônia, Betinho empossou todo o seu secretariado, e recomendou:
“Quero muito trabalho, competência e humildade. Não vou admitir que nenhuma pessoa, principalmente aquelas mais humildes, sejam tratadas com indiferença por nenhum representante da prefeitura. Não terei dificuldades em exonerar o secretário que não corresponder às expectativas da nossa população”, avisou.
Quem é o novo prefeito de Assis Brasil
O prefeito que irá administrar o município de Assis Brasil, a partir do dia 1º de janeiro de 2013, foi alfabetizado aos 11 anos de idade em uma modesta escola, no seringal Paraguaçu, localizado na zona rural do município.
Homberto Gonsalves Filho, 40 anos, o Doutor Betinho, é o caçula de uma família de nove irmãos. Aos três anos de idade, perdeu a mãe, dona Maria Celina Gomes, e a partir daí, foi criado pelo pai, Humberto, pela única irmã e seus sete irmãos.
Ao lembrar a infância pobre no interior de Assis Brasil, Betinho conta que desde criança queria ser médico, mas que também sempre sonhou em ser prefeito do seu município. Aos 14 anos, enfrentou as dificuldades e foi para a cidade, onde continuou estudando.
Aos 18 anos, Betinho foi morar em Rio Branco, onde trabalhou como office boy e em várias empresas, entre elas a JMB Prado.
“Sou muito grato por tudo o que fizeram por mim, quando cheguei em Rio Branco. Muitas pessoas me ajudaram a sobreviver em uma cidade que eu não conhecia, e graças a elas consegui continuar estudando”, lembra.
Ele concluiu o ensino médio no Colégio Estadual de Rio Branco (Cerb) e depois mudou-se para Santa Cruz, na Bolívia, onde conseguiu emprego e passou seis anos cursando medicina.
“Não era fácil trabalhar e estudar, mas eu tinha que me formar e voltar para a minha terra. Hoje estou na luta, como outros brasileiros, para conseguir a revalidação do meu diploma, e muito feliz por ter conseguido realizar o sonho de ser prefeito da terra onde nasci”, diz, emocionado.
Betinho disputou a prefeitura de Assis Brasil pela primeira vez em 2008, quando perdeu para a atual prefeita do município, Eliane Gadelha, por cerca de 500 votos. Neste ano, entrou na disputa novamente e ganhou a eleição com 504 votos de vantagem.
“Foi uma disputa muito acirrada, mas graças a Deus recebi o apoio dos partidos da oposição, de amigos, parentes e lideranças importantes como o deputado Márcio Bittar, Tião Bocalom, Major Rocha, Gladson Cameli, Chagas Romão, Flaviano Melo e o senador Sérgio Petecão”, conclui.
Comentários
Acre
Ex-prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal, morre aos 63 anos
O ex-prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal, morreu no final da tarde deste domingo (14), aos 63 anos, após sofrer uma parada cardíaca. Ele estava internado no Hospital João Câncio Fernandes, onde realizava tratamento contra um câncer de pulmão. O óbito foi confirmado por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atenderam a ocorrência na unidade hospitalar.
Nilson Areal teve trajetória marcante na política acreana. Foi prefeito de Sena Madureira por dois mandatos consecutivos, entre 2005 e 2012, período em que conduziu importantes ações administrativas no município. Além da atuação no Executivo municipal, também exerceu o cargo de deputado estadual.
O ex-prefeito deixa esposa, dois filhos e três netos. A morte causou grande comoção em Sena Madureira e entre lideranças políticas do Acre.
O governador Gladson Cameli divulgou uma nota de pesar, na qual lamentou a morte do amigo de longa data e destacou a contribuição de Nilson Areal para a vida pública e o desenvolvimento do município.
Comentários
Acre
Mailza arrecada mais de 2 mil brinquedos para crianças com Corrida Solidária
A Corrida Solidária com Mailza, realizada neste sábado, 13, reuniu milhares de corredores em um grande ato de solidariedade, esporte e celebração da vida. Promovida pela vice-governadora Mailza Assis, em comemoração ao seu aniversário, a iniciativa arrecadou mais de 2 mil brinquedos, que serão destinados a crianças em situação de vulnerabilidade neste Natal.
Com clima favorável, sol aparecendo ao longo do percurso e muita animação, a corrida transformou-se em uma verdadeira festa popular. Antes da largada, os participantes cantaram parabéns para a vice-governadora. Ao final, além da entrega das medalhas, teve bolo de aniversário e um animado banho de mangueira garantido pelo Corpo de Bombeiros, fechando o evento em clima de alegria e confraternização.
Mailza agradeceu a participação do público e destacou o significado da ação. “Quero agradecer a cada pessoa que colaborou, que sonhou comigo esse momento, que trouxe um brinquedo e participou dessa corrida. É um gesto que simboliza compartilhar, solidarizar com as famílias que mais precisam, especialmente as nossas crianças. Também é cuidar da saúde, rever amigos e viver um momento de descontração. Esse evento foi preparado com muito amor e carinho, e juntos vamos fazer um Natal diferente para muitas crianças”, afirmou ela que também é secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.
Entre os participantes, histórias de inclusão e afeto marcaram o evento. Regimar Souza do Nascimento e Leide Fernandes prestigiaram a corrida acompanhados da filha Jayane, de 24 anos, que tem paralisia cerebral.
“Ela quis vir, disse: ‘mãe, eu quero ir’. Trouxemos ela para participar e também homenagear o aniversário da vice-governadora”, contou Leide.
Regimar também parabenizou a iniciativa. “É uma ação linda. Ela transforma o próprio aniversário em um presente para quem mais precisa, para as crianças. Isso é algo que Deus abençoa, e que inspira outras pessoas a fazerem o bem”, afirmou.
Entre os grupos que mais chamaram atenção pelo entusiasmo esteve o Funcional da Polícia Militar do Acre, formado exclusivamente por mulheres, que chegaram animadas e abrilhantaram ainda mais a festa.
“Foram mais de 100 mulheres aqui. As meninas estavam muito ansiosas para participar, porque é um evento solidário. Nós trabalhamos em bairros periféricos, como Cidade do Povo, Taquari e também na Arena da Floresta. Ao todo, são 106 mulheres, todas muito alegres e felizes por estarem aqui hoje”, relatou a instrutora Halida Prado.
Resultados da corrida
Na categoria masculina, o grande vencedor foi Kauan Vitor, seguido por Jefferson Ramos em segundo lugar e Manoel Cunha em terceiro.
Kauan parabenizou a vice-governadora e ressaltou a importância do esporte aliado à solidariedade.
“Sou da corrida amadora há dois anos. Além de promover o esporte, essa ação ajuda as crianças do nosso Acre. Nem todo mundo consegue dar um presente no Natal, então é maravilhoso poder ajudar fazendo o que a gente ama”, disse.
Jefferson Ramos, corredor amador há dez anos, destacou os benefícios da prática esportiva.
“Qualquer esporte é importante para a nossa saúde. Depois da pandemia, as pessoas passaram a se cuidar mais. E hoje, além disso, estamos fazendo o bem”, ressaltou.
Na categoria feminina, Dalvanir Alves conquistou o primeiro lugar, seguida por Fran Melo em segundo e Juliane Souza em terceiro. Dalvanir celebrou a iniciativa.
“Uma oportunidade maravilhosa de incentivar o exercício físico e, ao mesmo tempo, proporcionar um Natal mais feliz para as crianças. A vice-governadora festejou seu aniversário da melhor forma, junto à população”, destacou.
Fran Melo, corredora profissional há oito anos, também elogiou o evento. “Foi uma ação linda. Quem ganha de verdade são as crianças, porque as doações foram brinquedos. Parabéns à vice-governadora por essa iniciativa”, afirmou.
Comentários
Acre
Mototaxista e passageira ficam feridos após caminhonete desgovernada causar acidente em Brasiléia
Veículo atingiu motocicleta e derrubou parte do muro do cemitério municipal na Avenida Rui Lino
Um acidente envolvendo uma caminhonete Toyota Hilux e um mototáxi deixou duas pessoas feridas na manhã deste sábado (13), por volta das 9h20, na cidade de Brasiléia. O caso ocorreu na Avenida Rui Lino e mobilizou equipes de socorro e autoridades de trânsito.
Segundo informações preliminares, a caminhonete Hilux, placa MZY-8979, era conduzida por uma mulher, que não teve a identidade divulgada. Testemunhas relataram que a motorista teria se atrapalhado com os pedais do veículo, que possui câmbio automático, ao sair de um comércio localizado do outro lado da avenida. Com isso, o veículo atravessou a via e colidiu de ré contra o muro do cemitério municipal.
No momento do descontrole, um mototáxi passava pelo local. O condutor, identificado como Assis Leite, ex-vereador de Epitaciolândia, transportava uma passageira na garupa. Com o impacto, o mototaxista sofreu um corte na perna direita,
enquanto a passageira teve escoriações.
Por pouco, a caminhonete não passou por cima da motocicleta. O impacto ainda derrubou parte do muro do cemitério. A motorista permaneceu no local e prestou esclarecimentos às autoridades.
As vítimas foram socorridas e encaminhadas ao hospital para atendimento médico, onde permaneceram em observação. As autoridades competentes foram acionadas e apuram as circunstâncias do acidente.
Segundo foi informado, o mototaxista após análise completa na sala vermelha do hospital de Brasileia, onde passou por todos os procedimentos necessários, logo foi transferido para Rio Branco devido a gravidade do estado dele. Assis sofreu fratura exposta na Tíbia e Fíbula do membro inferior direito, e ao chegar na Capital, iria passar por cirurgia de reparação para fazer a fixação dos ossos da perna. A passageira teria suspeita de fraturas em alguma costelas.





















Você precisa fazer login para comentar.