fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Eliane não comparece à posse de Betinho para a entrega da faixa

Publicado

em

Ao lembrar a infância pobre no interior de Assis Brasil, Betinho conta que desde criança queria ser médico, mas que também sempre sonhou em ser prefeito do seu município.

Agência ContilNet

A posse do médico Humberto Gonsalves Filho, 40 anos, o Doutor Betinho (PSDB) e de vice, Zé do Posto (PSD), foi prestigiada por um grande público e representantes de diversos segmentos sociais em Assis Brasil, na noite da última terça-feira (1º).

Doutor Betinho foi empossado nesta terça-feira como prefeito do município de Assis Brasil/Fotos: Wania Pinheiro

Doutor Betinho foi empossado nesta terça-feira como prefeito do município de Assis Brasil/Fotos: Wania Pinheiro

A ex-prefeita Eliane Gadelha (PT) não participou da cerimônia, juntamente com mais quatro vereadores do Partido dos Trabalhadores, entre eles o novo presidente da Câmara.

Em seu discurso, que durou cerca de 40 minutos, Betinho agradeceu à população do município pela vitória, mas também fez alguns desabafos.

“Há pouco mais de uma hora, participei da posse do novo presidente da Câmara, e agora, ele não está aqui, participando deste momento tão importante para todos nós”, disse o prefeito.

O médico Jakson Ramos, que representou o governo estadual, levou uma mensagem do governador Tião Viana aos moradores de Assis Brasil.

“O governo do Estado irá continuar com o programa Ruas do Povo e vai trabalhar em parceria com a administração do Doutor Betinho”, garantiu.

O deputado Márcio Bittar, que estava em Brasileia e Epitaciolândia, foi representado pela esposa, historiadora Márcia Bittar, que também levou uma mensagem otimista ao novo gestor da prefeitura de Assis Brasil.

Moradores de Assis Brasil participaram do evento, que aconteceu na principal avenida da cidade

Moradores de Assis Brasil participaram do evento, que aconteceu na principal avenida da cidade

Veja galeria de fotos da posse do Doutor Betinho e de seu vice, Zé do Posto

“Toda a estrutura do gabinete do Márcio estará à disposição deste município, onde ele obteve a maior votação do Estado, nas eleições de 2010. Neste ano que se inicia, ele vai se esforçar ao máximo para conseguir verbas para a compra de uma patrulha mecanizada para que o prefeito Betinho possa levar grandes benefícios para a zona rural”, disse.

O ex-presidente do Banacre e empresário Jorginey Ribeiro disse que está trabalhando um projeto de manejo sustentável que deverá gerar cerca de 300 empregos diretos no município.

O ex-deputado federal Sérgio Barros e o deputado Chagas Romão também estiveram presente no ato de posse. Durante a cerimônia, Betinho empossou todo o seu secretariado, e recomendou:

“Quero muito trabalho, competência e humildade. Não vou admitir que nenhuma pessoa, principalmente aquelas mais humildes, sejam tratadas com indiferença por nenhum representante da prefeitura. Não terei dificuldades em exonerar o secretário que não corresponder às expectativas da nossa população”, avisou.

Quem é o novo prefeito de Assis Brasil

O prefeito que irá administrar o município de Assis Brasil, a partir do dia 1º de janeiro de 2013, foi alfabetizado aos 11 anos de idade em uma modesta escola, no seringal Paraguaçu, localizado na zona rural do município.

Homberto Gonsalves Filho, 40 anos, o Doutor Betinho, é o caçula de uma família de nove irmãos. Aos três anos de idade, perdeu a mãe, dona Maria Celina Gomes, e a partir daí, foi criado pelo pai, Humberto, pela única irmã e seus sete irmãos.

Ao lembrar a infância pobre no interior de Assis Brasil, Betinho conta que desde criança queria ser médico, mas que também sempre sonhou em ser prefeito do seu município. Aos 14 anos, enfrentou as dificuldades e foi para a cidade, onde continuou estudando.

Aos 18 anos, Betinho foi morar em Rio Branco, onde trabalhou como office boy e em várias empresas, entre elas a JMB Prado.

“Sou muito grato por tudo o que fizeram por mim, quando cheguei em Rio Branco. Muitas pessoas me ajudaram a sobreviver em uma cidade que eu não conhecia, e graças a elas consegui continuar estudando”, lembra.

Ele concluiu o ensino médio no Colégio Estadual de Rio Branco (Cerb) e depois mudou-se para Santa Cruz, na Bolívia, onde conseguiu emprego e passou seis anos cursando medicina.

“Não era fácil trabalhar e estudar, mas eu tinha que me formar e voltar para a minha terra. Hoje estou na luta, como outros brasileiros, para conseguir a revalidação do meu diploma, e muito feliz por ter conseguido realizar o sonho de ser prefeito da terra onde nasci”, diz, emocionado.

Betinho disputou a prefeitura de Assis Brasil pela primeira vez em 2008, quando perdeu para a atual prefeita do município, Eliane Gadelha, por cerca de 500 votos. Neste ano, entrou na disputa novamente e ganhou a eleição com 504 votos de vantagem.

“Foi uma disputa muito acirrada, mas graças a Deus recebi o apoio dos partidos da oposição, de amigos, parentes e lideranças importantes como o deputado Márcio Bittar, Tião Bocalom, Major Rocha, Gladson Cameli, Chagas Romão, Flaviano Melo e o senador Sérgio Petecão”, conclui.

Betinho com a noiva, Aline Alves e amigos comemoram o novo momento em Assis Brasil

Betinho com a noiva, Aline Alves e amigos comemoram o novo momento em Assis Brasil

Comentários

Continue lendo

Acre

Vereador João Marcos Luz rebate críticas a gestão municipal

Publicado

em

Por

Durante a sessão na Câmara Municipal de Rio Branco, realizada na quarta-feira, 24, o vereador João Marcos Luz, líder do prefeito Tião Bocalom, utilizou a tribuna para rebater as declarações feitas pelo vereador Fábio Araújo em relação à gestão municipal.

“No início deste ano, por ser ano eleitoral, obviamente o debate político vai ser prioridade, porque o que nós queremos é alertar o cidadão de Rio Branco das mentiras propagadas durante 20 anos, que hoje o vereador Fábio Araújo representa aqui nesta casa.”

O vereador fez críticas ao partido de Araújo e também refutou a acusação de que o prefeito prometeu asfaltar todas as ruas da cidade, declarando que o programa em questão se chama “Asfalta Rio Branco”, e não teve promessas exageradas. “O prefeito Bocalom criou com o apoio desta casa aqui o programa asfalta Rio Branco, o nome do programa é asfalta Rio Branco, em nenhum momento ele disse vou asfaltar todas as ruas de Rio Branco, o vereador Fábio veio aqui mentir.”

Luz declarou sobre a gravidade dos problemas enfrentados pela cidade, como a insegurança e o desemprego, e criticou a oposição usando como justificativa a falta de conteúdo dela, que, segundo ele, se limita a desgastar a gestão atual. “Já disse aqui que não tem conteúdo, eles querem apenas desgastar, o vereador chamou quatro vezes o prefeito aqui de mentiroso, olha só a oposição, a postura de um opositor, não tem postura, faz oposição de qualquer jeito, atacando, querendo que não aconteça.”

Em relação ao projeto “Mil e Uma Dignidades”, Luz defendeu a atuação do prefeito e destacou os desafios enfrentados, como as enchentes e a burocracia. Ele declarou que as casas serão entregues.

“Então, se não foi possível entregar agora, certamente vai ser possível entregar no momento oportuno, e eu tenho certeza que o Ministério Público jamais será contra um projeto como esse até porque é um projeto magnífico, o prefeito Bocalom é um homem de visão e é isso que tem incomodado a população.”

Por fim, o vereador criticou a tentativa de atribuir todos os problemas ao atual governo municipal, e alegou que muitos deles foram herdados de gestões anteriores

“Querer jogar tudo nas costas da prefeitura, quer dizer que então a prefeitura tem que corrigir a lambança que o governo do estado fez, e é bom que se diga, não foi no governo do governador Gladson Cameli não, foi no governo do PT, e isso é muito grave.”

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Presidente do TJAC articula com prefeito de Cruzeiro do Sul sobre Família Acolhedora

Publicado

em

Por

Entre as pautas para o fortalecimento institucional, a desembargadora-presidente tratou sobre o programa Família Acolhedora

Em agenda no Juruá, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari visitou nesta quarta-feira, 24, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima. A magistrada esteve acompanhada da juíza de Direito titular Gláucia Gomes, da Comarca de Mâncio Lima, e do juiz de Direito substituto da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Cruzeiro do Sul, Luís Rosa.

Entre as pautas para o fortalecimento institucional, a desembargadora-presidente tratou sobre o programa Família Acolhedora, que seleciona famílias e fornece capacitação para que essas famílias recebam, em suas residências, até duas crianças, em regime de guarda provisória. O programa é executado pela Prefeitura de Rio Branco em parceria com o TJAC, e a desembargadora-presidente, entusiasta nas causas da criança e do adolescente, dialogou com o prefeito de Cruzeiro do Sul para que ele também faça parte da ação.

“Não há restrições de gênero, raça ou orientação sexual, apenas é preciso cuidar, dar carinho e ter disponibilidade para atender temporariamente a criança ou adolescente. Contamos muito com a adesão da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. O prefeito apresentou interesse na causa e vamos alinhar a questão”, disse a desembargadora.

Os juízes de Direito que acompanharam a presidente na agenda também compartilharam situações de famílias que acolhem as crianças e adolescentes em vulnerabilidade tanto no município de Mâncio Lima quanto em Cruzeiro do Sul.

O prefeito agradeceu pela visita, mostrou interesse em aderir à causa como forma de demonstrar respeito e inclusão permitindo que os jovens possam ter a esperança de uma vida melhor e garantiu que o assunto estará sendo trabalhado pela equipe da Assessoria Jurídica do município.

Estiveram presentes na agenda o secretário de Gestão, Matheus Lima; o secretário da Casa Civil, Ney Wilian; o secretário de Comunicação Chico Melo, e a controladora-geral, Marcelle Martins.

Família Acolhedora

O trabalho tem a missão de propiciar que crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade, sejam recebidas em um lar e não direcionadas para instituições. Assim, essas crianças ou adolescentes ficam provisoriamente com famílias acolhedoras pelo período que se busca a reintegração na família biológica.

Em Rio Branco, é oferecida uma bolsa-auxílio de um salário mínimo, para os cuidados necessários do infante.

Os participantes precisam estar sempre cientes de que o serviço de acolhimento familiar é, por natureza, provisório, uma vez que a qualquer momento a criança ou adolescente acolhido pode ser reinserido na família de origem, se houver a possibilidade. Portanto, ao entrar para o programa o participante deve saber que os laços afetivos devem ser construídos com base na devolução futura do menor ao núcleo familiar biológico.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Asfalta Rio Branco mostra resultado de trabalho em vários bairros da cidade

Publicado

em

Por

O programa Asfalta Rio Branco da prefeitura da capital vem demonstrando resultados positivos em todos os bairros da cidade. Exemplo disso pode ser visto na Avenida Amadeu Barbosa, onde os trabalhos de tapa-buraco, remendo profundo e capa asfáltica estão em pleno andamento. Em toda avenida, os pontos comprometidos terão intervenção da empresa construtora GBM, contratada pela prefeitura.

“Temos que aproveitar o verão para fazer um bom trabalho”  (Foto: Rodilson Bardales/Assecom)

O encarregado de obras, Teomarcos Silva, falou dos resultados até aqui.

“O verão está chegando aí para dar continuidade a essas obras. Aproveitar o verão que é muito curto no nosso estado. Então a gente tem que aproveitar o máximo para fazer um bom trabalho e aproveitar bem essa parte do verão.”

Já no Bairro Santa Helena, na regional Vila Acre, a rua Rosa de Saron com a Jerusalém está em fase final. No local, a empresa Impacto Terraplenagem e Construção está com quatro frentes de serviço, com mais de 40 homens trabalhando, além de máquinas pesadas. Mais de trezentas toneladas de asfalto estão sendo aplicadas em tapa-buraco, remendo profundo e capa asfáltica, trabalho bem feito que tem agradado quem mora no bairro.

“Graças a Deus, está bom, estava muito ruim. Agora está melhorando, indo pra frente.  Estão mexendo em toda a rua aqui no bairro. Começou lá embaixo, agora está chegando aqui já”, disse o aposentado, Rubens Luiz.

Fabiana: “Hoje concluimos essa primeira etapa” (Rodilson Bardales/Assecom)

Segundo a engenheira civil da empresa Impacto, Fabiana Barroso, desde o dia 8 de abril, a equipe responsável pelo serviço de tapa-buracos entrou em ação no bairro Santa Helena seguindo as prioridades estabelecidas pela prefeitura focando, segundo ela, principalmente os corredores de ônibus. A primeira etapa está prestes a ser concluída, com planos de avançar para a Vila Acre.

“Nesse momento, a gente já está concluindo. Hoje a gente conclui essa primeira etapa e, amanhã, se tudo der certo, nós já vamos entrar na Vila Acre, trabalhando na travessa do Mineiro e, em seguida, na travessa Bom Jesus.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo