Conecte-se conosco

Acre

Eletroacre deve indenizar cliente por eletrodomésticos danificados com oscilações de energia

Publicado

em

O Juízo da Vara Única da Comarca de Tarauacá determinou à Eletroacre ressarcir J.R.P.G., no valor dos eletrodomésticos que foram danificados, pelas constantes oscilações de energia. A decisão do Processo n° 00000634-57.2017.8.01.2014 foi publicada na edição n° 5.943 do Diário da Justiça Eletrônico (fl.62) e determinou ainda o pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 3 mil.

No entendimento da juíza de Direito substituta Ana Paula Saboya, a concessionária de energia elétrica deve ressarcir os valores desprendidos na compra dos objetos que substituíram os danificados e também indenizar moralmente, “em face da gritante falha da prestação de seus serviços, configurados ainda pela da angustia e sofrimento suportados exclusivamente pela parte autora”.

Entenda o caso

O consumidor afirmou que é comum faltar energia em sua residência, por isso organizou uma planilha com os dados de cada apagão. Em decorrência disso, o freezer, a geladeira e a televisão apresentaram problemas técnicos, sendo que os dois últimos tiveram perda total.

A concessionária de energia refutou a alegação de que seria a causadora do suposto dano. Em sua versão, por ser uma afirmação inverídica, logo não há o que se falar de ato ilícito. Concluiu, ressaltando a falta de comprovação que vincule o dano ao fato indevidamente atribuído a si.

Decisão

A juíza de Direito substituta esclareceu que a reclamada não demonstrou a improcedência das alegações da parte autora e não trouxe provas para aos autos que exclua a sua responsabilidade. “O réu não se desvencilhou, nem trouxe para o bojo dos autos qualquer documento ou elementos robustos que corroborem à sua defesa”.

Diante do exposto, a magistrada entendeu que o direito assiste à reclamante, uma vez que os produtos apresentaram defeito durante as oscilações de energia. Além do problema não ser solucionado, diversos obstáculos suportados pela parte autora na busca de solução dos impasses. “Os transtornos foram agravados em razão da desídia da reclamada que não apresentou soluções concretas e retardou para não resolver o deslinde”.

Desta forma, o comportamento da ré configurou a prática abusiva e má prestação de serviços, estas condenadas pelo Código de Defesa do Consumidor. O fornecedor de serviços responde independente da existência de culpa, conforme dispõe o artigo 12 e seguintes, do Código Consumerista.

Da decisão cabe recurso.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Bolívia proíbe celulares em escolas e anuncia calendário de matrículas para 2026

Publicado

em

Novos alunos se matriculam em 19 e 20 de janeiro; quem troca de escola tem prazo em 21 e 23 de janeiro. Portaria foi publicada pelo Ministério da Educação

As inscrições começam dia 19 de janeiro, ou seja, daqui a duas semanas, e há datas definidas dependendo se são alunos novos ou antigos que confirmam a continuidade no mesmo estabelecimento. Foto: captada 

O Ministério da Educação da Bolívia publicou a Resolução Ministerial 01-2026, que estabelece as datas para as matrículas escolares do ano letivo de 2026. As inscrições começam na próxima segunda-feira (19) e seguem até 23 de janeiro, com prazos diferenciados para alunos novos e para aqueles que mudam de unidade educacional.

De acordo com a portaria, os novos alunos do primeiro ou segundo ano de inicial, fundamental e secundário, em escolas fiscais, privadas ou conveniadas, devem se matricular nos dias 19 e 20 de janeiro. Já os estudantes que trocam de escola têm prazo nos dias 21 e 23 de janeiro. A ministra da Educação, Beatriz García, confirmou que o retorno às aulas em todo o país está marcado para 2 de fevereiro.

A medida organiza o fluxo de matrículas em nível nacional e busca garantir o acesso e a continuidade dos estudos no ano letivo que se inicia.

As medidas buscam reduzir distrações, cortar custos e redirecionar o foco para atividades pedagógicas no ano letivo de 2026. Foto: captada 

A grande novidade divulgada pelo Ministério da Educação da Bolívia foi a Resolução Ministerial 01/2026, que estabelece uma série de mudanças radicais no sistema escolar do país. Entre as principais medidas está a proibição total do uso de celulares por alunos e professores dentro das unidades educacionais, em todos os níveis, incentivando em seu lugar o uso de computadores para fins pedagógicos.

A normativa também proíbe a realização de cerimônias de formatura no nível inicial e primário, permitindo apenas atos de colação de grau para o sexto ano do ensino médio. Além disso, elimina a distribuição de livros didáticos, exigindo que os professores elaborem seus próprios materiais educativos com base no currículo oficial e em bibliografia externa.

As medidas começam a valer a partir do ano letivo de 2026, que terá início em 2 de fevereiro, conforme calendário já divulgado. A resolução busca redirecionar o foco para atividades pedagógicas e reduzir distrações e custos no ambiente escolar.

Bolívia proíbe uso de celulares em escolas e acaba com formaturas no ensino infantil e fundamental. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia da Bolívia prende boliviano armado com tesoura cirúrgica ameaçando pessoas em avenida movimentada de Cobija

Publicado

em

Suspeito ameaçava transeuntes e atacou patrulha com pedra; agentes usaram spray para imobilizá-lo

O suspeito, de nacionalidade boliviana, ameaçava transeuntes e chegou a atacar uma patrulha policial com uma pedra antes de ser imobilizado com spray químico e detido. Foto: captada 

Em uma ronda de rotina, policiais da Patrulha de Socorro e Cooperação Cidadã (P.A.C.) do Comando Departamental de Pando, na Bolívia, prenderam um homem de nacionalidade boliviana que ameaçava pessoas na movimentada Avenida Madre Nazaria, em Cobija, cidade fronteiriça com o Brasil. O indivíduo portava uma tesoura de uso cirúrgico e um afiador de faca.

Segundo a polícia, o suspeito ainda atacou a patrulha com uma pedra, o que levou os agentes a usarem spray químico para imobilizá-lo. Após a prisão, ele foi transferido para a Força Especial de Combate ao Crime (FELLC).

O caso foi registrado pela Patrulha de Socorro e Cooperação Cidadã (P.A.C.) e o detido foi encaminhado à força especial de combate ao crime local. Foto: captada 

O caso ocorreu em uma região comercial e turística de grande circulação, reforçando a preocupação com a segurança pública na área de fronteira.

O caso ocorreu em uma região comercial e turística de grande circulação, reforçando a preocupação com a segurança pública na área de fronteira. Foto: captada 

Veja vídeo com TVU Pando:

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre terá terça-feira de calor intenso e chuvas pontuais, aponta previsão do tempo

Publicado

em

Clima abafado predomina em todas as regiões do estado, com possibilidade de pancadas de chuva fortes em áreas isoladas

A previsão do tempo para esta terça-feira (6) indica a permanência do clima quente e abafado em todo o Acre, com ocorrência de chuvas pontuais ao longo do dia, que podem ser intensas em algumas regiões. As informações são do portal O Tempo Aqui.

De acordo com o boletim meteorológico, o padrão climático que atua sobre o estado também se estende ao sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de áreas da Bolívia, nas regiões de planície, e do Peru, na faixa de selva. Em parte dessas localidades, especialmente em Rondônia, Goiás e no Distrito Federal, há previsão de pancadas de chuva mais fortes.

No leste e sul do Acre, abrangendo as microrregiões de Rio Branco, Brasiléia e Sena Madureira, o tempo deve seguir quente e abafado, com presença de sol entre nuvens e chuvas rápidas e localizadas. A probabilidade de chuvas fortes é considerada média. A umidade relativa do ar mínima varia entre 55% e 65% durante a tarde, enquanto a máxima pode alcançar entre 85% e 95% ao amanhecer. Os ventos sopram fracos ou calmos, predominando do norte, com variações de noroeste e nordeste.

Já no centro e oeste do estado, nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário climático é semelhante, com calor, sensação de abafamento e chuvas pontuais, que podem ganhar força em algumas áreas. A chance de chuvas fortes também é classificada como média. A umidade mínima varia entre 60% e 70% à tarde, e a máxima pode atingir entre 90% e 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos permanecem fracos a calmos, com direção predominante do norte e variações de noroeste e nordeste.

Em relação às temperaturas, as mínimas devem oscilar entre 20°C e 24°C em todo o estado, enquanto as máximas variam entre 28°C e 31°C, dependendo da região. Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, os termômetros devem marcar entre 21°C e 23°C nas mínimas, e entre 29°C e 31°C nas máximas. Em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, as máximas ficam um pouco mais amenas, entre 28°C e 30°C.

A recomendação é de atenção às mudanças rápidas no tempo, especialmente em áreas onde há previsão de chuvas mais intensas ao longo do dia.

Comentários

Continue lendo