Flash
Eleição para Mesa Diretora da Câmara de Xapuri causa “arranhão” entre PT e PSB
Prefeito Bira afirmou que, de sua parte, não existe abalo na confiança entre as duas siglas em razão desse fato, apesar de admitir a estranheza com o ocorrido.

Por
Aliados aparentemente incondicionais na eleição que deu ao prefeito Ubiracy Vasconcelos e à vice-prefeita Maria Auxiliadora o segundo mandato consecutivo na prefeitura de Xapuri, PT e PSB começaram o novo ano não tão afinados quanto demonstraram na vitoriosa última campanha eleitoral.
Com posicionamentos discordantes acerca da composição da Mesa Diretora da Câmara, os dois partidos seguiram caminhos diferentes nas articulações que antecederam a votação e a desarmonia resultou no fato de os petistas ficarem sem cargos na composição do comando da Casa nesta legislatura.
O resultado da eleição definiu para o cargo de presidente o vereador Eriberto Mota, do PSB. O Democratas (DEM) ficou com a vice-presidência, elegendo o vereador Kaíco Roque, e com a primeira-secretaria, com o vereador Clemilton Lima. O PSB ainda ficou com a segunda-secretaria, por meio do vereador Dim Lopes.
O ponto central do mal-estar gerado nos bastidores do processo de definição da mesa Diretora foi o fato de o PSB haver negociado com o verdadeiro rival da Frente Popular de Xapuri (FPX) na eleição, o partido do deputado Antônio Pedro (DEM), que é comandado pelo filho do parlamentar, o empresário Aílson Mendonça.
Com três vereadores eleitos, o Democratas não teria como granjear vagas na Mesa Diretora sem que houvesse uma surpresa de última hora.
Dos seis restantes quatro eram da FPX e pelo menos mais um estava alinhado com o grupo vencedor, o vereador Ronaldo Ferraz, do MDB.
A reportagem no município conversou com representantes dos dois lados. Alguns petistas reclamam de que tomaram a famosa “rasteira” dos aliados. Os socialistas rebatem e afirmam que o partido sempre deixou clara a posição de não abrir mão da posição de destaque na Câmara.
“Sei que está repercutindo mal, que se fala em rasteira e até em rompimento. Mas a gente enxerga de outra forma: o PT e o PSB tinham convicções diferentes sobre a Mesa Diretora e ambos seguiram suas convicções até o final. Agora, a eleição da Mesa ficou pra trás. Precisamos seguir trabalhando juntos e unidos pelo bem da gestão e de Xapuri”, disse um representante do PSB.
O prefeito Ubiracy Vasconcelos também usou um tom pacificador a respeito do assunto.
Segundo ele, não há crise, mas, no máximo um “arranhão” pelo fato de, segundo ele, haver um acordo prévio entre os partidos para que a Mesa Diretora fosse composta por PT, PSB e MDB, não necessariamente nessa ordem – a intenção de Bira era a de que o vereador Ronaldo Ferraz fosse reeleito presidente.
Para o gestor municipal, o resultado de toda eleição tem que ser respeitado e, enquanto prefeito, lembrou que não pode nem deseja interferir na independência do Poder Legislativo. Bira afirmou que, de sua parte, não existe abalo na confiança entre as duas siglas em razão desse fato, apesar de admitir a estranheza com o ocorrido.
“O que ocorreu, mas não a ponto de causar uma crise, foi o com quem se fez a aliança, que poderia ter sido com o PSD ou com o próprio MDB, mas foi feita exatamente com quem se estava engalfinhando na eleição. Mas, enfim, são poderes independentes e eles devem cuidar da Câmara e eu da prefeitura, como sempre foi”, afirmou o prefeito.
Até o fechamento desta reportagem não foi possível manter contato com os presidentes dos diretórios municipais dos dois partidos, João Ribeiro de Freitas, do PT, e Wagner Menezes, do PSB. O ac24horas também tentou falar com o deputado estadual Manoel Moraes, mas, igualmente, não conseguiu contato por meio do telefone.
Comentários
Flash
Acidente entre carro e moto deixa adolescente em estado delicado em Epitaciolândia
Um grave acidente de trânsito foi registrado na tarde deste sábado, dia 17, na rua Duque de Caxias, em Epitaciolândia, trecho que separa o 4º Batalhão Especial de Fronteira do bairro Liberdade. A colisão envolveu um carro e uma motocicleta e deixou um jovem de 17 anos em estado delicado.
Segundo informações preliminares, o carro, um Fiat Uno, seguia no sentido centro quando colidiu frontalmente com a motocicleta, que trafegava no sentido contrário. O motorista do veículo foi identificado apenas como Bruno e, de acordo com relatos iniciais, ele seria cunhado da vítima.
As autoridades apuram a possibilidade de que os envolvidos estivessem realizando manobras perigosas, como zigue-zague na via, o que pode ter provocado a perda de controle e o impacto frontal.
O motociclista foi socorrido por uma equipe do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros do Alto Acre e encaminhado ao Hospital Raimundo Chaar. A unidade confirmou que o jovem sofreu traumatismo cranioencefálico, apresentava desorientação e pode ser transferido para a capital a qualquer momento.
O caso segue sendo investigado pelas autoridades competentes para esclarecimento das circunstâncias do acidente.
Mais informações sobre o acidente a qualquer momento.
Comentários
Flash
Governo inicia retirada de famílias atingidas pela cheia do Rio Acre na capital
Com o Rio Acre atingindo 14,26 metros na capital neste sábado, 17, o governo do Acre, por meio da Defesa Civil, começou a realocação de famílias atingidas pela cheia para o Parque de Exposições de Rio Branco. Até o momento, 8 famílias já foram retiradas de áreas de risco pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas ao parque com apoio da Defesa Civil Municipal.
No fim de dezembro, o governo do Acre decretou situação de emergência em seis municípios afetados pela elevação do nível dos rios. Desde então, o Estado tem prestado apoio à Defesa Civil municipal de Tarauacá, Feijó, Santa Rosa do Purus, Rio Branco, Plácido de Castro e Porto Acre, por meio de ações integradas de monitoramento e assistência humanitária.

Após o decreto, a Defesa Civil Estadual solicitou recursos federais, e o Ministério do Desenvolvimento Social enviou 6,5 mil cestas básicas para atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade. Além disso, foi elaborado um plano de trabalho no valor superior a R$ 1,1 milhão, que inclui a distribuição de kits de limpeza, kits de higiene, água potável e combustível, destinados ao suporte das populações atingidas.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, coronel Carlos Batista, todas as bacias hidrográficas do estado apresentam níveis elevados neste momento. Em algumas regiões, os rios já atingiram ou ultrapassaram a cota de transbordamento.
“Na regional do Juruá, o nível do rio apresenta vazante em Porto Walter, enquanto em Cruzeiro do Sul permanece em elevação, estando a cerca de sete centímetros da cota de transbordamento, com risco inicial para os bairros da Várzea e da Lagoa”.

Segundo Batista, até o momento, não houve solicitação de retirada de famílias, mas equipes do Corpo de Bombeiros e órgãos municipais seguem em alerta.
Em Tarauacá, o rio ultrapassou a cota de transbordamento, alcançando mais de 10,35 metros e afetando mais de 12 mil pessoas das zonas urbana e rural. “Apesar disso, o nível do rio já apresenta sinais de vazante. Uma família permanece abrigada, e o monitoramento continua sendo realizado.
Em Feijó, o rio Envira também ultrapassou a cota de 12 metros, mas já demonstra tendência de descida”, aponta o coronel.
Na regional do Alto Acre, o rio Acre, em Assis Brasil, Brasileia e Xapuri, registrou vazante significativa nas últimas horas. Em Capixaba, no entanto, o nível ainda segue em lenta elevação. O riozinho do Rola, afluente próximo à capital, apresentou vazante superior a 20 centímetros.
Em Rio Branco, o Rio Acre continua subindo lentamente.

O coronel afirma que a Defesa Civil Estadual mantém monitoramento contínuo, 24 horas por dia, em todas as bacias do Acre. “O Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil segue em alerta máximo para resposta imediata às ocorrências”.
O oficial também destacou o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), responsável pelo fornecimento de dados atualizados, o Corpo de Bombeiros, que mantém equipes de prontidão, e de órgãos como o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), que atua na retirada de balseiros, além de outras secretarias que trabalham em ações humanitárias para atender os municípios afetados pelas cheias.
The post Governo inicia retirada de famílias atingidas pela cheia do Rio Acre na capital appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Flash
Colisão múltipla deixa dois feridos na Avenida 9 de Fevereiro em Cobija
Acidente envolveu dois carros e uma motocicleta durante interdição da via para manutenção
Uma colisão múltipla envolvendo três veículos foi registrada por volta das 19h50 desta sexta-feira (16), na Avenida 9 de Fevereiro na cidade de Cobija, capital de Pando/Bolívia, na altura da região da zona Frutaline. O acidente deixou duas pessoas feridas e causou danos materiais significativos.
De acordo com informações preliminares, o sinistro envolveu um Toyota de cor vermelha, uma motocicleta Kyngo e um Mitsubishi, também vermelho. O Toyota teria colidido inicialmente com a motocicleta, que seguia no sentido contrário da via. Em seguida, o veículo atingiu o automóvel Mitsubishi e, por fim, chocou-se contra um poste de iluminação pública.
Ainda conforme o relatório, os veículos trafegavam na contramão devido ao fechamento da via principal, que passava por serviços de manutenção no momento do acidente.
O motociclista e a passageira ficaram feridos e foram socorridos para o Hospital Roberto Galindo Terán. O condutor apresentou policontusões, enquanto a passageira sofreu policontusões e trauma facial, com fratura nasal confirmada.
Testes de alcoolemia realizados nos três condutores tiveram resultado negativo. Após os atendimentos e os procedimentos iniciais, os veículos foram removidos para locais apropriados, onde passarão por perícia e investigaçãopara apuração das circunstâncias do acidente.











Você precisa fazer login para comentar.