Flash
Eleição para Mesa Diretora da Câmara de Xapuri causa “arranhão” entre PT e PSB
Prefeito Bira afirmou que, de sua parte, não existe abalo na confiança entre as duas siglas em razão desse fato, apesar de admitir a estranheza com o ocorrido.

Por
Aliados aparentemente incondicionais na eleição que deu ao prefeito Ubiracy Vasconcelos e à vice-prefeita Maria Auxiliadora o segundo mandato consecutivo na prefeitura de Xapuri, PT e PSB começaram o novo ano não tão afinados quanto demonstraram na vitoriosa última campanha eleitoral.
Com posicionamentos discordantes acerca da composição da Mesa Diretora da Câmara, os dois partidos seguiram caminhos diferentes nas articulações que antecederam a votação e a desarmonia resultou no fato de os petistas ficarem sem cargos na composição do comando da Casa nesta legislatura.
O resultado da eleição definiu para o cargo de presidente o vereador Eriberto Mota, do PSB. O Democratas (DEM) ficou com a vice-presidência, elegendo o vereador Kaíco Roque, e com a primeira-secretaria, com o vereador Clemilton Lima. O PSB ainda ficou com a segunda-secretaria, por meio do vereador Dim Lopes.
O ponto central do mal-estar gerado nos bastidores do processo de definição da mesa Diretora foi o fato de o PSB haver negociado com o verdadeiro rival da Frente Popular de Xapuri (FPX) na eleição, o partido do deputado Antônio Pedro (DEM), que é comandado pelo filho do parlamentar, o empresário Aílson Mendonça.
Com três vereadores eleitos, o Democratas não teria como granjear vagas na Mesa Diretora sem que houvesse uma surpresa de última hora.
Dos seis restantes quatro eram da FPX e pelo menos mais um estava alinhado com o grupo vencedor, o vereador Ronaldo Ferraz, do MDB.
A reportagem no município conversou com representantes dos dois lados. Alguns petistas reclamam de que tomaram a famosa “rasteira” dos aliados. Os socialistas rebatem e afirmam que o partido sempre deixou clara a posição de não abrir mão da posição de destaque na Câmara.
“Sei que está repercutindo mal, que se fala em rasteira e até em rompimento. Mas a gente enxerga de outra forma: o PT e o PSB tinham convicções diferentes sobre a Mesa Diretora e ambos seguiram suas convicções até o final. Agora, a eleição da Mesa ficou pra trás. Precisamos seguir trabalhando juntos e unidos pelo bem da gestão e de Xapuri”, disse um representante do PSB.
O prefeito Ubiracy Vasconcelos também usou um tom pacificador a respeito do assunto.
Segundo ele, não há crise, mas, no máximo um “arranhão” pelo fato de, segundo ele, haver um acordo prévio entre os partidos para que a Mesa Diretora fosse composta por PT, PSB e MDB, não necessariamente nessa ordem – a intenção de Bira era a de que o vereador Ronaldo Ferraz fosse reeleito presidente.
Para o gestor municipal, o resultado de toda eleição tem que ser respeitado e, enquanto prefeito, lembrou que não pode nem deseja interferir na independência do Poder Legislativo. Bira afirmou que, de sua parte, não existe abalo na confiança entre as duas siglas em razão desse fato, apesar de admitir a estranheza com o ocorrido.
“O que ocorreu, mas não a ponto de causar uma crise, foi o com quem se fez a aliança, que poderia ter sido com o PSD ou com o próprio MDB, mas foi feita exatamente com quem se estava engalfinhando na eleição. Mas, enfim, são poderes independentes e eles devem cuidar da Câmara e eu da prefeitura, como sempre foi”, afirmou o prefeito.
Até o fechamento desta reportagem não foi possível manter contato com os presidentes dos diretórios municipais dos dois partidos, João Ribeiro de Freitas, do PT, e Wagner Menezes, do PSB. O ac24horas também tentou falar com o deputado estadual Manoel Moraes, mas, igualmente, não conseguiu contato por meio do telefone.
Comentários
Flash
Tião Bocalom, inaugura o Mercado Municipal do São Francisco e defende modelo de gestão compartilhada
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, inaugurou o Mercado Municipal do São Francisco, localizado na parte alta da cidade. A obra, avaliada em mais de R$ 1,3 milhão, integra a estratégia da gestão municipal para fortalecer o comércio local e a agricultura familiar. A estrutura deverá começar a funcionar em breve e será gerida por meio de uma parceria com a iniciativa privada.
Durante a inauguração, o prefeito destacou que o mercado atende a uma demanda antiga da comunidade e defendeu o modelo de gestão compartilhada para garantir mais eficiência e sustentabilidade. Ele informou que a prefeitura lançará um edital para escolher a administração do mercado.
Tião Bocalom ressaltou que o mercado foi possível graças a recursos federais com contrapartida municipal e que o novo modelo segue práticas adotadas em outras cidades. Ele enfatizou a necessidade do mercado ser autossustentável, pois os comerciantes precisam gerar renda sem que o poder público arque sozinho com os custos. A nova estrutura foi planejada para oferecer melhores condições sanitárias, principalmente por ser um espaço de comercialização de alimentos.
O vice-prefeito Alysson Bestene destacou que o mercado está inserido no projeto “Produzir para Empregar”, focado na geração de renda pela agricultura familiar. Ele lembrou que a região tem forte vocação comercial e agrícola, com comunidades próximas que agora terão um local adequado para vender seus produtos, fomentando emprego e economia local. O mercado contará com dez boxes comerciais e uma área destinada à feira.
O secretário municipal de Agricultura, Eracides Caetano, reforçou que o mercado amplia as possibilidades de escoamento da produção dos pequenos agricultores, beneficiando cerca de 2.400 famílias cadastradas em programas de apoio à agricultura familiar. Ele destacou o trabalho contínuo da prefeitura na zona rural, com assistência técnica, insumos e apoio logístico gratuitos para os produtores.
Para os moradores, o mercado representa uma conquista importante. O líder comunitário Paulo da Silva Pinheiro, um dos fundadores do bairro São Francisco, ressaltou o impacto positivo no dia a dia da população, citando como exemplo a realização da Feira do Peixe na Semana Santa, evitando a necessidade de deslocamento até o centro da cidade. Ele também destacou a praticidade de ter verduras, legumes e outros produtos à disposição no próprio bairro.
Comentários
Flash
Jorge Viana lidera rejeição na disputa pelo Senado no Acre, aponta pesquisa Delta
Levantamento mostra cenário desfavorável para pré-candidato do PT no Acre
A pesquisa divulgada pelo Instituto Delta Agência de Pesquisa nesta segunda-feira (23) sob número do registro TRE AC-08354/2026, aponta um cenário de alta rejeição para alguns nomes na corrida pelo Senado no Acre.
De acordo com os dados, o ex-senador e ex-governador Jorge Viana aparece como o mais rejeitado, com 23,86% das menções entre os eleitores entrevistados.
Na segunda colocação está o senador Sérgio Petecão, que deve disputar a reeleição, com 17,79%. Em terceiro lugar surge Inácio Moreira, com 15,60%.
O governador Gladson Cameli aparece em quarto, com 10,24%, seguido pelo senador Márcio Bittar, que registra 7,26%.
A ex-deputada federal Mara Rocha soma 5,37% de rejeição, enquanto o deputado federal Dr. Eduardo Veloso aparece com 3,38%.
Os números reforçam que, além da intenção de voto, a rejeição deve ter peso importante na definição do cenário eleitoral nos próximos meses.
Comentários
Flash
URGENTE: quatro detentos fogem de presídio em Cruzeiro do Sul
Fuga ocorreu após abertura de buraco na cela; operação de recaptura já foi iniciada
Quatro detentos fugiram do presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, após abrirem um buraco na estrutura de uma cela e conseguirem acesso à laje da unidade prisional.
De acordo com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), a fuga aconteceu no bloco 3 do presídio e foi confirmada na manhã desta segunda-feira (23).
Os foragidos foram identificados como Izaqueu da Conceição Lima, João Paulo Lima de Souza, Railon Rodrigues Lopes e Robson Rodrigues da Silva.
Assim que a fuga foi detectada, uma operação de recaptura foi iniciada, com atuação da Polícia Penal e apoio de outras forças de segurança. Até o momento, não há informações sobre o paradeiro dos detentos.
O caso segue sendo acompanhado pelas autoridades, que intensificaram as buscas na região.
Nota pública sobre a fuga de quatro detentos em Cruzeiro do Sul
O governo do Estado, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), informa que foi identificada a fuga de quatro presos da Divisão de Estabelecimento Penal de Cruzeiro do Sul, Bloco 3, Cela 16, na madrugada desta segunda-feira, 23. Os detentos fugiram pela laje da cela, após fazerem um buraco na estrutura.
Estão foragidos:
Izaqueu da Conceição Lima
João Paulo Lima de Souza
Railon Rodrigues Lopes
Robson Rodrigues da Silva
De imediato, iniciou-se a operação de recaptura. A Polícia Penal, junto as demais forças de segurança do estado, estão empregando todos os esforços para recapturar os foragidos.
Marcos Frank Costa
Presidente do Iapen




Você precisa fazer login para comentar.