Acre
Efeito da fumaça deixa pulmão comparado ao de fumantes nesse período do ano no Acre, alerta especialista
Especialista explica que os prejuízos não afetam apenas o sistema respiratório, mas o sistema imune também.
Risco para os olhos, pele e principalmente os pulmões. Estes são apenas alguns efeitos da fumaça, que todos os anos traz alguns problemas de saúde, quando as queimadas se intensificam no Acre. Guilherme Pulicci, médico especialista em imunologia, disse que há estudos apontando que os pulmões das pessoas podem ser comparados ao de fumantes nesse período.
“Existem estudos e até conduzidos no nosso país, tem o de um professor lá em São Paulo, que é um patologista, ele fez estudo em hamsters na capital e em cidades do interior. Ele conseguiu comprovar que os animais criados na capital, morriam mais cedo e adoeciam mais cedo do que os que eram criados em outros ambientes e podia-se dizer que quem morava na capital tinha o pulmão equivalente ao de um fumante, é uma situação que a gente vive nesta época do ano aqui. A gente inala bastante poluentes, extremamente tóxicos e danosos”, disse em entrevista à Rede Amazônica.
O especialista explica que os prejuízos não afetam apenas o sistema respiratório, mas como o sistema imune também. “A gente vê aumento das doenças e não só as respiratórias, mas até doenças cardíacas, renais. Quer dizer, há uma prevalência aumentada de infartos, AVC, nessa época atribuível a esse problema”, complementa.
Isso traz muitos prejuízos para as pessoas, principalmente portadoras de doenças respiratórias e grupos mais suscetíveis que são idosos e crianças. O médico ainda faz orientações sobre medidas que podem atenuar os efeitos da fumaça e baixa umidade do ar.
“A gente recomenda aquelas medidas caseiras que as pessoas costumam fazer, como deixar uma toalha molhada no quarto, um balde ou bacia com água. Isso pode ajudar sim porque aumenta a umidade local. E também o uso de soro fisiológico nasal, uma nebulização com soro, também pode ajudar a umidificar a via aérea, e minimizar um pouco também os efeitos da fumaça. Tendo cuidado também com olhos e pele”, acrescentou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/v/M/Dz5yCjSNA4NJ5nukhFdg/screenshot-20220828-102826-2.png)
Fumaça cobre cidade de Rio Branco, capital do Acre — Foto: Arquivo/Alexandre Noronha
Queimadas e fumaça no Acre
Dados do relatório da sala de situação de monitoramento hidrometeorológico do Acre dessa segunda-feira (29), mostram que apenas no mês de agosto foram registrados 2.385 focos de queimadas.
Com isso a presença de material particulado com o efeito da fumaça também está em alerta na maioria dos municípios, com maior concentração de 13 a 35 microgramas por metro cúbico (µg/m³).
As cidades com maior risco são Cruzeiro do Sul, Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Rio Branco, Acrelândia e Assis Brasil.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.