Acre
Edvaldo Souza faz apelo para criação de delegacia do idoso
A falta de políticas públicas para o idoso no Acre foi lembrada por Edvaldo Souza (PSDC), na manhã desta terça-feira (18), na Aleac. O deputado protestou pela morosidade do Estado na instalação de uma delegacia do idoso, através de um projeto de sua autoria apresentado há mais de um ano, no Poder Legislativo.
Segundo Souza, o Acre tem mais de 25 mil idosos – que estariam esquecidos pelo poder público. “Parece que o idoso neste país é um produto descartável. A partir do momento que se aposenta vira o patinho feio. Temos que ter uma política de amparo favorável ao idoso. Faltam políticas públicas para eles”.
Souza exemplifica o descaso com o idoso no Acre, com o caso de uma senhora que aguardava há uma semana, para ser encaminhado à UTI. “Questionei as normativas do MS – se existiria a regra de especificar quem deve viver e quem deve morrer, só então, ela foi encaminhada ao hospital Santa Juliana”.
Edvaldo Souza justifica sua proposta de criação da delegacia do idoso, com os números de agressões cometidas nas cidades do Acre. “Este alerta é em favor dos idosos, que não têm quem os ampare. Eles estão abandonados pela família e vão parar nos abrigos, muitas vezes sofrendo agressões. Queremos apenas assegurar os direitos de quem mais precisa de proteção”, finaliza.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.


Você precisa fazer login para comentar.