Acre
Edvaldo Magalhães pede realismo nas previsões de arrecadação durante audiência pública sobre Diretrizes Orçamentárias para 2025
Nesta segunda-feira, 8 de julho, durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) que discutiu as Diretrizes Orçamentárias para 2025, o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), fez um discurso enfático sobre a importância de previsões orçamentárias realistas e a condução habilidosa dos debates pelo Presidente da Comissão de Orçamento, Deputado Tadeu Hassem (Republicanos).
O parlamentar destacou a competência de Tadeu Hassem, ressaltando que, apesar de ser novo na casa, ele “tem conduzido com muita sabedoria e habilidade política os debates da Comissão de Orçamento”. Segundo o Magalhães, o tema não é fácil de tratar, e embora as audiências públicas sejam mais tranquilas, nas reuniões fechadas “o bicho pega”.
O deputado também fez um pedido por mais realismo nas previsões de arrecadação, criticando o que chamou de “terrorismo da queda da arrecadação”. Ele defendeu que “não dá para a gente estabelecer um achismo” e que é necessário tratar os dados com responsabilidade, evitando subestimações que podem prejudicar a execução do orçamento.
Ainda durante seu discurso, Edvaldo Magalhães elogiou as conquistas alcançadas pelos diversos poderes nos últimos anos, mencionando o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e a própria Assembleia Legislativa. “Houve conquistas significativas, isso não podemos negar”, afirmou.
Ele ainda solicitou a apresentação de um quadro comparativo entre os orçamentos previstos e realizados de 2020 a 2023, tanto no geral quanto para os poderes específicos. “Esses números vão falar muito daquilo que a gente vem discutindo sobre subestimação de arrecadação”, explicou.
Edvaldo Magalhães concluiu destacando a necessidade de basear as discussões em dados concretos e não em especulações. Ele citou um exemplo recente onde previsões feitas pela Secretaria do Constitucional Regional não se concretizaram, enquanto suas próprias previsões se mostraram corretas. “Nós estamos apostando no real, e não mais na especulação”, finalizou.
A audiência pública que foi proposta pelo deputado Tadeu Hassem, contou com a presença de diversos secretários, dirigentes de instituições, equipes técnicas e dirigentes sindicais.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale
Fonte: Assembleia Legislativa do AC
Comentários
Acre
Rio Acre recua mais de um metro em 24 horas, apesar do aumento das chuvas em Rio Branco
Nível do manancial caiu 1,34 metro entre terça e quarta-feira, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
O nível do Rio Acre, em Rio Branco, apresentou nova redução entre a terça-feira (23) e a quarta-feira (24) de dezembro, conforme boletins divulgados pela Defesa Civil Municipal. Em apenas 24 horas, o manancial recuou 1,34 metro, mesmo com o aumento do volume de chuvas registrado na capital acreana.
Na manhã da terça-feira (23), às 5h12, o rio foi medido em 9,01 metros, com registro de 8,60 milímetros de chuva nas 24 horas anteriores. Já na quarta-feira (24), às 5h16, o nível caiu para 7,67 metros, apesar de uma precipitação maior, que totalizou 14,80 milímetros no mesmo período.
Em ambos os dias, o Rio Acre permaneceu bem abaixo da cota de alerta, fixada em 13,50 metros, e distante da cota de transbordo, que é de 14 metros, afastando, por ora, o risco de alagamentos na capital.
Comentários
Acre
Ministério Público do Acre emite nota sobre morte de ativista Moisés Alencastro
Recebemos com extrema cautela a informação veiculada pela mídia acerca da hipótese de que o homicídio de Moisés Alencastro tenha decorrido de latrocínio, especialmente diante do cenário do crime tal como descrito nas próprias reportagens.
Destacamos, ainda, a plena confiança no rápido e eficiente trabalho desempenhado pela Polícia Civil na elucidação do caso, inclusive, com a devida qualificação a ser dada ao crime. Desde o primeiro momento, a instituição tem empenhado esforços grandiosos para o enfrentamento deste delito, de modo a dar à sociedade a pronta resposta que se espera.
Comentários
Acre
Acidente entre moto e caminhonete deixa casal ferido em Sena Madureira
Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e uma caminhonete deixou um casal ferido na tarde desta terça-feira (23), no município de Sena Madureira, no interior do Acre.
A colisão aconteceu na rua Augusto Vasconcelos, esquina com a rua Maranhão, nas proximidades da 4ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Conforme informações preliminares apuradas no local, o condutor da caminhonete teria avançado a via preferencial e atingido a motocicleta onde o casal trafegava.
Com o impacto, o condutor da moto, identificado inicialmente apenas como professor Fábio, foi arremessado e caiu dentro de um bueiro. A passageira, sua esposa — ainda não identificada oficialmente — caiu sobre a calçada e também ficou ferida.
Vídeos enviados à reportagem registram o momento exato da colisão e o atendimento prestado às vítimas logo após o acidente.
Policiais militares do setor de trânsito estiveram no local para isolar a área e controlar o fluxo de veículos, possibilitando o trabalho da perícia. O casal foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital João Câncio Fernandes para atendimento médico.
Até o fechamento desta matéria, não havia informações oficiais sobre o estado de saúde das vítimas. As circunstâncias do acidente serão apuradas pelas autoridades competentes.







Você precisa fazer login para comentar.