Acre
Corregedoria-Geral da Justiça cria robô para otimização do tempo de equipe que atua no serviço de inconsistência de dados no DataJud
Pretendendo evitar tarefas repetitivas e erros, a inciativa do órgão correcional de criar um robô para agilizar nos serviços de procura de inconsistência no DataJud tem surtido efeito positivo
A Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Acre tem criado ferramentas para auxiliar servidores na execução de atividades que exigem mão de obra manual. Pretendendo evitar tarefas repetitivas e erros, a inciativa do órgão correcional de criar um robô para agilizar nos serviços de procura de inconsistência no DataJud, sistema base de dados do Poder Judiciário, tem surtido efeito positivo contribuindo para a eficiência e agilidade dos processos internos, além de proporcionar uma melhor experiência para os usuários do sistema.
Servidor da Coger, Jessé Drumond, a ferramenta vem colaborar com o trabalho de saneamento realizado pela equipe de servidores do TJAC, a qual vem trabalhando na correção de inconsistências dos processos no DataJud.
“Com o auxílio do robô, o trabalho para saneamento é reduzido em aproximadamente 60%, o que é de grande valia, tendo vista o prazo final para saneamento que é dia 31 de julho próximo”, disse o servidor da Coger e idealizador da ferramenta, Jessé Drumond.
Ele explica que a equipe da Coger percebeu a dificuldade para essa tarefa e foi discutida a criação do robô para auxílio dessa equipe, o que teve o feito esperado.
“Com mais de 40 mil registros para verificar, a ferramenta conseguiu encontrar, em menos de uma semana, aproximadamente 13.400 CPFs de partes frente a quase 25 mil pesquisas realizadas, o que irá otimizar o tempo da equipe”, explicou.
Nesse primeiro momento, as inconsistências levantadas pelo robô foram em processos judiciais envolvendo CPF das partes, no entanto a equipe de servidores continua trabalhando no saneamento das informações para o DataJud em diversos aspectos: dados de partes, movimentos, classes e assuntos processuais.
No 1º grau de jurisdição, somente dados com inconsistências envolvendo CPF foram detectados 40 mil, no 2º grau foram 5.600 e nas turmas recursais, 1.900.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, ressaltou que a iniciativa contribuiu para a eficiência e agilidade dos processos e trouxe benefícios claros.
“A automação proporcionada pelo robô permitiu uma execução mais rápida, precisa e eficiente das tarefas, demonstrando como a tecnologia pode otimizar processos e melhorar a qualidade do trabalho realizado. É bom ver como a tecnologia, quando bem implementada, pode trazer tantos benefícios para as organizações e seus servidores, pois todos ganham com essa agilidade”, ressaltou.
Fonte: Tribunal de Justiça – AC
Comentários
Acre
VÍDEOS: Monitorado por tornozeleira eletrônica é baleado na cabeça em tentativa de homicídio no Segundo Distrito

Vítima de 24 anos foi executada com dois tiros na frente de familiares; PM encontrou várias cápsulas no local e suspeito permanece foragido
RIO BRANCO – Diego Feitosa Sampaio, 24 anos, que cumpre medida judicial com tornozeleira eletrônica, sofreu uma tentativa de homicídio na tarde desta quarta-feira (2) na Travessa da Felicidade, no bairro Recanto dos Buritis (2° Distrito). Testemunhas relataram que o criminoso – ainda não identificado – ordenou que Diego colocasse as mãos na cabeça antes de efetuar os disparos.
Detalhes da ação criminosa:
– Primeiro tiro atingiu a perna, causando fratura
– Segundo disparo acertou a cabeça na frente de idosos da família
– Samu encontrou a vítima em estado gravíssimo com múltiplos ferimentos
A Polícia Militar do 2° Batalhão isolou a cena do crime, onde foram coletadas diversas cápsulas de munição. As buscas pelo executor foram infrutíferas. O caso está sendo investigado inicialmente pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e posteriormente seguirá para a DHPP.
O ataque ocorre em meio a uma onda de violência no estado, sendo o segundo caso grave envolvendo monitorados eletrônicos neste ano. A Secretaria de Segurança Pública ainda não se manifestou sobre possíveis relações com facções criminosas ou retaliações.
Diego foi encaminhado em estado crítico ao Pronto-Socorro de Rio Branco. Familiares afirmam que não conhecem motivação para o ataque. A tornozeleira eletrônica pode fornecer dados cruciais para a investigação sobre os movimentos da vítima antes do crime.
Comentários
Acre
Secretarias de Meio Ambiente e Turismo plantam ipês no Parque Ambiental Wilson Pinheiro.
Em uma iniciativa conjunta para promover a sustentabilidade e o ecoturismo, as Secretarias de Meio Ambiente e Turismo realizaram o plantio de mudas de ipês no Parque Ambiental Wilson Pinheiro. A ação, realizada nesta semana, visa fortalecer a preservação da biodiversidade local e transformar o parque em um ponto de atração turística, valorizando a beleza natural da região.
Os ipês, árvores símbolo do Brasil conhecidas por suas flores vibrantes em tons de amarelo, roxo e rosa, foram escolhidos por sua importância ecológica e capacidade de atrair polinizadores, como abelhas e beija-flores. Além de enriquecer a flora do parque, a iniciativa busca criar um cenário paisagístico que incentive visitantes a explorarem a área, combinando conservação e desenvolvimento econômico por meio do turismo sustentável.
Durante o plantio, a Secretária de Meio Ambiente Hiamar Pinheiro destacou: “Essa ação não só recupera áreas verdes, mas também educa a população sobre a importância das espécies nativas.” Os ipês serão um legado para as futuras gerações”.
Já o Secretário de Turismo Jonas Cavalcante ressaltou: “Queremos que o parque se torne um cartão-postal, onde a comunidade e os turistas possam contemplar a natureza e participar de atividades ao ar livre, o local já é bastante visitado, porém vamos trabalhar para melhorá-lo ainda mais”.
O Parque Ambiental Wilson Pinheiro, agora embelezado pelos ipês, reforça seu papel como espaço de conservação e lazer, demonstrando que a união entre proteção ecológica e turismo é possível — e essencial para o futuro da região.
Comentários
Acre
Rio Branco conclui operação “Volta para Casa” e inicia nova assistência às vítimas da cheia

Foto: Defesa Civil Municipal
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, deu continuidade nesta terça-feira, 1º de abril, à Operação Volta para Casa, auxiliando famílias que ainda estavam abrigadas na casa de parentes em razão da enchente do Rio Acre. A ação garantiu o retorno seguro dessas pessoas às suas residências, seguindo um planejamento previamente estabelecido.
O procedimento adotado foi semelhante ao aplicado às famílias que estavam nos abrigos públicos da Prefeitura. Para isso, a Defesa Civil contou com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (SAERB), que disponibilizaram viaturas e equipes para o transporte dos pertences e auxílio logístico. Além disso, agentes da Comdec reforçaram o atendimento às famílias.

Foto: Defesa Civil Municipal
Com a conclusão dessa etapa, a Defesa Civil se prepara para iniciar novas ações de assistência às vítimas do desastre, incluindo a distribuição de ajuda humanitária na zona rural e, posteriormente, na área urbana.
Você precisa fazer login para comentar.