Acre
Educação realiza aulão do Pré-Enem Legal para alunos do 3º ano de Rio Branco
A Divisão do Pré-Enem Legal, ligada ao Departamento de Ensino Médio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), realizou na manhã desta terça-feira, 18, no auditório da pasta em Rio Branco, um aulão para os alunos do 3º ano da rede pública.
Participaram estudantes das escolas Tancredo Neves, do bairro Glória, na região da Baixada da Sobral; Henrique Lima, da região do Calafate; Clícia Gadelha, da região do São Francisco; e também da Santiago Dantas, da Vila Manoel Marques, no km 17 da Estrada Transacreana.

De acordo com Danielly Mattos, chefe do Departamento de Ensino Médio da SEE, até a próxima sexta-feira, 21, serão ministrados aulões para diversas outras escolas da capital. Além disso, prossegue a itinerância do Pré-Enem Legal nos municípios do interior.
Segundo a gestora, ainda serão realizados aulões no Jordão e em Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Sena Madureira e Manoel Urbano. “Neste primeiro semestre, estarão acontecendo os aulões e, no segundo semestre, haverá outra rodada. Nesses aulões presenciais aqui na SEE, estaremos abordando quatro áreas de conhecimento e utilizando os materiais didáticos, como livros e tablets, para que os meninos possam tirar suas dúvidas. O aulão é específico e estamos trabalhando por componentes e áreas, com resolução de itens, com dicas e preparo para o Enem, além de oficina de redação”, relatou.
O professor Elias Moura, da Escola Tancredo Neves, destacou a importância do Pré-Enem Legal. “A gente tem a preparação antecipada dos alunos, em que os alunos podem tirar dúvidas e esclarecer algumas coisas em relação ao Enem, o que vai ajudar muito na preparação deles”, afirmou.

A estudante Caroline Aquino, também da Tancredo Neves, vê os aulões “como uma forma de motivação, para que futuramente os estudantes possam fazer uma faculdade ou algum outro curso”.
Já o professor de física da Henrique Lima, Josimar Soares, entende que se trata de um reforço de conteúdo importante para os alunos. “Uma forma de eles adquirirem mais conhecimentos, com apoio do material didático que foi entregue”, frisou.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

Você precisa fazer login para comentar.