Brasil
Educação promove Jornada Pedagógica para equipes gestoras da rede estadual
A Jornada Pedagógica proporciona ferramentas para aprimorar o trabalho de gestores e educadores no desenvolvimento de um ensino de qualidade

Abertura da 1ª Jornada Pedagógica 2025 realizada no auditório do Centro Universitário Estácio-Unimeta, reuniu gestores escolares e equipes da SEE. Foto: Neto Lucena/Secom
A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) realiza, de 27 a 31 de janeiro, de segunda a sexta-feira, a 1ª Jornada Pedagógica da rede estadual de ensino de 2025. O evento acontece no auditório do Centro Universitário Estácio-Unimeta, em Rio Branco, e tem como objetivo avaliar o ano de 2024 e apresentar estratégias e orientações pedagógicas para o novo ano letivo, contemplando todas as modalidades e etapas da educação.
A abertura da jornada, realizada na manhã desta segunda-feira, 27, contou com a participação de gestores escolares e equipes das diretorias, departamentos e divisões da SEE. Durante o evento, foi apresentado o calendário escolar de 2025, que prevê o início das aulas para 10 de fevereiro e o término em 23 de dezembro, além da programação de grandes eventos, como a Mostra Viver Ciência.
No primeiro dia, a diretora de Ensino, Gleice de Souza, abordou as diretrizes gerais da área e realizou uma análise pedagógica do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. Em seguida, o Departamento de Gestão, com o professor José Rego, deu continuidade às orientações, enquanto o Departamento de Formação e Assistência Educacional, com a professora Lídia Cavalcante, encerra a programação do dia com informações específicas sobre suas atividades.

O secretário de Educação, Aberson Carvalho, destacou a importância do alinhamento entre as equipes gestoras para oferecer uma educação de qualidade em 2025. Foto: Neto Lucena/Secom
“Este momento é fundamental para analisarmos os avanços e desafios de 2024 e definirmos as estratégias que guiarão nossas ações em 2025. Para que nossas escolas atuem na transformação da nossa educação, é essencial promover a integração e o alinhamento entre as equipes gestoras, buscando oferecer aos estudantes uma formação sólida que os prepare efetivamente para enfrentar os desafios futuros. Nossa meta é construir uma rede educacional cada vez mais coesa, robusta, e genuinamente comprometida com o aprendizado e o desenvolvimento integral de cada aluno”, declarou Aberson Carvalho, secretário de Educação.
Para Albernilde Ramos, gestor do Colégio Cívico-Militar Wilson Barbosa, a formação é essencial para o trabalho das escolas. “Essas capacitações tornam nosso trabalho ainda melhor. O apoio do secretário de Educação e de toda a equipe fortalece muito a nossa atuação. Saber a quem recorrer, entender o organograma e tirar dúvidas facilita nosso dia a dia na escola, que é um ambiente desafiador”, destacou o gestor.

Albernilde Ramos, gestor do Colégio Cívico-Militar Wilson Barbosa, enfatizou como a formação fortalece o trabalho das escolas da rede estadual. Foto: Neto Lucena/Secom
Programação da Jornada
28 de janeiro (terça-feira):
Pela manhã, o Departamento de Educação Especial e o Departamento de Dados e Estatísticas Educacionais conduzem as orientações. No período da tarde, é a vez do Departamento de Programas e Ações Especiais e do Departamento de Inovações Educacionais e Mídias Digitais.
29 de janeiro (quarta-feira):
Durante todo o dia serão realizadas orientações pedagógicas direcionadas aos anos iniciais do ensino fundamental e ao ensino médio.
30 de janeiro (quinta-feira):
O foco será nas orientações pedagógicas para os anos finais do ensino fundamental, além de oficinas sobre a elaboração do Plano Político-Pedagógico (PPP) das escolas de ensino médio.
31 de janeiro (sexta-feira):
O encerramento da jornada será dedicado às orientações pedagógicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Simone Lima, coordenadora de ensino da Escola Maria Angélica, destacou como a formação é essencial para a organização do ano letivo. Foto: Neto Lucena/Secom
Simone Lima, coordenadora de ensino da Escola Maria Angélica de Castro, destacou a importância da formação inicial para a organização do ano letivo. “Essa formação nos dá o norte para iniciar o trabalho com os professores, apresenta os departamentos e facilita nosso direcionamento ao longo do ano. Apesar de algumas mudanças, é essencial estar atualizado para melhor atender nossos alunos, que são a prioridade”, afirmou.
A Jornada Pedagógica proporciona ferramentas para aprimorar o trabalho de gestores e educadores no desenvolvimento de um ensino de qualidade.
Comentários
Brasil
Dupla é presa após passageiro viajar pelado em teto de carro a 100km/h
Comentários
Brasil
Bolsonaro diz que deve passar por cirurgia

Bolsonaro diz que deve passar por cirurgia
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nas redes sociais de que, provavelmente, precisará de uma nova cirurgia, em consequência da facada que levou em 2018.
“Em Brasília ou em São Paulo, após minha transferência, provavelmente passarei por uma nova cirurgia”, escreveu.
O político do PL foi atendido às pressas na sexta-feira (11) após sentir fortes dores abdominais e, neste sábado (12), será transferido para Brasília a fim de receber atendimento especializado.
No X (antigo Twitter), Bolsonaro disse: “Passamos a vida prontos pra qualquer batalha: política, jurídica, eleitoral, física até… Mas às vezes o que nos derruba não é o inimigo de fora, é o nosso próprio corpo”.
Segundo o ex-presidente, o quadro de saúde surpreendeu até os médicos. “Ontem fui internado às pressas com dores intensas e uma forte distensão abdominal, talvez sem me dar conta da gravidade da situação”.
Um dos médicos, então, explicou a Bolsonaro “que este foi o quadro mais grave desde o atentado que quase me tirou a vida em 2018″. O político do PL já foi submetido a cinco cirurgias e diversas internações por conta da facada.
No post, o ex-presidente disse estar “estável, em recuperação, e mais uma vez cercado por profissionais competentes”.
Ele também falou que “a missão continua, mas talvez com um pouco mais de atenção ao que me sustenta nela: a saúde, minha esposa, meus filhos e a fé em Jesus Cristo”.
Transferência
O senador Rogério Marinho (PL-RN) e o Hospital Rio Grande, em Natal (RN), afirmaram que Bolsonaro deve ser transferido para Brasília ainda neste sábado. A expectativa de chegada é de noite.
O ex-presidente está acompanhado pela equipe do Hospital Rio Grande e pelo seu médico pessoal, Cláudio Birolini, que veio de São Paulo para isso. Birolini é especialista em parede abdominal.
Comentários
Brasil
WhatsApp apresenta instabilidade e usuários não conseguem usar grupos

Foto: Reprodução
Você tentou mandar uma mensagem em um grupo de WhatsApp, mas foi surpreendido com um ponto de interrogação vermelho? Saiba que você não é o único a ser atingido por essa instabilidade do aplicativo.
Embora consigam enviar mensagens no privado dos contatos, usuários da rede social não tem conseguido se manifestar em grupos. Muitos deles usaram o X, antigo Twitter, para reporter o problema e buscar soluções.
A procura por informações foi tanta que o nome do WhatsApp foi parar entre os assuntos mais comentados do Brasil. “Estão tentando me calar. Oi, gente. Meu Deus”, diz um print publicado por uma pessoa. “Que ódio”, completou. “Foi só o meu WhatsApp que morreu?”, quis saber mais uma.
E, ao que tudo indica, o problema não é só no Brasil. Diversas pessoas de outros países estão reportando a mesma situação. “Se Cayó WhatsApp (Caiu o WhatsApp?)”, questionou uma mulher em espanhol. “WhatsApp down… can’t send to chat group of more than 3 members (WhatsApp caiu… não consigo enviar mensagens para grupos com mais de 3 membros”)”, disse outro, em inglês.
No Down Detector, portal que analisa os problemas reportados nas últimas 24h, mostra que, após as 11h, houveram mais de 1.420 notificações sobre o aplicativo. De acordo com o site, as primeiras reclamações se iniciaram pouco depois das 8h.
Fonte: Metrópoles
Você precisa fazer login para comentar.