Geral
DPE, OAB/AC e Conselho de Farmácia firmam parceria para capacitar sobre sinal de ajuda de mulheres vítimas de violência

“Nossa preocupação é de como agora a gente deve absorver algo deste tipo e quais as etapas de procedimentos que devem transcorrer para que haja a efetividade das ações”
Assessoria
A Defensoria Pública do Estado do Acre, por meio do Subnúcleo de Direitos Humanos 1, recebeu o diretor Executivo do Conselho Regional de Farmácia do Acre (CRFAC) e a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/Seccional Acre, Isnailda Gondim, para definir estratégias e ações de combate à violência contra a mulher.
Uma das ações é oferecer capacitação ao setor farmacêutico para reconhecer e agir diante do pedido de socorro feito por mulheres vítimas de violência ao apresentar o X vermelho na palma de uma das mãos.
Estabelecido em 2020 como resultado de grupo de trabalho criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para oferecer ação emergencial de ajuda a mulheres vítimas de violência durante a pandemia, no Acre o protocolo agora é estabelecido pelo Lei nº 3.736, que institui o Sinal Vermelho.
Pela lei, não só as farmácias podem acionar os serviços de emergência 190 como também bares, restaurantes, hotéis e supermercados, além de outros estabelecimentos comerciais ou públicos. “À época em que nós iniciamos nem existia a lei. Agora existe esta lei que ratifica o trabalho, mas agora precisamos capacitar as pessoas”, diz a diretora de Políticas para as Mulheres da SEASDHM.
O diretor Executivo do Conselho Regional de Farmácia disse que a entidade vai elaborar um plano que inclua inicialmente as redes de farmácia para receber a capacitação. “Nossa preocupação é de como agora a gente deve absorver algo deste tipo e quais as etapas de procedimentos que devem transcorrer para que haja a efetividade das ações”, disse.
Para a coordenadora do Subnúcleo dos Direitos Humanos 1, Juliana Caobianco, a medida fortalece as políticas de proteção à mulher vítima de violência e lembra que a difusão destas informações é fundamental para que toda a sociedade seja alcançada. Ela destaca as campanhas que a Defensoria Pública já está desenvolvendo para orientar mulheres a pedirem ajuda.
“Usamos justamente o sinal vermelho como carro-chefe da nossa campanha da Quinzena do Agosto Lilás para que a sociedade esteja sensibilizada para receber este pedido de socorro das mulheres e que as vítimas de violência tenham mais um recurso para pedir ajuda”, explica a defensora pública e coordenadora do Subnúcleo de Direitos Humanos, Juliana Caobianco.

Uma das ações é oferecer capacitação ao setor farmacêutico para reconhecer e agir diante do pedido de socorro feito por mulheres vítimas de violência ao apresentar o X vermelho na palma de uma das mãos.
Comentários
Geral
Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia
O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.
O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).
Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários
Geral
Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio
Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada
O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.
De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.
Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.
A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.
Comentários
Geral
PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.
O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.
“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.
Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Você precisa fazer login para comentar.