Conecte-se conosco

Geral

Doenças inflamatórias intestinais crescem quase 15% ao ano

Publicado

em

Alerta é da campanha Maio Roxo, da Sociedade de Coloproctologia

Detail of young woman´s stomach with hands on her hips, for pain, stomach ache, or periods pains
When: 18 Dec 2013

No dia 19 de maio, será celebrado o Dia Mundial das Doenças Inflamatórias Intestinais. A Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) alerta para o aumento da prevalência desses males no Brasil, chamando a atenção para a causa por meio da campanha Maio Roxo.

Segundo a entidade, as doenças inflamatórias intestinais atingem mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo e não têm cura, mas o diagnóstico precoce ajuda a estabelecer um tratamento para melhorar a qualidade de vida. No Brasil, tem sido observado aumento dos casos nos últimos anos, sendo as mais comuns a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa.

Estudo

Com base em dados do DataSUS, a SBCP analisou as taxas de incidência e prevalência das doenças inflamatórias intestinais no Brasil de 2012 a 2020. Foram analisadas informações de 212.026 pacientes de ambos os sexos, sendo 140.705 com doença de Crohn e 92.326 com retocolite ulcerativa.

Para o médico Paulo Gustavo Kotze, membro titular da SBCP e um dos autores de estudo, a incidência, ou seja, o registro de novos casos, subiu de 9,41 por 100 mil habitantes em 2012 para 9,57 por 100 mil habitantes em 2020, uma variação anual média de 0,80%. A prevalência, que é a soma dos casos, passou de 30,01 por 100 mil habitantes para 100,13 por 100 mil habitantes no mesmo período, uma variação média de 14,87% por ano.

“No Brasil, a prevalência das doenças inflamatórias intestinais chega a 100 casos para cada 100 mil habitantes no sistema público, sendo a maior concentração nas regiões Sudeste e Sul. Em alguns países desenvolvidos, a prevalência pode chegar a até 1% da população. Já a incidência média em 2020 no país foi de sete casos para retocolite ulcerativa e três para doença de Crohn para cada 100 mil habitantes”, disse Kotze.

Causas e sintomas

A SBCP alerta, também, que as doenças inflamatórias intestinais são mais frequentes em adolescentes e adultos jovens, de 15 a 40 anos, com causas relacionadas a fatores genéticos, imunológicos, ambientais, alimentares e alteração da flora intestinal. O tabagismo é um fator de risco para agravamento da doença de Crohn.

Os sintomas das duas doenças são parecidos, mas a retocolite ulcerativa acomete apenas a mucosa intestinal do reto e do cólon, conhecido como intestino grosso. Já a doença de Crohn pode atingir todo o trato digestório, da boca ao ânus, sendo mais prevalente no intestino delgado, colón e região perianal, provocando inflamações em todas as camadas intestinais.

Entre os sintomas estão diarreia crônica com sangue, muco ou pus, associada a cólicas abdominais, urgência evacuatória, falta de apetite, fadiga e emagrecimento. Em casos mais graves, o paciente pode ter anemia, febre, desnutrição e distensão abdominal. Entre 15% e 30% dos pacientes apresentam, ainda, manifestações extraintestinais como dor nas articulações, lesões de pele ou oculares.

O diagnóstico das doenças inflamatórias intestinais é feito por especialista, após análise do histórico clínico e exames laboratoriais, endoscópicos, radiológicos e biópsias. Kotze afirma que os sintomas podem ser confundidos com os de doenças mais comuns, como síndrome do intestino irritável e diarreias infecciosas, “por isso, é fundamental uma análise global do paciente”, diz ele.

Tratamento

As doenças inflamatórias intestinais não têm cura, mas o tratamento adequado permite o controle do processo inflamatório e dos sintomas, com a indução da remissão da doença por meio de anti-inflamatórios tópicos, corticoides e medicamentos injetáveis. A manutenção da condição é feita sem corticoides, podendo associar imunossupressores e biológicos. De acordo com Kotze, o diagnóstico precoce é importante para evitar complicações.

“Mesmo com adequado tratamento clínico, os desafios de melhora persistem e uma parte significativa dos pacientes ainda necessita de diversos tipos de cirurgia para o seu tratamento. A importância do diagnóstico e tratamentos precoces reside na possibilidade de se evitar complicações e consequentes cirurgias”, acrescenta.

Outro ponto importante para os pacientes é seguir uma dieta adequada. Segundo a SBCP, os bons hábitos alimentares podem prevenir o desenvolvimento da doença e manter a remissão.

A orientação deve ser feita por uma equipe multidisciplinar de médicos e nutricionistas, já que o tipo de alimento recomendado varia de acordo com a fase e gravidade da doença em cada paciente.

Edição: Kleber Sampaio

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Prefeito Jerry Correia inicia semana com reunião de planejamento educacional para 2026

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira(19), o prefeito Jerry Correia iniciou a semana de trabalho na Secretaria Municipal de Educação, participando de uma reunião estratégica de alinhamento e planejamento das ações para o ano de 2026.

O encontro contou com a presença da secretária municipal de Educação, Vanderléia, e da coordenadora de Ensino, Márcia. Durante a reunião, foram discutidas metas, prioridades e estratégias voltadas ao fortalecimento da educação no município, com foco na melhoria da qualidade do ensino e no planejamento antecipado das políticas educacionais.

O prefeito destacou a importância do diálogo constante entre a gestão municipal e a equipe da Educação, ressaltando que o planejamento é fundamental para garantir avanços concretos e duradouros. “Investir tempo em planejamento é investir no futuro das nossas crianças e jovens”, afirmou.

A Prefeitura de Assis Brasil segue empenhada em construir, de forma integrada, ações que assegurem uma educação pública cada vez mais eficiente e inclusiva, reafirmando o compromisso da gestão com o desenvolvimento do município.

Comentários

Continue lendo

Geral

Mulher é ferida com gargalo de garrafa dentro de casa no bairro Chico Mendes

Publicado

em

Jéssica Raiani Silva de Lima, de 29 anos, foi ferida com o gargalo de uma garrafa na noite deste domingo (18), dentro da própria residência, localizada na Rua Tião Natureza, no bairro Chico Mendes, em Rio Branco.

Segundo informações repassadas pela Polícia Militar, Jéssica consumia bebida alcoólica na companhia de uma amiga, identificada como Neide, e de um homem, quando uma discussão teve início entre as mulheres. Durante o desentendimento, Neide quebrou uma garrafa e atingiu a vítima no braço direito.

O golpe provocou o rompimento de uma veia e de uma artéria, causando sangramento intenso. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e uma ambulância de suporte básico prestou os primeiros socorros no local. Em seguida, Jéssica foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável.

A Polícia Militar esteve na residência, colheu informações e prendeu a suspeita em flagrante. Neide foi conduzida à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde ficará à disposição da Justiça para os procedimentos legais.

Comentários

Continue lendo

Geral

Jovem é agredida com tijolo durante confraternização no bairro Esperança, em Rio Branco

Publicado

em

Maria Geiciane Almeida, de 20 anos, foi agredida com um tijolo na noite deste domingo (18), durante uma confraternização realizada na Rua Esmeralda, no bairro Esperança, em Rio Branco.

De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima participava de uma bebedeira com amigos quando se envolveu em uma discussão com uma amiga. Em meio ao desentendimento, a agressora teria se exaltado, apanhado um tijolo e atingido Maria Geiciane na região da cabeça. Após o ataque, a suspeita fugiu do local.

Mesmo ferida, a jovem conseguiu caminhar até a frente de uma residência próxima, onde pediu ajuda a moradores.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e uma ambulância de suporte avançado realizou os primeiros atendimentos no local. Em seguida, a vítima foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, na Baixada da Sobral. Segundo a equipe médica, o estado de saúde dela é considerado estável.

Policiais militares do 1º Batalhão estiveram no local, colheram informações e realizaram buscas na região, mas a agressora não foi localizada.

O caso será apurado pela Polícia Civil.

Comentários

Continue lendo