Acre
DNIT assegura a Gladson Cameli que não haverá cortes nas obras das BRs 364 e 317
O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Valter Silveira, assegurou ao senador Gladson Cameli (PP-AC), na tarde desta terça-feira, 15, que a recuperação das BRs 317 e 364 e a construção da Ponte sobre o Rio Madeira não estão inclusas no pacote de cortes no orçamento anunciadas, nesta semana, pelo governo federal.
Gladson Cameli ressaltou a importância das obras do Acre não serem paralisadas. “O país passa por uma crise muito séria. Ontem, o governo apresentou um duro ajuste fiscal e uma redução de gastos de mais de R$20 bilhões foi anunciada para equilibrar as contas. Porém, as medidas propostas precisam ser bem pensadas e não podem prejudicar os serviços que são prioritários para o país. Fico muito feliz em saber que a recuperação das BRs e a construção da Ponte não estão nesse pacotão”, disse.
O diretor-geral do Dnit, Valter Silveira e a assessoria técnica do órgão asseguraram que a recuperação da BR-364 é uma das obras mais importantes do Brasil, pois faz integração com o restante do país. Os trabalhos iniciados no Estado do Acre não serão paralisados. A equipe continua executando o cronograma dentro do prazo”, afirmou Silveira.
Cameli tem fiscalizado frequentemente o andamento das obras. Em julho, o senador fez uma visita técnica para verificar a execução do projeto da Ponte sobre o Rio Madeira e nesta semana percorrerá mais uma vez a BR-364. O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem (PP-AC), também participou da reunião.
Comentários
Acre
Deracre executa limpeza de acesso à área da ZPE em Senador Guiomard

Foto: Ascom/Deracre
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), executa nesta segunda-feira, 21, serviços de limpeza e organização do acesso à Zona de Processamento de Exportação (ZPE), localizada no município de Senador Guiomard. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou que a ação atende à orientação do governador Gladson Camelí de cuidar da infraestrutura estratégica do estado.
“Estamos executando a limpeza e a organização do acesso à ZPE para garantir um ambiente adequado, seguro e funcional. Esse cuidado com a infraestrutura é fundamental para apoiar o desenvolvimento econômico e criar condições para atrair novos investimentos”, afirmou.
As frentes de trabalho concentram-se na limpeza da área de acesso, retirada de resíduos, desobstrução de trechos e adequação do entorno, garantindo melhores condições de circulação e melhor apresentação do espaço. A intervenção contribui para a organização visual e funcional da ZPE, que conta com 117 terrenos disponíveis para a instalação de empresas.
O trabalho do Deracre integra o processo de reestruturação física, regulatória e operacional do complexo, iniciado após a atualização da legislação federal das Zonas de Processamento de Exportação, em 2023. Nesta etapa, o governo do Estado atua de forma integrada, com a participação de secretarias, autarquias e da Prefeitura de Senador Guiomard, em ações voltadas à infraestrutura, organização do espaço e articulação logística.
Com os serviços executados, o acesso à ZPE passa a oferecer melhores condições para a circulação de veículos, a realização de visitas técnicas e futuras operações, reforçando o compromisso do governo do Acre com o fortalecimento da industrialização e da capacidade exportadora do estado.
Comentários
Acre
Rio Acre inicia vazante em Rio Branco, mas segue acima da cota de transbordamento
Mesmo em descida, nível do rio permanece 1,31 metro acima do limite crítico, segundo a Defesa Civil

Foto: Jardy Lopes
O Rio Acre começou a apresentar vazante em Rio Branco na manhã desta terça-feira (3). De acordo com boletim divulgado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, o nível do manancial foi registrado em 15,31 metros às 5h16, já com indicação de descida.
Apesar da redução, o rio segue acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros, permanecendo 1 metro e 31 centímetros acima do limite considerado crítico. A cota de alerta no município é de 13,50 metros.
Ainda segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas, com acumulado de 0,00 milímetro no período, fator que contribuiu para a tendência de vazante observada.
O comportamento de descida do rio já havia sido identificado na noite desta segunda-feira (2). Às 18h, o nível estava em 15,43 metros e, às 21h, marcou 15,42 metros, confirmando o início da vazante.
As informações foram repassadas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que segue monitorando o nível do Rio Acre.



Você precisa fazer login para comentar.