Conecte-se conosco

Acre

Diretor do Iapen é exonerado após denúncia de agressão à companheira no Acre

Publicado

em

O diretor operacional do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Tiênio Rodrigues Costa, foi exonerado do cargo em edição extra do Diário Oficial (DOE) na tarde de sexta-feira (28). No mesmo cargo, foi nomeado Maycon Mendonça de Mesquita.

Segundo informações obtidas pelo ac24horas por meio de um boletim de ocorrência, a exoneração ocorreu após denúncia de agressão à ex-companheira, identificada pelas iniciais D.N.S., registrada na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Rio Branco.

Tiênio Rodrigues Costa, tornou-se alvo de uma investigação policial após a ex-companheira, com quem viveu 23 anos, registrar um Boletim de Ocorrência no dia 10 de novembro relatando um episódio de tentativa de feminicídio. A denúncia envolve o uso de uma caminhonete Triton cinza, veículo oficial do órgão, durante um encontro na frente da residência do servidor.

Conforme o registro policial, a mulher relatou que chegou ao local por volta das 20h15 e encontrou Tiênio dentro do veículo oficial. Ao se aproximar para conversar, ela apoiou o braço na porta da caminhonete. No mesmo momento, segundo o depoimento, o diretor acelerou o veículo, fazendo com que ela fosse arrastada por alguns segundos até cair ao solo e desmaiar logo depois.

A vítima informou que sofreu escoriações nos joelhos, coxas, mãos, antebraços e barriga. O capacete que utilizava impediu ferimentos na cabeça. Ela também afirmou que Tiênio deixou o local sem prestar socorro.

Juiz das Garantias concede medidas protetivas

A Vara Estadual do Juiz das Garantias da Comarca de Rio Branco analisou, em decisão de plantão, o pedido de medidas protetivas de urgência formulado por D.N.S. contra Tiênio Rodrigues da Costa. O processo tramita sob o número 0707029-65.2025.8.01.0912.

A vítima relatou que conviveu maritalmente com o autor por 15 anos, e que possuem dois filhos. Segundo D.N.S., ao se dirigir até a residência do ex-companheiro, este estava dentro de seu veículo de trabalho. Ao tentar conversar, a mulher afirmou ter colocado o braço na porta para se apoiar, momento em que o requerido acelerou o carro, arrastando-a por alguns segundos. Ela sofreu lesões nas coxas, joelhos, antebraço, palma da mão direita e barriga.

Diante do relato e da documentação apresentada, incluindo o formulário de avaliação de risco de violência doméstica, o juiz concluiu que há risco atual e concreto à integridade física e psicológica da vítima e dos filhos, sendo cabível a aplicação das medidas protetivas solicitadas.

No entanto, quanto ao pedido de suspensão temporária do porte de armas, o juiz entendeu que não há, neste momento, indícios de risco iminente à vida ou integridade da vítima. O episódio ocorreu quando a própria requerente se dirigiu à residência do autor, e não há registro de que ele tenha utilizado ou ameaçado com arma de fogo. O pedido foi, portanto, indeferido, sem prejuízo de nova análise caso surjam novos elementos.

Com base nos artigos 282, I, §2º, c/c art. 319 do CPP, e nos artigos 19, §1º, c/c art. 22, III, “a” e “b” da Lei Maria da Penha, o juiz determinou a aplicação das medidas protetivas em favor da vítima, D.N.S., em relação a Tiênio Rodrigues da Costa.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Publicado

em

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.

A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.

O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.

Comentários

Continue lendo

Acre

Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Publicado

em

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.

Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.

Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.

A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.

Atualizacão

Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento

Publicado

em

Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada 

A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.

Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.

— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.

O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada 

Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.

Veja vídeo entrevista:

Comentários

Continue lendo