Conecte-se conosco

Extra

Dimas Gurgel – Política, economia e atualidades

Publicado

em

O Renascimento de Joesley

Em artigo assinado e publicado pela Folha de S. Paulo neste domingo, o empresário Joesley Batista afirmou que o dia 17 de maio – data do vazamento pela imprensa sobre o esquema de corrupção envolvendo a J&F e autoridades políticas foi um marco em sua vida.

Quase Jesus

Segundo o empresário, a data ficou marcada como “o dia do seu renascimento”. Joesley Batista afirmou que teve coragem para romper com elos inimagináveis da corrupção praticada pelas maiores autoridades do nosso país, referindo-se ao presidente da República, Michel Temer.

Coisa de maluco

A Coreia do Sul “vai pagar o mais alto preço por condenar o recente teste de míssil balístico intercontinental” norte-coreano escreveu no sábado o jornal norte-coreano Rodong Sinmun.

Leitura correta

O Senador da República Gladson Cameli (PP), disse que qualquer outra candidatura ao governo pela oposição “tá a serviço do governo”. Cameli fez essa e outras declarações durante uma transmissão ao vivo em uma rede social.

 Que nem mulher de malandro

Quem  acompanha politica sabe, se a oposição lançar mais de uma candidatura ao governo, certamente  irá colecionar mais uma derrota…

Pode até não ser o dono…

Como foi dito por alguns líderes e parlamentares da oposição no estado do Acre, o senador Gladson Cameli (PP), de fato não é o dono da oposição, mas é o que mais agrega e soma votos, além de ser o mais temido pela Frente Popular, Simples Assim…

É preciso lembrar

Direitos todos têm, pois vivemos em uma democracia, porém o que precisa ser analisado é quem realmente tem a suposta aprovação do Povo, no momento e conjuntura atual, o Senador Gladson (PP), sem dúvidas parece ser o melhor nome.

Tudo pode acontecer

Em politica não se pode descartar nenhuma hipótese, ouvi de um Cardeal petista, que tudo será analisado, ´´ o que é certeza hoje, pode não existir amanhã´´, faremos o que  for possível, mas não perderemos o governo, declarou a lenda petista.

Menina sábia

O que dizer da Jovem e atuante prefeita de Brasiléia Fernanda Hassem? Apesar da pouca idade, Fernanda Hassem  surpreende a cada momento…

No ponto morto

Diferente da Prefeita de Brasiléia, alguns prefeitos apesar de experientes e terem administrado seus respectivos municípios, não conseguiram até aqui, sair do ponto morto.

Diziam na Campanha

O que mais se escutava na campanha, era que a experiência contava muito e, que segundo os próprios, não tinha o direito de errar, pois já haviam sido gestores, na teoria é uma coisa e na prática e vem literalmente sendo outra.

Contra Fatos não existe argumentos

É importante lembrar que Tadeu Hassem, Secretário Municipal de Finanças, não é um cargo comissionado, além de ter formação na respectiva área pela qual atua, é concursado. Logo é um servidor público de carreira.


De frente do Dimas

 

Entrevista Gislene Salvatierra…

 

Dona Gislene, a senhora é vista como ícone na educação do nosso município, qual a sensação de ter ajudado tantas pessoas e o desenvolvimento da nossa cidade?

Fico feliz em ter conseguido dar a minha parcela de contribuição para a educação de nosso município e ter ajudado pessoas, isso porque a comunidade escolar sempre me deu seu aval.

Na sua concepção o Brasil está no rumo certo no campo educacional?

Eu diria que o Brasil ainda não encontrou o rumo certo no campo educacional.

De que forma podemos fazer mais pela educação?

Se começarmos a valorizar mais os professores e focarmos na base que é alfabetização, leitura, interpretação, ortografia e nas quatro operações, os demais viria com mais facilidade.

Muitos especialistas dizem existir um programa educacional anexado à quantidade e não qualidade, a senhora concorda com essa afirmação?

Infelizmente isso é verdade.

Dona Gislene, Brasiléia já foi um município rico em Cultura, devido a alguns fatores isso diminuiu ao longo dos anos, de que forma isso afetou a cidade?

Afeta muito, uma cidade sem cultura, sem historia e sem tradição jamais terá personalidade própria.

Tínhamos vários festivais tradicionais, festival de danças, festival de praias, festival de quadrilhas, qual a importância desses festivais, sobretudo para os Jovens?

Temos que resgatar esses festivais, as crianças, adolescentes e jovens precisam vivenciar esses momentos e ocupar seu tempo livre em bons entretenimentos.

No futebol assim como no Voleibol, fomos por várias vezes fomos  campeões do estado orgulhando nossa cidade, podemos dizer que Cultura, educação e esporte caminham juntos?

Com certeza, temos que dar a devida importância a esse tripé.

Havia em nossa cidade uma banda tradicional, que por muitos anos foi esquecida, no aniversário de Brasiléia de 2017, moradores do centro foram acordados ao suave som da banda, alguns como o meu pai se emocionaram, como a senhora se sentiu vendo o resgate dessa cultura e tradição?

Acompanhei a banda com muita emoção, e nos diversos locais onde estivemos, pude ver a alegria estampada nos rostos das pessoas, principalmente das mais antigas, as que já conheciam essa tradição em nosso município. Foi emocionante!

Desde o início de seu mandato a prefeita Fernanda Hassem (PT), tem demonstrado nítido interesse em resgatar a Cultura da Cidade, temos várias atuações nesse sentido, como recuperação, da tradicional e histórica Praça Hugo Poli, a prefeita está no caminho certo?

A Prefeita Fernanda Hassem, está no caminho certo e, tanto eu como outras pessoas, queremos contribuir com esse resgate.

Há poucos dias tivemos uma pequena exposição no centro cultural, fale um pouco de como foi a exposição e a importância histórica para a cidade (…)

Na Exposição de Fatos e Fotos Históricos realizada no Centro Cultural “Sebastião Joaquim Dantas Barroso” por ocasião do Aniversário dos 107 Anos de Fundação de Brasiléia, foi mostrado ao público um pouco da historia, dos objetos antigos, fotos dos prefeitos e de personagens que contribuíram para o seu desenvolvimento, costumes e tradições. Isso tudo para que as novas gerações tomem conhecimento e dêem continuidade a esse legado deixado por nossos antepassados,

Considerações finais…

Conclamo a todas as pessoas que amam Brasiléia para continuar trabalhando em prol do seu desenvolvimento para que todos nós que aqui habitamos, tenhamos uma vida com qualidade e uma convivência de paz e harmonia.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Motoristas e sindicatos denunciam má qualidade do combustível boliviano em Cobija

Publicado

em

Reclamações se multiplicam em menos de um mês; entidades de transporte apontam danos a veículos e cobram providências do governo

A menos de um mês da liberação para que estrangeiros abasteçam nos postos de gasolina de Cobija, capital do departamento de Pando, na Bolívia, motoristas e representantes do setor de transporte passaram a relatar problemas relacionados à qualidade do combustível, principalmente gasolina e diesel.

Com a autorização do novo governo boliviano, os postos da cidade passaram a receber um grande fluxo de veículos brasileiros, atraídos pelo preço mais baixo praticado no país vizinho. No entanto, poucos dias após a medida, surgiram denúncias em várias regiões da Bolívia.

A Confederação Sindical dos Motoristas da Bolívia afirmou que as reclamações se espalharam por todo o território nacional. O líder da entidade, Victor Tarqui, declarou que “as denúncias choveram a nível nacional” e garantiu que há provas a serem apresentadas em reunião com o Ministério dos Hidrocarbonetos.

Segundo Edson Valdez, executivo da Federação Departamental de Motoristas Primeiro de Maio, de La Paz, mais de 100 denúncias formais já foram encaminhadas relatando deficiência na qualidade do combustível, situação que estaria causando falhas mecânicas e danos aos veículos. O setor pretende exigir explicações e solicitar inspeções surpresa nos postos.

Autoridades e representantes do transporte classificaram como “absurda” a justificativa apresentada pelo Ministério dos Hidrocarbonetos, que atribuiu o problema à gestão anterior e ao estado dos tanques após meses de uso. Diante do cenário, dirigentes defendem que a estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) assuma a reparação dos veículos afetados.

Em Cobija, a Federação de Transporte Auto 11 de Outubro, também relatou uma série de falhas mecânicas que podem estar relacionadas à qualidade do combustível comercializado na região. O dirigente Ysmael Salvatierra alertou que, caso não haja uma solução imediata, a categoria pode declarar estado de emergência e iniciar protestos para chamar a atenção do governo nacional.

Segundo Salvatierra, a continuidade do problema pode provocar impactos significativos no transporte e na economia local, afetando tanto motoristas bolivianos quanto estrangeiros que utilizam o combustível vendido na região de fronteira.

VEJA VÍDEO REPORTAGEM COM A TVU

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE REABERTURA DE PRAZO

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO

AVISO DE REABERTURA DE PRAZO

PREGÃO ELETRÔNICO N° 026/2025 – COMPRAS.GOV 90026/2025

Comunicamos a reabertura de prazo do PREGÃO ELETRÔNICO N° 90026/2025 (UASG 980105), publicada no D.O.U nº 8, pág. 239, de 13/01/2026.

Objeto: Registro de preços para aquisição de Material de expediente e suprimentos de informática, destinados a atender às necessidades das diversas secretarias, departamentos e órgãos que compõem a estrutura administrativa da Prefeitura do município de Brasiléia/AC.

Entrega das Propostas: a partir de 06/02/2026 às 08h00 no site www.comprasnet.gov.br.

Abertura das Propostas: 24/02/2026, às 09h30 (horário de Brasília) no site www.comprasnet.gov.br.

As características, especificações e demais requisitos estão descritos no Edital e seus anexos, à disposição nos sites https://www.gov.br/compras/pt-brhttps://www.brasileia.ac.gov.br/ e https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/. Maiores informações poderão ser obtidas pelo e-mail [email protected]

Brasiléia/AC, 05 de fevereiro de 2026.

Thaísa Batista Monteiro Pontes

Pregoeira

Comentários

Continue lendo

Extra

Em Brasília: Carlinhos do Pelado se reúne com secretário nacional de defesa civil e anuncia construção de moradias e recuperação da encosta do Rio Acre em Brasiléia

Publicado

em

Por Fernando Oliveira
Fotos: Secom/ Prefeitura de Brasileia

Durante agenda oficial em Brasília, o prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, se reuniu com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, para tratar da liberação de recursos destinados à construção de moradias populares e à recuperação da encosta do Rio Acre, na Rua Olegário França bairro Eldorado.

O encontro teve como foco principal o repasse de recursos federais para a construção de 13 unidades habitacionais que irão beneficiar famílias desalojadas em decorrência da alagação registrada em 2023, além de investimentos na recuperação das margens do rio, área historicamente afetada por cheias e erosões.

Segundo o prefeito, o município já cumpriu todas as etapas técnicas necessárias para o início das obras. “Estou em Brasília cumprindo uma importante agenda institucional. Visitei o gabinete do Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil tratando do repasse de recursos para a construção de 13 unidades habitacionais destinadas às famílias que foram desalojadas na alagação ainda de 2023. A Prefeitura já possui todo o processo em andamento e empresa vencedora, aguardando apenas o repasse do Governo Federal para dar início às obras e garantir moradia digna para quem mais precisa”, afirmou Carlinhos do Pelado.

O prefeito também destacou o compromisso da gestão municipal em acelerar os trâmites para transformar os projetos em realidade. “Seguimos trabalhando com responsabilidade e compromisso, buscando acelerar os recursos e transformar projetos em realidade para nossa gente. Em breve iniciaremos os trabalhos e, se Deus quiser, logo estaremos realizando a entrega dessas casas para a população que tanto precisa”, completou, agradecendo ainda o apoio do presidente Lula ao nosso município.

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, confirmou que os projetos apresentados pelo município estão em fase final de aprovação e anunciou a liberação iminente dos recursos. “Nós temos dois planos aqui que estavam nos finalmentes: o da construção de 13 moradias e o da margem de rio Acre no município. Esse é bastante significativo, são cerca de 4 milhões de reais em investimentos. Os projetos foram feitos pela Prefeitura e agora com orçamento composto podermos garantir que no máximo, na segunda-feira, nós vamos aprovar e liberar esses dois planos de trabalho”, declarou.

De acordo com o secretário, a expectativa é que as obras tenham início ainda no mês de fevereiro. “Acho que dá para começar ainda em fevereiro essas obras tão importantes para a população de Brasiléia. São moradias e também a reforma e a encosta beira do rio, onde as pessoas sofrem muito com as cheias”, ressaltou.

Ao final, Wolnei Wolff elogiou a articulação do prefeito e reforçou o compromisso do Governo Federal com as populações mais vulneráveis. “Quero agradecer pessoalmente ao prefeito pela intenção e pela boa vontade em buscar esses investimentos e também ao presidente Lula por estar sempre atento às pessoas carentes que precisam tanto”, concluiu.

Comentários

Continue lendo