Extra
Dimas Gurgel – Política, Economia e Atualidades

Pecar pelo silêncio, quando se deveria protestar, transforma homens em covardes.
Palavras dele…
Em discurso no interior de Minas Gerais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quinta-feira (26), que já não é mais o momento de pedir a saída antecipada do presidente Michel Temer (PMDB), mas de defender o nome de um novo presidente ou de uma presidenta.
Briga de gente grande
Os ministros Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes protagonizaram nesta quinta-feira (26) uma tensa discussão no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF).
O bixo pegou…
“Não transfira para mim essa parceria que vossa excelência tem com a leniência em relação à criminalidade de colarinho branco”, disse Barroso ao final da discussão a Gilmar Mendes, que apenas respondeu: “Hehehe, imagine”.
+PSDB, DEM e até PMDB dão menos votos
Os tucanos estão divididos sobre a permanência do partido no governo. A ala favorável a Temer é comandada pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), presidente licenciado do partido. Entre os deputados tucanos de Minas, Estado de Aécio, 6 dos 7 votos foram contra a abertura de investigação contra Temer.
O rejeitado
O brasileiro Michel Temer é considerado o presidente com maior taxa de rejeição do mundo, atrás até do venezuelano Nicolás Maduro, indicou uma pesquisa do grupo de análise política Eurasia. De acordo com a sondagem, que coletou dados a partir do mês de agosto, Temer detém 3% de aprovação popular, a menor em todo o mundo.
Será?
O presidente Michel Temer afirmou nesta quinta-feira, em vídeo gravado para as redes sociais um dia após a derrubada pela Câmara dos Deputados da segunda denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra ele, que “a verdade venceu” e o Brasil ficou mais forte depois de as instituições serem testadas.
É muito amor
O Senador Sérgio Petecão (PSD), deverá se casar em casamento coletivo com a sua parceira de muitos anos Marfisa Galvão, no dia 27, Marfisa é natural de Brasiléia.
Não pode acontecer
Tanto aos vivos quanto aos mortos o respeito deve sempre existir, essa semana várias sepulturas foram mexidas, vale lembrar que dia 02 de novembro e o dia daqueles que em vida tanto nos deram alegria.
Gato escaldado…
O povo de Brasiléia sabe o que passou, além de duas grandes enchentes, teve sua esperança furtada por aqueles que o único projeto era o da destruição.
Erros e acertos
Em toda gestão existem os erros e acertos, não é diferente na gestão da prefeita de Brasiléia Fernanda Hassem (PT), e a gestão de Tião Flores (PSB).
Não foi nenhum demônio
O ex-prefeito de Brasiléia Everaldo Gomes não foi nenhum demônio, teve alguns acertos, infelizmente mais erros que acertos…
Aprendeu a lição
O prefeito do município de Epitaciolândia Tião Flores aprendeu algumas lições com sua gestão anterior. Flores vem aprimorando cada dia mais sua gestão.
O Mestre mandou
Parece brincadeira do Gentili, mas não é… O que o mestre manda as marionetes. Opa! digo vereadores, obedecem, assim continua “o trio parada dura”.
Ato bonito
Conheço o esporte, logo posso falar com propriedade, fiquei muito feliz ao saber que com esforço de amigos que tinha na frente do movimento ‘manim’ Ferrari, conseguiram ajudar um jovem que há bastante tempo precisava de uma cadeira de roda, valeu ‘manim’ e turma, esporte é isso.
Mais uma vez…
Mais uma vez a região do Alto Acre poderá ficar sem um representante direto em nossa região, falta interesse? Falta nome? Falta recursos? O que falta?
Não precisamos?
Será que uma região tão carente e com milhares de eleitores não tem o direito de ter um representante na câmara federal?
Pré sal
A Petrobras será “seletiva” nas ofertas que fará no próximo leilão de áreas do pré-sal, que será realizado nesta sexta-feira (27). A estatal, no entanto, será “firme” nas propostas que fará para as áreas que vê potencial de produção.
Comentários
Extra
Polícia Civil detém suspeito pela morte do ativista cultural Moisés Alencastro em Rio Branco
A Polícia Civil do Acre (PC-AC) deteve um suspeito pela morte do ativista cultural, jornalista e colunista social Moisés Alencastro (foto), assassinado a facadas em seu apartamento, em Rio Branco. Durante a ação, os investigadores localizaram objetos pessoais da vítima na residência do suspeito, que teve o nome preservado para não comprometer o andamento das investigações.
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que trabalha para concluir as oitivas até a manhã desta terça-feira, quando deverá se pronunciar oficialmente sobre o caso. Por enquanto, a Polícia Civil informou que não irá se manifestar para não interferir nas apurações.
O caso está sendo conduzido pelo delegado Alcino Júnior, coordenador da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que trabalha com duas principais linhas de investigação: a primeira aponta para crime motivado por homofobia; a segunda considera a possibilidade de latrocínio (roubo seguido de morte).
A perícia do Instituto Médico Legal (IML) realizada no apartamento da vítima e no veículo abandonado na estrada do Quixadá, encontrado com os pneus furados e o porta-malas aberto, pode ser determinante para esclarecer a dinâmica do crime. Dentro do carro, foram encontrados alguns pertences pessoais de Moisés.
Segundo o delegado, o estado em que o veículo foi localizado reforça, até o momento, a hipótese de latrocínio. “O modus operandi indica que o homicídio ocorreu primeiro e, em seguida, o autor teria se aproveitado da situação para subtrair os bens da vítima”, afirmou.
Os peritos não encontraram sinais de arrombamento no apartamento, o que indica que Moisés provavelmente conhecia o autor do crime. Vizinhos relataram à polícia que viram o carro da vítima deixando o estacionamento do condomínio por volta das 21h. O motorista, em atitude apressada, teria batido duas vezes no portão antes de fugir em rumo ignorado.
O corpo de Moisés Alencastro foi encontrado ao lado da cama, com diversas perfurações provocadas por faca, dentro do apartamento localizado no Condomínio Nehine, no bairro Morada do Sol.
A Polícia Civil recolheu material biológico e outros vestígios tanto no local do crime quanto no veículo abandonado em uma estrada vicinal na parte alta do bairro São Francisco. Exames genéticos e papiloscópicos foram realizados para auxiliar na reconstituição dos fatos e na identificação da autoria.
“Agora estamos buscando novas pistas no veículo abandonado na zona rural para esclarecer completamente o caso”, afirmou o delegado Sandro Martins.
As investigações seguem em andamento.
Comentários
Extra
Prefeitura Municipal de Assis Brasil – AVISO DE LICITAÇÃO
Estado do Acre
Prefeitura Municipal de Assis Brasil
Comissão Permanente de Licitação
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO PRESENCIAL Nº 013/2025
OBJETO: “Contratação destinada a fornecer material de consumo, higiene, limpeza, descartável e utensílios domésticos. Visando atender as necessidades da Secretaria Municipal de Administração, no âmbito da Prefeitura Municipal de Assis Brasil”
Origem: Secretaria Municipal de Saúde.
Data da Abertura: 15.01.2026 as 09:00h
Retirada do Edital: 23/12/2025 à 14/01/2026
Local De Retirada: site do TCE: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e e-mail: [email protected] e no site da Prefeitura Municipal de Assis Brasil – Ac www.assisbrasil.ac.gov.br
Horário: de Segunda – Feira à Quinta – Feira das 07:00 às 12:00 horas e de Sexta – Feira das 07:00 às 13:00 horas.
Assis Brasil -AC, 22 de dezembro de 2025.
Willian Azevedo Bandeira
Pregoeiro PMAB
DECRETO Nº022/2025
Comentários
Extra
Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Assis Brasil; polícia investiga execução por “disciplina” de facção
Corpo de Erivaldo Pereira, o “Badinha”, foi localizado no bairro Cascata; moradores relatam que vítima teria sido punida por suposta série de furtos na cidade

Informações apuradas no local, a Polícia Militar foi chamada até a Rua Otília Marinho de Amorim, onde constatou que a vítima já não apresentava sinais vitais. O cenário indicava sinais evidentes de violência extrema. Foto: cedida
Um homem identificado como Erivaldo Pereira, conhecido como “Badinha”, foi encontrado morto na noite deste domingo (21) no município de Assis Brasil, interior do Acre. O corpo apresentava sinais de violência extrema e foi localizado no bairro Cascata, na Rua Otília Marinho de Amorim, após moradores acionarem a Polícia Militar.
De acordo com relatos preliminares de testemunhas, a vítima teria sido submetida a uma ação conhecida como “disciplina” — termo usado por facções criminosas para punições brutais. A suposta motivação seria uma sequência de furtos atribuídos a Erivaldo na cidade, mas a polícia reforça que todas as linhas de investigação estão em aberto.
A análise inicial do local indicou que a morte pode ter sido resultado de fortes pancadas no tórax e abdômen, compatíveis com espancamento. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), que irá determinar a causa oficial do óbito.
O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que busca apurar as circunstâncias da morte e confirmar ou descartar a possível ligação com ações de grupos criminosos na região de fronteira.



Você precisa fazer login para comentar.