Extra
Dimas Gurgel – Política, Economia e atualidades
Um dia após o procurador-geral da República, Rodrigo Janot denunciar suspeitas de interferência no trabalho do Ministério Público Federal (MPF) e do Supremo Tribunal Federal (STF) por parte de executivos da JBS, eles disseram que “não falaram a verdade nas gravações entregues a PGR”. Em nota, enviada pela empresa de carnes, Joesley Batista e Ricardo Saud dizem ter mentido durante as conversas.
Mais uma
A Procuradoria-Geral da República ofereceu denúncia por formação de organização criminosa contra os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT, por crimes praticados contra a Petrobras no período entre 2002 e 2016.
Ficou barato
Em Sena Madureira um Juiz condenou um ”vereador” ao pagamento de indenização no valor de 50 salários-mínimos, bem como à prestação de serviços comunitários, pelo envio de ‘nudes’ a uma adolescente de 12 anos de idade.
Será que é só ele?
O delegado de Brasiléia, Roberto Lucena, foi denunciado pelo Ministério Público do Acre (MP/AC) por pratica de improbidade administrativa. O investigador, entre fevereiro de 2016 e julho de 2017, teria estudado medicina na Universidade Amazônica de Pando no horário em que deveria estar atendendo na delegacia da cidade.
Quem é o Líder?
Na política existem os grupos e logicamente líderes, algo que parece não existir na oposição em Brasiléia, nomes existem, mas não parece muito claro quem é líder.
Sem rumo e credibilidade
Assim parece a oposição, com um legado negativo e, figuras conhecidas do passado, fica difícil encontrar um rumo.
Pegou
Não tem como negar, o projeto implantado de ZUMBA na praça mais tradicional de Brasiléia, tem atraído milhões de mulheres, lindo de se ver, Parabéns.
Faz um Benchmarking Tião
É visto como um processo positivo e através do qual uma empresa examina como outra realiza uma tarefa específica a fim de melhorar a forma como realiza a mesma ou uma função semelhante.
O que é bom…
Acredito que uma gestão positiva, deve servir de modelo para as demais gestões, a Gestão de Brasiléia que já é considerada por muitos, como uma das melhores do estado, pode servir de modelo para outras gestões.
Assessores ou bajuladores?
Espero que o prefeito de Epitaciolândia Tião Flores (PSB), não acredite muito em tapinhas nas costas e bajuladores, a diferença é notória, quando o prefeito é rodeado de assessores ou bajuladores.
Nunca esqueço
Em uma reunião fechada, o senador Jorge Viana (PT), no inicio de sua gloriosa carreira política, disse em voz alta, que não precisava de bajuladores e sim de assessores, e deu no que deu…
Comendo pelas beiradas
Engana-se quem acha que o Senador Sérgio Petecão (PSD) está morto, de bobinho o menino não tem nada, faz política 24 horas…
De frente com Dimas
Entrevista Exclusiva com Tadeu Hassem, Secretário de finanças do município de Brasileia.
Secretário diante da notificação do (TCE), quais serão as medidas adotadas?
A prefeitura já iniciou as medidas, já foram emitidos vários decretos nesse sentido, com contenção de gastos, economia de energia, cortes de horas extras, gratificações, nomeações e aumento de salários, decretos inclusive, antes das notificações, um deles na data de 28/07/2017 e outro 31/07/2017.
Como foi o processo de transição?
Olha Dimas, pra ser sincero, não houve uma transição como a lei preconiza, tivemos dificuldades nas informações, além de um tempo curto, foram apenas duas semanas, na época foi muito difícil.
A prefeitura vem pagando todos os encargos?
Sim, todos os encargos são pagos religiosamente em dias, FGTS, INSS e outros encargos, coisa que não ocorria na gestão passada.
Quais as vantagens futuras, do ponto de vista econômico para os funcionários?
Isso garante ao servidor público uma aposentadoria, fundo de garantia e todos os direitos assegurados pela consolidação das leis trabalhistas vigentes em nosso País.
Brasileia foi o primeiro município do Acre a antecipar o décimo terceiro salário, em plena crise, isso foi um compromisso feito La atrás?
Isso foi algo acordado entre os servidores e a gestão, a prefeita Fernanda se comprometeu em Janeiro, por meio de um planejamento estratégico, prometeu e honrou, a prefeita está de Parabéns.
Portal de transparência?
Moderno, fácil acesso e linguagem popular, primeiro a população acessa o site, posteriormente o portal, no link servidor, o mesmo pode acessar o contracheque online, vale salientar que em poucos municípios isso ocorre, além disso, todos os pagamentos estão disponíveis no portal.
Secretário controlar gastos e investir ao mesmo tempo, não é algo fácil, sobretudo diante de uma crise financeira, como a prefeitura vem conseguindo manter isso?
Com planejamento, controle e, sobretudo, muita responsabilidade, sabemos que nosso orçamento é pequeno, limitado, as prefeituras passam por uma crise, fica difícil fazer milagres, mas em nenhum momento deixamos de investir, forma duas importantes ruas de nossa cidade que receberam asfaltadas por completo,parece pouco, mas é algo que não foi feito em quatro anos da gestão anterior,investimentos em medicamentos,iluminação pública,esporte,cultura,saneamento (lixão), praças como a Hugo Polli e Mirantes na Avenida Rolando Moreira, além de manter a cidade limpa,até aqui foram muitos investimentos e pode ter certeza, virão mais.
Brasileia voltou a ser orgulho no estado, não apenas como secretário, mas como filho da terra, como você se sente?
Muito feliz vendo a cidade em que nasci e, tenho meus amigos de infância e família,se desenvolvendo, a esperança voltando, renascendo, vejo o brilho voltar,a população tem sido parceira, tem feito o dever de casa, como diz o Slogan Brasileia eu amo eu cuido, a população entendeu, reconheço com muita humildade ainda existe muito pra se fazer, mas com trabalho e compromisso, iremos fazer tudo para ver nossa cidade avançar cada dia mais.
Considerações finais…
Agradeço a você Dimas Gurgel, você sabe que sou um assíduo leitor de sua Coluna, que a cada dia cresce, não apenas na regional do Alto Acre, mas em todo o estado, te desejo sucesso sempre, para a população quero dizer que iremos continuar trabalhando, dia pós dia, na chuva ou no sol, inverno ou verão, tem muito pra se fazer, reconhecemos isso, mas estamos no caminho certo, um forte abraço a todos, juntos somos mais fortes.
Comentários
Extra
Defesa Civil do Acre entra em alerta por elevação do Rio Acre e risco de alagamentos na capital

Rio Acre na fronteira já deu sinal de estabilidade e poderá dar sinais de vazantes nas próximas horas – Foto: Eldson Júnior
A Defesa Civil do Acre colocou suas equipes em estado de alerta em razão das fortes chuvas que atingiram o estado nas últimas horas e elevaram o nível do Rio Acre, com possibilidade de alagamentos e famílias desabrigadas, principalmente em Rio Branco.
De acordo com dados do sistema de hidrotelemetria, a chuva ultrapassou 100 milímetros em cerca de 12 horas, especialmente na região das Aldeias dos Patos, acima de Assis Brasil. Apesar do volume elevado, o nível do rio apresenta tendência de estabilização e leve recuo. Nas últimas quatro horas, a medição indicou nível abaixo dos 4 metros nos pontos mais altos do curso do rio.

Ponte metálica Dr José Augusto, que liga os municípios de Brasiléia e Epitaciolândia – Foto: Eldson Júnior
Na régua de medição instalada na ponte que liga Brasiléia e Epitaciolândia, o Rio Acre chegou próximo dos 9 metros por volta das 10h (horário local), mas também apresenta sinal de estabilização.
O coordenador da Defesa Civil na região de fronteira, major do Corpo de Bombeiros Sandro, divulgou vídeo tranquilizando a população, ao mesmo tempo em que reforçou que as equipes seguem em prontidão, com apoio das prefeituras de Brasiléia e Epitaciolândia.
Em Rio Branco, no entanto, a situação exige mais atenção. Nas próximas 48 horas, o cenário pode demandar maior atuação das autoridades estaduais e municipais, já que foram registrados alagamentos em áreas mais baixas próximas ao Rio Acre, além de bairros e igarapés atingidos pelas águas da chuva.

Em Rio Branco, regiões como o Bairro da Base já foi alcançados pelas águas em alguns pontos deixando a dEfesa Civil em alerta – Foto ac24horas
Diante do quadro, o governador Gladson Cameli e a vice-governadora Mailza Assis se reuniram com secretários e técnicos para definir estratégias, alinhar ações e colocar em prática o Plano de Contingência, com foco em reduzir impactos e prestar assistência às famílias afetadas.
A reunião do Gabinete de Crise ocorreu na Secretaria de Estado da Casa Civil e contou com a participação de órgãos estaduais e instituições envolvidas direta ou indiretamente na gestão ambiental e de riscos, reforçando a articulação para enfrentar o período de chuvas intensas no Acre.

Governo do Acre reuniu pastas comprometidas com o plano de contigência para antecipar ações emergenciais. Foto: José Caminha/Secom
Comentários
Extra
Apenas Brasiléia e Rio Branco estão aptas a receber recursos do governo federal por estarem adimplentes no CAUC
Dos 22 municípios do Acre, 20 estão impossibilitados de receberem recursos do governo federal por não cumprirem recomendações do Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (CAUC).
Apenas Brasiléia e Rio Branco estão adimplentes com esse sistema, atendendo a todas as exigências legais para a celebração de convênios e o recebimento de transferências voluntárias de recursos da União.
Fruto de um trabalho técnico e bem elaborado, Brasiléia voltou a adimplência, depois de anos nessa batalha, o que deixou o prefeito Carlinhos do Pelado bastante animado. “Fechar o ano com o município totalmente regular no CAUC, além de conquistar o Selo Ouro de Transparência e uma certificação nacional em governança, demonstra que estamos no caminho certo. Isso é fruto de muito trabalho, organização e compromisso da nossa equipe com o dinheiro público e com a população de Brasiléia”, afirmou o gestor.
O CAUC é um sistema informatizado, de acesso público e atualização diária, que reúne informações sobre o cumprimento de requisitos fiscais necessários para que estados e municípios possam receber transferências voluntárias da União. Ele consolida dados financeiros, contábeis e fiscais em um único documento, facilitando a verificação da regularidade dos entes federativos.
Entre os pontos avaliados estão o cumprimento dos limites constitucionais e legais, as obrigações de transparência, o adimplemento na prestação de contas de convênios e a regularidade financeira, regularidade no pagamento de precatórios, transparência da execução orçamentária, adoção do SIAFIC, aplicação correta dos recursos do Fundeb do município, dentre outros.
A regularidade no CAUC garante que os municípios continuem aptos a captar recursos, firmar parcerias e investir em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura e assistência social. É um trabalho contínuo, que exige atenção diária e integração entre as secretarias em favor da gestão como um todo.
Comentários
Extra
Polícia Civil prende dois suspeitos pela morte do jornalista Moisés Alencastro em Rio Branco

Primeiro a ser detido foi Antônio de Souza Morais, de 22 anos, estava escondido em uma área de mata na região do Eldorado, nas proximidades do bairro Quixadá.
Crime ocorrido no fim de semana teve repercussão estadual; polícia aponta motivação passional e segue investigando a dinâmica do assassinato
A Polícia Civil do Acre prendeu os dois principais suspeitos envolvidos no assassinato do ativista cultural e jornalista Moisés Alencastro, encontrado morto em seu apartamento na noite da última segunda-feira (22), em Rio Branco. O crime ocorreu no domingo (21), mas só foi descoberto após uma amiga registrar boletim de ocorrência informando o desaparecimento da vítima.

Moisés Alencastro foi encontrado morto na segunda-feira (22) no apartamento onde morava — Foto: Arquivo pessoal
Diante da ausência de contato, amigos foram até o imóvel, arrombaram a porta e encontraram Moisés deitado sobre a cama, já sem vida. A cena apresentava sinais claros de violência, levantando de imediato a suspeita de homicídio.
Durante as diligências iniciais, a Polícia Civil localizou o veículo da vítima abandonado no bairro São Francisco, na parte alta da capital, o que reforçou as investigações e auxiliou na identificação dos envolvidos.
No início da semana, a polícia deteve o primeiro suspeito, na casa de quem foram encontrados objetos pessoais pertencentes à vítima. O nome não foi divulgado para não comprometer o andamento do inquérito.
Na madrugada desta quinta-feira (25), Antônio de Souza Morais, de 22 anos, se entregou à polícia após ter a prisão decretada. Ele estava escondido em uma área de mata entre os bairros Eldorado e Quixadá, conforme denúncias recebidas pelos investigadores. Antônio teria confessado a autoria do crime, mas os detalhes ainda não foram tornados públicos.

Ainda nesta quinta-feira, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu o segundo suspeito, Nataniel Oliveira de Lima, em uma residência localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro Eldorado.
Ainda nesta quinta-feira, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu o segundo suspeito, Nataniel Oliveira de Lima, em uma residência localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro Eldorado. A prisão foi realizada após análise da perícia, que apontava a participação de mais de uma pessoa na dinâmica do crime.
Segundo a Polícia Civil, a principal linha de investigação indica que o homicídio pode ter sido motivado por razões passionais. As investigações seguem em andamento para esclarecer completamente as circunstâncias do assassinato e a participação individual de cada suspeito.




Você precisa fazer login para comentar.