Acre
DIMAS GURGEL – Política, economia e atualidade
A senadora Lídice da Mata afirmou que, no Senado, a discussão gira em torno da maneira em que a presidente Dilma Rousseff irá cair. “Entre nós (senadores), não discutimos se Dilma vai cair ou não. Mas sim, de que forma ela vai cair”.
Apelo Serôdio
A presidente Dilma Rousseff fez nesta segunda-feira (10) fez um “apelo” contra o que ela chamou de “vale-tudo” para atingir “qualquer governo, seja federal, estadual ou municipal”. No discurso, Dilma falava da crise pela qual o país passa.
3 anos e meio
Acho muito dificil a Presidente Dilma Rousseff segurar esse tempo todo governando o Brasil. É muito tempo para um governo que está totalmente sem rumos, e que a cada dia é mais rejeitado.
2013
Em seu ápice, milhões de brasileiros estavam nas ruas protestando não apenas pela redução das tarifas e a violência policial, mas também por uma grande variedade de temas como os gastos públicos em grandes eventos esportivos internacionais. Melhoria nos serviços públicos, e a indignção com a corrupção.
Ninguém ouviu
Não adianta dizer que foi apenas a Presidente que não deu a devida atenção as ruas. O congresso também em sua grande maioria ignorou, porém o povo está voltando e agora mais forte, e se voltar só Deus segura.
Mais uma
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES foi instalada e elegeu, por unanimidade, o deputado Marcos Rotta (PMDB-AM) como presidente do colegiado. Deputado federal em primeiro mandato, Rotta é vice-líder do bloco formado por PMDB, PP, PTB, PSC, PHS e PEN.
Programa da arrogância
O primeiro passo pra corrigir um erro é reconhecer que o erro existe. É impressionante a prepotência de um governo que tem apoio de apenas 7% da população, e continua agindo como se não estivesse ocorrendo nada.
No ninho Tucano
O senador Aécio Neves (PSDB) disse que, “pessoalmente” tem vontade de participar das manifestações pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) no domingo, “Estou consultando os demais dirigentes do partido para tomar uma posição essa semana”, afirmou o tucano.
Homenagem justa!
O Senado realiza na próxima quinta-feira (13), às 9h, sessão especial para reverenciar a memória do ex-governador de Pernambuco e ex-presidente do PSB Eduardo Campos, pela passagem de um ano do seu falecimento.
Tiro no pé
É evidente que as consequências da greve da educação no estado do Acre, serão desastrosas, para os alunos, professores, sobretudo para o governo e seu grupo.
Vai sobrar pra ele
Todos sabemos que nos bastidores muito se propaga o nome de Marcus Alexandre, atual prefeito da Capital Rio Branco, como futuro pré-candidato a função pública de governador do Estado. Pode ter certeza que a fúria dos professores e educação em geral, poderá ser debitada em sua conta .
Pode não ser o momento
Em plena crise, a deputada federal Jessica Sales (PMDB-AC) declarou apoio ao projeto de lei que estabelece novos critérios para criação, emancipação e fusão de municípios.
Amor que virou ódio
Para o deputado federal Werles Rocha (PSDB), André Hassem é tido como um de seus principais inimigos politicos. Rocha tem dado declaraçoes pesadas a respeito do prefeito de Epitaciolândia.
Caminho errado
Todos sabemos que o PSDB de Rocha tem perdido espaço para o PP de Gladson Cameli, militantes importantes deixaram o partido nos últimos dias, alegando que Rocha é um ditador e não dialoga. É preciso ter calma, se continuar dessa forma mais nomes deverão deixar o partido nos próximos dias, vai por mim.
A Invasão continua
O diálogo de Gladson Camelli com integrantes e militantes do PSDB está longe do fim, aliás deve continuar com todo vapor.
Apesar de tudo
Mesmo o partido Progressista sendo um dos partidos mais citados no esquema da lava-jato. P partido deve ter um crescimento acentuado no Acre, com grandes chances do atual senador pelo PP, ser o futuro governador do Estado. As filiações devem aumentar consideravelmente.
‘Nem que a vaca tussa‘
Essa Falácia de dizer que o Partido dos Trabalhadores vai abrir mão de lançar candidato a prefeito da princesinha não existe, pode ocorrer exatmente o oposto. Elivelton Soares sairá na chapa como vice.
Conversa fiada
Dizer que militantes do Partido dos Trabalhadores e próximos de Fernanda Hassem estão pedindo pra mesma afastar sua imagem do primo André e Familia Hassem, não tem sentido algum. Pois a mesma tem orgulho de seu sobrenome, como já externou em uma entrevista exclusiva, aqui mesmo nesta coluna.
Sonho interrompido
Muitos estudantes de medicina estão passando por dificuldades financeiras na fronteira, o sonho que já era dificil de ser conquistado, a cada dia que passa aumenta ainda mais as dificuldades, sobretudo pela críse que o País passa. Além disso, o dólar em alta tem feito com que vários estejam interrompendo seus sonhos.
Dia do Pais
Em função do cenário macroeconomico adverso ao consumo, com juros e inflação elevada, renda e confiança em baixa, o Dia dos Pais não foi dos melhores economicamente falando.
Inflação
O mercado financeiro elevou novamente a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano, de 9,25% para 9,32%, segundo o boletim Focus, divulgado hoje pelo Banco Central.
DE FRENTE COM DIMAS
Advogado Dilsomar Ribeiro Campos
Dr. Dilsomar Ribeiro Campos você acredita que o povo brasileiro desconhece os seus direitos em sua grande maioria?
Sim, apesar da grande maioria da população ter noção do certo e errado que é protegido por diversas lei, há uma certa descrença quando se nota que alguns problemas que são levados ao conhecimento da justiça demoram para serem resolvidos, contudo a lei deriva do que é certo ou errado em uma sociedade, ou seja, trocando em miúdos todos que são educados desde criança a respeitar o bem alheio e os mais velhos, basicamente estão sendo instruídos no princípio basico, que é a aplicação das Leis no caso concreto.
Nossa constituição de 1988, na sua concepção está defasada ou responde a altura o momento atual do Brasil?
Caro Dimas, a CF/88, é uma das constituições mais modernas do mundo até hoje, contudo ela ordenou varios principios gerais de deveres e garantias, alguns destes ordenamentos precisão ser complementados, e estas finalizações estão até hoje para serem completadas, porém temos no artigo 5° desta Carta Magna, mais de meia centena de incisos pétreos de direitos e deveres, que dão estabilidade ao sistema politico e judicial do Brasil.
Alguns Advogados declaram que o Brasil é um País que existe excessos de leis, e que na verdade, o que falta é a aplicação eficiente. Você como advogado concorda com esse ponto de vista de alguns colegas seus?
No Brasil temos muitas leis, de certa forma o suficiente para gerir o estado federado sem novas modificações, entretanto o que precisamos são de novas formas para simplificar o rito de aplicação destas leis, apesar do judiciario ter nos ultimos anos realizado várias mutações para de agilizar os tramites processuais, ainda temos algumas fases destes ritos que necessitam de uma melhora, na nossa região o alto acre, os juízes trabalham arduamente para finalizar os processos, mesmo com empecilhos como foi nas ultimas inundações do rio acre que paralisou a justiça por vários meses.
Como você ver a relação entre os três poderes atualmente (legislativo, executivo e Judiciário)?
Esta relaçao é estritamente institucional, com independência entre os mesmos, e respeito as decisões de cada dentro da sua área, mas destes sitemas de poderes que são os pilares do estado democratico de direito moderno, entendo que somente o judiciário está com suas ações mais normatizadas, seguindo formas que não pode ser neglicenciada pacionalmente, pois se esta omição ao devido processo legal ocorre prontamente, os operadores do direito recorrem trazendo os feitos para o rumo correto. Falei desta maneira, mas os sistema legislativo e o judiciário tambem tem suas formas de gestão vinculadas a lei vígentes, entretanto eles são mais elásticos quanto ao seu modo de aplicação, como exemplo no caso do executivo quando aplica recursos públicos sem a devida analise do trabalho a ser feito e muitas vezes sai mais honeroso do que se fosse um serviço particular, e para concertar este desvio, o cidadão que paga imposto (que não é pouco) é quem sai prejudicado , e quanto ao legilativo, que muitas vezes iniciam projetos de lei que não tem nenhuma relevância para a comunidade, mostrando o total descompromisso com as pessoas que os mesmos tutelam , lembrando à população que os representantes do legislativo municipal, estadual e federal, são as vozes e o olhos da comunidade dentro e fora do Brasil, então a representação social oficial de uma comunidade é o legislativo, por mais que este representante não seja um homem de boa fé, ele vai representar os homens de boa fé, por isso cuidado em quem vota pois depois de eleito, já esta feito.
A Dilma tem segurança jurídica pra continuar governando o País, mesmo estando com apenas 8% de aceitação?
A Presidente, governa ainda dentro da legalidade. Há indicíos que poderão envolve-la em algum delito que possa ensejar um processo de impaechment, porém lembre-se que a mesma não governa o Brasil independente, a sua agremiação partidaria é que realmente realiza a gestão federal, o que se repete aonde o PT tem prefeitos e governadores eleitos, mais tirá-la do cargo é um tramite quase que estritamente politíco, e na macro- politíc,a o PT é aliado do PMDB, e acredido que não é conveniente para o Dr. Michel Temer ( um excelente professor constitucionalista) e seu PMDB, tomar as redeas de um país que se encontra em crise aguda.
Análise o caso Hildebrando Pascoal, sua concepção.
Este caso tem que ser levado de modo estritamente dentro da legalidade. Não se pode de modo algum ultrapassar os beirais que a legislação ordena, acredido que o mesmo já possui o direito de progressão de regime, não se pode negar ao mesmo este beneficio, colocando em risco este modo de ressocializar o apenado, pois já que os presidios não conseguem reiserir o indivíduo no meio social, apto moralmente após cumprir sua sentença, pelo mesmos estes apenado enclaúsurado sabe que tem que cumprir certas normas de comportamento social para ser agraciado com a “liberdade” da progressão de regime, então não se pode mudar as regras do jogo, já que a Lei é sólida quando ordena que ‘’todos são iguais perante a lei”.
O Partido dos Trabalhadores está a aproximadamente 20 anos governando o estado do Acre. Isso é perigoso pra democracia ou é algo absolutamente normal?
Somos de um país de muitas paixões pelos esportes, folias, familia, religião e politica… Entretanto, para adentrarmos na sala do primeiro mundo, como convidado de honra, devemos nos desvencilhar de arroubos e romantismos politícos, quando notamos que a politíca que existe é a de se manter no poder, defendendo o que ou quem seja precisso para continuar no pedestal mais alto, falo isso porque vinte anos não dá mais o direito de treinar modos de melhorar a vida de todos que estão baixo sua responsabilidade, é como se você não tivesse mais bala na agulha para se defender de uma onça parida, e se defender dela no 128 (teçado), meu caro Dimas é quase impossivel. Trazendo de novo para o lado mais formal da resposta, toda democracia, exígi alternância de representantes na sua liderança, os líderes tem que serem ungidos pelo povo em sua maioria esmagadora, quando isto não ocorre é porquer há um descontentamento pernicioso, e o que observamos no Acre é que o PT perdeu o rumo da idéias lançadas por seu grande arauto Jorge Viana, e ao tentar se manter no poder durante tanto tempo, sem os beneficios reais que se apregoam para a população acreana, leva o povo ao desânimo que não vai haver luz para um novo caminho e prosperidade, nestes casos todas os governos nas historias da sociedades atuais e passadas, ou se reiventaram possitivamente ou levaram ao desastre a comunidade sob sua responsabilidade na ansia do poder eterno, não precisa somente dizer que estamos em uma democracia, precisa parecer democrático e após dissecado confirmar que é democrático.
Considerações finais…
Agradeço ao você Dimas que com há criação deste espaço tenta em poucas palavras informar e orientar os leitores para dissenir entre o certo e o errado, ao Jornal O Alto Acre, em nome de seu proprietario Alexandre Lima, que tem a audácia de se levantar contra o sistema. Mesmo sendo perseguido mantem-se fiel ao dever de informar. Meu mui agradecimento a OAB/AC, entidade que depois de minha familia interna, é o meu porto seguro que sempre me forneceu o elixir necessário para ter vitalidade na militância da advocacia, mesmo com todas as adversidade neste rincão do Brasil e do Acre, e por último, aos companheiros da minha jornada até aqui o meu muito obrigado.
Viva o 11 de agosto – dia do Advogado, obrigado meus pais por terem me dado este presente.
Comentários
Acre
Acre tem duas rodovias entre as piores do país, segundo levantamento da CNT
Trecho da BR-364 e AC-010 aparecem no fim do ranking nacional e são classificadas em estado “péssimo”; estudo aponta maior qualidade em vias concedidas à iniciativa privada

O levantamento integra a Série Especial de Economia – Investimentos em Transporte, elaborada pela Confederação Nacional dos Transportes. Foto: captada
O Acre figura entre os estados com as rodovias em piores condições do país, segundo levantamento divulgado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). A pesquisa aponta que as estradas sob gestão pública concentram as avaliações mais negativas e que duas vias acreanas estão entre as mais mal avaliadas do Brasil.
Ranking preocupante:
-
Trecho da BR-364 no estado aparece na 541ª posição do ranking nacional;
-
AC-010, administrada pelo governo do Acre, está na 535ª posição;
-
Ambas foram classificadas como em estado “péssimo” em termos de pavimentação, sinalização e geometria.
Critérios avaliados:
A pesquisa considerou itens como condições do pavimento, sinalização e segurança viária, fatores que impactam diretamente o fluxo de cargas, passageiros e a ocorrência de acidentes.
Contraste nacional:
Enquanto o Acre aparece com indicadores críticos, as melhores rodovias do país estão concentradas no Sudeste e, em sua maioria, sob gestão privada. Para a CNT, esse cenário reflete os efeitos positivos das concessões, especialmente nos primeiros anos, quando há mais investimentos e manutenção constante.
O levantamento faz parte da Série Especial de Economia – Investimentos em Transporte, elaborada pela entidade, e reforça a necessidade de aportes em infraestrutura no estado. A situação das rodovias acreanas tem impactado logística, segurança e custos para motoristas e transportadores.

A avaliação levou em consideração critérios como condições da pavimentação, sinalização e geometria das vias, fatores que impactam diretamente a segurança e a trafegabilidade. Foto: captada
O estudo deve ser encaminhado aos órgãos gestores, como o DNIT e o Governo do Acre, para subsidiar ações de recuperação. Enquanto isso, usuários seguem enfrentando trajetos lentos, buracos e riscos de acidentes nas principais ligações do estado.
A CNT reforça que a pavimentação adequada reduz em até 25% o custo operacional do transporte, fator crucial para estados distantes dos grandes centros, como o Acre.
Comentários
Acre
Gladson Camelí entrega obras e Sula Ximenes consolida o Deracre como órgão executor do governo em 2025

Subordinada às diretrizes do governador Gladson Camelí, a presidente do Deracre conduz uma gestão focada em decisão, obra e entrega nos municípios
Antes de sentar na cadeira da presidência, Sula Ximenes passou pelos ramais, pelas obras e pelas áreas internas do órgão. Conheceu o Deracre de baixo para cima, enfrentando sol, chuva e dias longos. É esse ritmo, repetido ao longo dos anos, que hoje orienta as decisões à frente da presidência do Deracre.
“Quando a gente está no trecho, entende mais rápido onde o processo trava e o que precisa ser resolvido”, afirma.
Sula ingressou no órgão em 2013. Começou no atendimento, lidando com processos e acompanhando equipes que seguiam para os ramais. Aprendeu cedo que acompanhar a obra de perto faz diferença. Passou a anotar tudo em um caderno simples: nomes, locais e pendências. Esse hábito nunca a deixou.
O avanço dentro do Deracre não foi rápido nem planejado. Vieram as funções de secretária, chefe de gabinete e, depois, diretora de Planejamento. Em cada etapa, foi entendendo como o órgão funcionava na prática. Sabia onde um processo travava, quem resolvia e quanto tempo se perdia quando ninguém assumia a decisão. Quando passou a planejar obras, já conhecia o impacto de cada atraso para quem vivia do outro lado da estrada.
Em 2024, quando o governador Gladson Camelí a indicou para presidir o Deracre, Sula já conhecia o caminho das obras e o caminho dos papéis. Não mudou a rotina ao assumir o cargo. Continuou indo às frentes de serviço, agora com responsabilidade direta sobre prazos, prioridades e decisões. A diferença foi a escala.
Antes de acelerar grandes obras, a nova presidente voltou o olhar para dentro. Estruturas que não funcionam travam qualquer execução. A sede de Rio Branco, o almoxarifado, o auditório, a usina de asfalto e o estande institucional passaram por reformas. No interior, as regionais de Sena Madureira, Brasiléia, Feijó e Cruzeiro do Sul também foram recuperadas. O investimento de R$ 6,9 milhões apareceu na rotina das equipes.
“Organizar a casa era necessário para dar ritmo às obras”, destacou.
A mesma lógica orientou a renovação da frota. O Deracre adquiriu usina móvel de asfalto, caminhões, rolos compactadores e escavadeiras, com investimento de R$ 5,7 milhões. Hoje, a frota soma cerca de 500 equipamentos, entre próprios e cedidos, permitindo atuação em várias regiões ao mesmo tempo. Para quem começou acompanhando equipes nos ramais, a prioridade era clara: máquina parada não entrega obra.
“Se a máquina não roda, a obra não anda”, afirmou a presidente.
Essa estrutura foi decisiva para a Operação Verão 2025. O planejamento começou ainda no período de chuvas. Quando as frentes entraram em campo, cerca de 1.500 trabalhadores e 700 máquinas estavam mobilizados nos 22 municípios. A meta inicial era recuperar 4 mil quilômetros de ramais.
Os números viraram obras entregues na gestão do governador Gladson Camelí. O Relatório Anual de Gestão 2025 consolidado do Deracre mostra as decisões adotadas pelo governo ao longo do ano. A execução ocorreu antes do balanço. Os dados vieram depois.
Foram mais de 11,6 mil quilômetros recuperados na zona rural, com R$ 31,9 milhões aplicados. Nos municípios, o apoio direto somou R$ 34,6 milhões, com 21 mil toneladas de massa asfáltica aplicadas em vias urbanas. As rodovias estaduais receberam R$ 51 milhões em manutenção durante a estiagem.
A visibilidade veio porque o trabalho do governo passou a aparecer. Em 2025, o Deracre movimentou R$ 664,8 milhões em obras de infraestrutura. Foram nove obras concluídas e 105 frentes de serviço ativas.
O resultado superou o previsto. Em Xapuri, a Estrada da Variante foi entregue após mais de 30 anos de espera. A Ponte da Sibéria ligou o centro ao bairro que cresceu isolado por décadas. A AC-445, entre Bujari e Porto Acre, passou a garantir ligação entre os municípios.
“São obras que atendem demandas antigas das comunidades”, afirmou Sula.
Em Tarauacá, a terceira entrada reorganizou o acesso à cidade. Em Sena Madureira, a nova rampa do Rio Iaco melhorou a rotina de famílias ribeirinhas. Em Rio Branco, a Avenida Antônio da Rocha Viana voltou a cumprir seu papel como eixo da capital.
A manutenção das rodovias seguiu o mesmo critério. Na AC-40, o trabalho passou a ser preventivo. Na AC-475, a intervenção evitou a perda do pavimento. Em Xapuri, a AC-485 recebeu reforço nos pontos mais críticos.
Na Transacreana, o Deracre iniciou a recuperação de 59 quilômetros. No Juruá, as ações alcançaram a AC-198 e a AC-405, garantindo mobilidade regional e acesso ao aeroporto de Cruzeiro do Sul.
Nos ramais, as frentes de serviço se espalharam pelo interior. Em Porto Acre, o Ramal dos Paulistas recebe pavimentação e uma nova ponte. Em Sena Madureira, o Ramal do Adolar avança com pavimentação e passarela. Em vários municípios, ramais deixaram de depender do próximo verão para funcionar.
Nas cidades, o Deracre executa obras que resolvem problemas do dia a dia. Em Feijó, a Rua Pedro Alexandrino recebe drenagem e pavimentação. Em Brasiléia, a orla do Rio Acre está sendo reconstruída após enchentes. Em Rio Branco, a Passarela Joaquim Macedo passa por reforço na estrutura.
Em Marechal Thaumaturgo, a construção da passarela sobre o Rio Amônia avança pilar por pilar, com estrutura projetada para garantir travessia segura durante o período de cheia e acesso permanente ao aeródromo. Em Sena Madureira, a Casa do Produtor entrou na fase final.
A organização também alcançou a infraestrutura aérea. Em 2025, o Acre superou a marca de 10 mil voos. A ampliação de voos noturnos e a operação em aeródromos iluminados ampliaram atendimentos e resgates.
“A aviação se tornou um serviço essencial para quem vive nas regiões mais isoladas”, destacou a presidente.
O planejamento para 2026 já está em andamento, com mais de R$ 190 milhões em projetos em análise ou licitação, incluindo novas pontes, pavimentações urbanas e obras estruturantes.
Comentários
Acre
Centro de Rio Branco fica lotado na véspera de Natal

Foto: Iago Nascimento
O Centro de Rio Branco registrou uma grande movimentação de populares na manhã desta terça-feira, 24, véspera de Natal. Em transmissão ao vivo realizada pelo repórter David Medeiros, direto do Calçadão da capital, foi possível acompanhar o grande fluxo de consumidores em busca dos últimos presentes e dos itens para a ceia natalina.
Lojas completamente cheias, vendedores ambulantes ocupando calçadas e uma variedade de produtos marcaram o cenário. Cuecas, meias, brinquedos, bolsas, mochilas e perfumaria estavam entre os itens mais procurados. Segundo comerciantes ouvidos durante a live, as vendas superaram as expectativas, especialmente nos últimos dias que antecedem o Natal.

Foto: Iago Nascimento
Os brinquedos também chamaram atenção, principalmente os de preços mais acessíveis, a partir de R$ 50, atraindo pais e avós que buscavam presentear crianças. A diversidade de opções foi apontada como um dos atrativos do Calçadão.
Além das compras de presentes, muitos consumidores aproveitaram para garantir os produtos da ceia. No Mercado Elias Mansour, verduras, legumes e temperos produzidos por agricultores da região puderam ser adquiridos por valores acessíveis. Uma sacola com itens básicos para temperar a ceia custava cerca de R$ 18, segundo os comerciantes.

Foto: Iago Nascimento
O peixe, tradicional nas mesas acreanas, também liderou a procura. No Mercado do Peixe, o tambaqui foi apontado como o mais vendido, com preços em torno de R$ 25 o quilo, já tratado e pronto para o preparo. Muitos consumidores destacaram a importância de manter a tradição regional na ceia natalina.

Foto: Iago Nascimento
Nos supermercados, a movimentação não foi diferente. Chester, peru, pernil, frutas e verduras lideraram as vendas. Apesar de alguns consumidores considerarem os preços elevados, a maioria afirmou que o investimento vale a pena pela reunião familiar. “A família é prioridade”, resumiu uma das entrevistadas.

Foto: Iago Nascimento
Para garantir a segurança em meio à grande circulação de pessoas e ao aumento do volume financeiro, a Polícia Militar do Acre (PMAC) reforçou o policiamento na região central com a Operação Papai Noel, garantindo tranquilidade para comerciantes e consumidores.


Você precisa fazer login para comentar.