Acre
Dilma saiu do Acre sem enfrentar protestos e de bem com o povo
Da redação, com ac24horas
Para uma presidente que ficou três anos, dois meses e meio sem pisar em solo acreano, a recepção no Parque de Exposição Marechal Castelo Branco, na tarde de sábado, 15, durante visita à Rio Branco, foi calorosa. Tinha poucas famílias desabrigadas esperando, mas ao ouvir os gritos de Dilma! Dilma! a presidente não resistiu, quebrou o forte esquema de segurança feito por homens do Exército Brasileiro para cair nas graças do povo.
Sem o tradicional colete laranja (da Defesa Civil) e utilizando roupa leve apropriada para o calor da região, ela teve dificuldades para caminhar ao lado do cordão de isolamento. Crianças e pessoas de todas as idades com máquinas fotográficas ou aparelhos de telefone celular nas mãos, tentavam registrar a passagem da maior mandatária do país.
Entre um flash e outro a presidente respondia a alguns questionamentos feitos pela população, a maioria, pedindo casas para morar. “Eu venho entregar Casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, junto com o governador”, garantiu Dilma Rousseff.
Na entrada do portão principal de acesso ao Parque, a presidente reclamou do excesso de militares que impedia seu contato corpo a corpo com a população. “Tira esses militares daqui”, exigiu Dilma.
Foi nesse momento que a presidente fez um dos gestos mais marcantes de sua rápida visita ao Parque. Ao ouvir o apelo da dona de casa Maria Antônia para tirar uma foto, Dilma parou, pegou o guarda-chuva da dona de casa, abriu e em seguida, posou para fotografia.
“Fiquei tão emocionada que me esqueci de lhe pedir uma casa para morar com minha família”, disse Maria Antônia ao ac24horas. Moradora do bairro Cidade Nova, a dona de casa disse que viveu um dos momentos mais inesquecíveis de sua vida.
“Vai ficar bem guardadinho mesmo!”, exclamou.
Leia também:
>>> Dilma veio ao Acre com a ideia fixa de tirar o estado do isolamento e de construir a ponte do rio Madeira
>>> Base da Dilma em Brasília não prestigia visita ao Acre
>>> Em meio a boatos de animosidade, Dilma e Sebastião trocam abraços calorosos
>>> Sebastião Viana aproveita vinda de Dilma para exibir vídeo de suas realizações no governo
>>> Sebastião Viana destaca visita de Dilma: “Ela garante a construção da ponte do Madeira e se solidariza com o Acre”
Mas nem todos tiveram a mesma sorte de Maria Antônia. A notícia da possível visita da presidenta Dilma ao Parque correu cedo causando expectativa na maioria dos mais de 4 mil desabrigados. Ainda pela manhã, foi grande a movimentação de mães e crianças tomando banho no banheiro público, se preparando para receber a comitiva oficial.
Dona Maria de Fátima e o marido, Jorgean Monteiro, se posicionaram em frente ao box próximo da hora do almoço com a esperança de apertar a mão da presidenta Dilma. Dona Francisca, aos 79 anos, disse à reportagem que ouve falar de Dilma somente pela televisão. Cedo ela arrumou o espaço que passa o período da alagação. “Quero ver a presidente de pertinho e realizar um grande sonho, a gente só ouve falar dela pela televisão”, comentou Francisca.
Nem Maria de Fátima, nem Jorgean e nem dona Francisca apertaram a mão da presidente. Dilma voltou do primeiro inventário (local onde se guarda os móveis dos desabrigados) na entrada do Parque. Até a presidente saiu frustrada quando tentou visitar os desabrigados da Tenda X.
“Assim não dá, entra todo mundo!”, reclamou Dilma que voltou rapidamente de dentro de um dos abrigos. Ela também encurtou o caminho na visita ao Centro de Multimeios invadido pela multidão que a acompanhava. Mas não perdeu o bom humor. Dilma ainda teve tempo de posar para fotografias ao lado da primeira dama Marlúcia Cândida de quem recebeu um kit com produtos da região, e até com a imprensa que fez a cobertura de sua visita em Rio Branco.
Durou vinte minutos o tempo de visita da presidente aos desabrigados. A reportagem voltou ao box do casal Fátima e Jorgean que não viram a presidente de perto. “Foi uma visita de médico”, lamentaram. Já a dona de casa Maria Antônia (foto abaixo), que dividiu o sombreiro com a presidente Dilma, pediu a cópia da imagem que registrou o momento inesquecível em sua vida e na vida do pequeno Michel, filho que ela carregava nos braços.
Correria e desinformação – O encontro da presidente Dilma Rousseff com o povo do Acre foi marcado por muita correria e desinformação. Até a chegada da presidente em solo acreano, ainda não estava confirmada a sua visita ao Parque de Exposição Marechal Castelo Branco.
Mesmo assim, o espaço foi preparado. Segundo a Defesa Civil Municipal, o governador Sebastião Viana foi ao Parque nas primeiras horas da manhã. Durante todo o dia, máquinas e trabalhadores correram contra o tempo na limpeza da rota por onde a presidenta deveria passar.
Dilma não cumpriu a rota programada, reclamou em diversos momentos dos seguranças e da organização, mas saiu da capital acreana sem enfrentar nenhum protesto e de bem com quem conseguiu ficar pertinho de uma das mulheres mais poderosas do mundo.
Comentários
Acre
Mailza arrecada mais de 2 mil brinquedos para crianças com Corrida Solidária
A Corrida Solidária com Mailza, realizada neste sábado, 13, reuniu milhares de corredores em um grande ato de solidariedade, esporte e celebração da vida. Promovida pela vice-governadora Mailza Assis, em comemoração ao seu aniversário, a iniciativa arrecadou mais de 2 mil brinquedos, que serão destinados a crianças em situação de vulnerabilidade neste Natal.
Com clima favorável, sol aparecendo ao longo do percurso e muita animação, a corrida transformou-se em uma verdadeira festa popular. Antes da largada, os participantes cantaram parabéns para a vice-governadora. Ao final, além da entrega das medalhas, teve bolo de aniversário e um animado banho de mangueira garantido pelo Corpo de Bombeiros, fechando o evento em clima de alegria e confraternização.
Mailza agradeceu a participação do público e destacou o significado da ação. “Quero agradecer a cada pessoa que colaborou, que sonhou comigo esse momento, que trouxe um brinquedo e participou dessa corrida. É um gesto que simboliza compartilhar, solidarizar com as famílias que mais precisam, especialmente as nossas crianças. Também é cuidar da saúde, rever amigos e viver um momento de descontração. Esse evento foi preparado com muito amor e carinho, e juntos vamos fazer um Natal diferente para muitas crianças”, afirmou ela que também é secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.
Entre os participantes, histórias de inclusão e afeto marcaram o evento. Regimar Souza do Nascimento e Leide Fernandes prestigiaram a corrida acompanhados da filha Jayane, de 24 anos, que tem paralisia cerebral.
“Ela quis vir, disse: ‘mãe, eu quero ir’. Trouxemos ela para participar e também homenagear o aniversário da vice-governadora”, contou Leide.
Regimar também parabenizou a iniciativa. “É uma ação linda. Ela transforma o próprio aniversário em um presente para quem mais precisa, para as crianças. Isso é algo que Deus abençoa, e que inspira outras pessoas a fazerem o bem”, afirmou.
Entre os grupos que mais chamaram atenção pelo entusiasmo esteve o Funcional da Polícia Militar do Acre, formado exclusivamente por mulheres, que chegaram animadas e abrilhantaram ainda mais a festa.
“Foram mais de 100 mulheres aqui. As meninas estavam muito ansiosas para participar, porque é um evento solidário. Nós trabalhamos em bairros periféricos, como Cidade do Povo, Taquari e também na Arena da Floresta. Ao todo, são 106 mulheres, todas muito alegres e felizes por estarem aqui hoje”, relatou a instrutora Halida Prado.
Resultados da corrida
Na categoria masculina, o grande vencedor foi Kauan Vitor, seguido por Jefferson Ramos em segundo lugar e Manoel Cunha em terceiro.
Kauan parabenizou a vice-governadora e ressaltou a importância do esporte aliado à solidariedade.
“Sou da corrida amadora há dois anos. Além de promover o esporte, essa ação ajuda as crianças do nosso Acre. Nem todo mundo consegue dar um presente no Natal, então é maravilhoso poder ajudar fazendo o que a gente ama”, disse.
Jefferson Ramos, corredor amador há dez anos, destacou os benefícios da prática esportiva.
“Qualquer esporte é importante para a nossa saúde. Depois da pandemia, as pessoas passaram a se cuidar mais. E hoje, além disso, estamos fazendo o bem”, ressaltou.
Na categoria feminina, Dalvanir Alves conquistou o primeiro lugar, seguida por Fran Melo em segundo e Juliane Souza em terceiro. Dalvanir celebrou a iniciativa.
“Uma oportunidade maravilhosa de incentivar o exercício físico e, ao mesmo tempo, proporcionar um Natal mais feliz para as crianças. A vice-governadora festejou seu aniversário da melhor forma, junto à população”, destacou.
Fran Melo, corredora profissional há oito anos, também elogiou o evento. “Foi uma ação linda. Quem ganha de verdade são as crianças, porque as doações foram brinquedos. Parabéns à vice-governadora por essa iniciativa”, afirmou.
Comentários
Acre
Mototaxista e passageira ficam feridos após caminhonete desgovernada causar acidente em Brasiléia
Veículo atingiu motocicleta e derrubou parte do muro do cemitério municipal na Avenida Rui Lino
Um acidente envolvendo uma caminhonete Toyota Hilux e um mototáxi deixou duas pessoas feridas na manhã deste sábado (13), por volta das 9h20, na cidade de Brasiléia. O caso ocorreu na Avenida Rui Lino e mobilizou equipes de socorro e autoridades de trânsito.
Segundo informações preliminares, a caminhonete Hilux, placa MZY-8979, era conduzida por uma mulher, que não teve a identidade divulgada. Testemunhas relataram que a motorista teria se atrapalhado com os pedais do veículo, que possui câmbio automático, ao sair de um comércio localizado do outro lado da avenida. Com isso, o veículo atravessou a via e colidiu de ré contra o muro do cemitério municipal.
No momento do descontrole, um mototáxi passava pelo local. O condutor, identificado como Assis Leite, ex-vereador de Epitaciolândia, transportava uma passageira na garupa. Com o impacto, o mototaxista sofreu um corte na perna direita,
enquanto a passageira teve escoriações.
Por pouco, a caminhonete não passou por cima da motocicleta. O impacto ainda derrubou parte do muro do cemitério. A motorista permaneceu no local e prestou esclarecimentos às autoridades.
As vítimas foram socorridas e encaminhadas ao hospital para atendimento médico, onde permaneceram em observação. As autoridades competentes foram acionadas e apuram as circunstâncias do acidente.
Segundo foi informado, o mototaxista após análise completa na sala vermelha do hospital de Brasileia, onde passou por todos os procedimentos necessários, logo foi transferido para Rio Branco devido a gravidade do estado dele. Assis sofreu fratura exposta na Tíbia e Fíbula do membro inferior direito, e ao chegar na Capital, iria passar por cirurgia de reparação para fazer a fixação dos ossos da perna. A passageira teria suspeita de fraturas em alguma costelas.
Comentários
Acre
Militar do Exército fica ferido em acidente de moto na BR-317, em Epitaciolândia
Colisão com caminhonete ocorreu em frente ao Fórum e deixou condutor com fratura no fêmur
Um acidente de trânsito foi registrado na noite desta sexta-feira (12), na BR-317, em frente ao Fórum de Epitaciolândia. O condutor de uma motocicleta, identificado como Maurício Custódio Alves, militar do Exército Brasileiro, ficou ferido após colidir com uma caminhonete Hilux, placas NXR4D78. Motorista não foi identificado.
De acordo com informações apuradas no local, Maurício seguia de Epitaciolândia em direção à rodovia BR-317 quando a caminhonete realizou uma manobra de retorno. O motociclista, que pilotava uma moto boliviana modelo Kingo, placa NF-6637, acabou colidindo frontalmente com o veículo.
Com o impacto, o militar sofreu fratura no fêmur da perna direita, além de um corte profundo na região atingida. Apesar da gravidade, a fratura não ficou exposta.
Equipes de socorro do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros, realizaram a imobilização da vítima ainda no local e, em seguida, Maurício foi encaminhado ao pronto-socorro para atendimento médico.
As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

























Você precisa fazer login para comentar.