Extra
Diante das queimadas, governador decide decretar emergência ambiental no Acre

entre 1º de janeiro de 2020 e 30 de agosto de 2020, foi de 4.044 focos de calor, sendo que 3.578 foram registrados somente neste mês de agosto, segundo dados do Satélite de Referência (Aqua Tarde).
SECOM
Em visita ao Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), na manhã desta segunda-feira, 31, o governador Gladson Cameli decidiu decretar emergência ambiental no estado.
A situação crítica de seca e as queimadas estão agravando a saúde da população. Somente esse ano já foram registrados mais de 6 mil casos de doenças respiratórias na capital Rio Branco, de acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre).
Após analisar os dados repassados pelos técnicos do Cigma, o governador acionou o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil para lançar o decreto de emergência que deverá ser publicado no Diário Oficial desta terça, 1º.

Após analisar os dados repassados pelos técnicos do Cigma, o governador decidiu lançar o decreto de emergência ambiental Foto: Diego Gurgel
“Estamos no meio de uma pandemia e fazendo o possível para tentar chamar a atenção das pessoas, para os problemas que as queimadas trazem para a saúde da população. É tolerância zero para os crimes ambientais. Não dá para continuar como está, principalmente na zona urbana”, disse o governador.
De acordo com o boletim de queimadas publicado pela Sala de Situação do Cigma, o acumulado de focos de queimadas no estado do Acre, entre 1º de janeiro de 2020 e 30 de agosto de 2020, foi de 4.044 focos de calor, sendo que 3.578 foram registrados somente neste mês de agosto, segundo dados do Satélite de Referência (Aqua Tarde). Caso sejam contabilizados os dados de todos satélites que estão em operação, o quantitativo de focos de queimadas no ano de 2020 chega a 31.870.

Distribuição dos focos de queimadas de 29 a 30 de agosto no Acre (satélite de referência Aqua Tarde) Fonte: firms.modaps.eosdis.nasa.gov
Neste último final de semana, a situação ficou ainda mais grave. Entre sábado, 29 , e domingo, 30, houve registro de 719 focos de queimadas, segundo dados do satélite de referência.
O secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, apresentou o Cigma ao governador. Coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o centro integrado conta com a parceria do Instituto de Meio Ambiente (Imac), do Instituto de Terras (Iteracre), do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) e da Fundação de Tecnologia (Funtac).
Fazem parte do Cigma: a Sala de Situação, a Unidade Central de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (Ucegeo), o Escritório de Gestão do Cadastro Ambiental Rural e do Programa de Regularização Ambiental, além da Divisão de Geoprocessamento do Imac.
Estiveram presentes na visita do governador ao Cigma o diretor-presidente da Funtac, Antônio Aurisérgio Oliveira, a diretora-executiva da Sema, Vera Reis Brown, e o diretor-executivo do IMC, William Flores.
O Acre registra, até o momento, 4.044 focos de queimadas desde o dia 1 de janeiro até 30 de agosto. Deste total, 3.578 focos foram no mês de agosto.
No ultimo sábado (29) e domingo (30), houve registro de 719 focos de queimadas, segundo dados do satélite de referência (AQUA Tarde) divulgados pela Sala de Situação do Estado, que informa o monitoramento do tempo, clima, nível de rio, focos de queimadas e avisos meteorológicos.
As informações são elaboradas pela Unidade de Situação de Monitoramento Hidrometeorológico do Estado do Acre vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE SUSPENSÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
AVISOS E PUBLICAÇÕES
AVISO DE SUSPENSÃO
PREGÃO ELETRÔNICO N° 020/2025 – COMPRAS.GOV 90020/2025
Comunicamos a suspensão da licitação supracitada, publicada no D.O.U nº 49 de 13/03/2026. Pregão Eletrônico nº 90020/2025 (UASG 980105). Objeto: Aquisição de equipamentos de informática, tecnologia e comunicação. Motivo: Em razão de recebimento de pedido de esclarecimento e impugnação faz-se necessário maior prazo para análise e resposta da Equipe.
Brasiléia/AC, 24 de março de 2026.
Thaísa Batista Monteiro Pontes
Pregoeira
Comentários
Extra
Assaltantes armados invadem posto de combustível no centro de Rio Branco
Criminosos renderam funcionários, roubaram celulares e dinheiro e fugiram sem serem localizados
Três assaltantes armados invadiram um posto de combustível da rede Bons Amigos na madrugada desta segunda-feira (23), na rua Sergipe, região central de Rio Branco, nas proximidades do Terminal Urbano.
De acordo com a Polícia Militar, acionada pelo Centro de Operações (Copom), os criminosos chegaram ao local a pé e renderam os funcionários. Durante a ação, as vítimas foram trancadas no banheiro, estratégia usada para evitar reação e dificultar a identificação dos suspeitos.
Os assaltantes levaram aparelhos celulares e cerca de R$ 300 em dinheiro antes de fugirem em direção desconhecida.
Guarnições realizaram buscas na região, mas até o momento ninguém foi preso.
O caso foi registrado na Delegacia de Flagrantes (Defla) e será investigado pela Polícia Civil de Rio Branco.
Comentários
Extra
Gabriela de Paiva é eleita governadora de Pando e faz história na Bolívia
Engenheira de 32 anos é a primeira mulher a comandar o departamento que faz fronteira com o Acre
A engenheira eletromecânica Gabriela de Paiva Padilla foi eleita governadora do departamento de Pando, na Bolívia, nas eleições realizadas no domingo (22). Aos 32 anos, ela se torna a primeira mulher a ocupar o cargo e uma das mais jovens líderes regionais do país.
De acordo com o Sistema de Resultados Preliminares (Sirepre), do Tribunal Supremo Eleitoral boliviano, com 96% das urnas apuradas até a noite da votação, Gabriela obteve 47% dos votos válidos, garantindo a vitória ainda no primeiro turno. A principal adversária, Eva Luz Humérez, ficou com 25% dos votos.
O cenário eleitoral foi impactado pela desclassificação do partido FSUTCP, ligado ao empresário Rodolfo Añez, poucos dias antes do pleito. Ainda assim, Gabriela já figurava entre as favoritas, com destaque em debates e propostas voltadas à realidade local, especialmente com apelo entre o público jovem.
Com apoio do partido Libre, a nova governadora construiu uma base eleitoral diversificada, alcançando tanto áreas urbanas quanto rurais. Sua ligação familiar com o setor agrícola também contribuiu para o fortalecimento da candidatura nas regiões produtoras.
A eleição marca um momento histórico na política boliviana, ao consolidar a primeira mulher eleita democraticamente para governar o departamento de Pando. Gabriela de Paiva comandará a região no período de 2026 a 2031.
Em sua primeira manifestação após a vitória, ela agradeceu o apoio da população e afirmou que trabalhará para corresponder à confiança depositada nas urnas.






Você precisa fazer login para comentar.