Manchete
Dimas Gurgel – Política, economia e atualidade
“Se queres colher em curto prazo, plante cereais. Se queres colher em longo prazo, plante árvores frutíferas. Mas, se queres colher para sempre, treine e eduque o homem”
Em denúncia protocolada ao Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria concedido em 2009 “ascendência sobre a BR Distribuidora” ao senador Fernando Collor de Mello (PTB) em troca de apoio à base aliada do governo no Congresso.
Guerra Declarada
Não entendo alguns discursos de lideranças do Partido dos Trabalhadores na região do Alto acre, que ao invés de discutir ideias e propostas, passaram a discutir guerras e armas.
Como mudou
Lembro de alguns discursos no passado onde era discutido ideias e propostas, mas o tempo passou e o Partido dos Trabalhadores mudou, se transformou no que estamos vendo dia após dia.
Não tá de brincadeira
A ex-deputada federal Antônia Lúcia (PR) vem fazendo um verdadeiro arrastão, sobretudo na região do Alto Acre. Na lista estão nomes de Emerson Leão e do prefeito André Hassem que ainda não oficializou.
PSB
Todos sabemos que na fronteira a união entre (PT) e (PSB) é antiga e não deve mudar em 2016. Os dois nomes mais cotados para serem indicados pelo PSB continua sendo o de Carlinhos do Pelado e de Moreirinha que já foi vice-prefeito em Plácido de Castro.
2016
Quem deverá brigar em 2016 para se intitulado como pré-candidato a prefeito de Brasileia, é o Presidente da Câmara Municipal de Brasileia Mario Jorge .
Tomou doril
Em visita a princesinha do Acre ouvi da população, que o Prefeito Marcinho Miranda desapareceu da cidade. Está mais fácil encontrar um “Mapinguari” que o prefeito da cidade.
Briga interna
Em diversas conversas que tive na querida Princesinha, ficou nítido e notório a briga interna no PMDB, que ainda promete dá muita dor de cabeça para os caciques do partido.
Ele não tá morto
Um dos nomes que foi bastante citado foi o do ex-prefeito Vanderlei, alguns sentem falta de sua gestão e querem seu retorno.
‘Com muita sede ao pote’
Quem não está conseguindo manter a ansiedade é Ailson, que parece ser um menino do bem, mas, com algumas atitudes tenta passar a carroça na frente dos bois, por um lado é visto como pessoa responsável em seus negócios e por outros, é visto como arrogante e petulante.
Epitaciolândia
Um nome que está crescendo no município de Epitaciolândia. É do Jovem Josué William (PMDB), que tem andado e visitado muito, sobretudo na Zona Rural.
Enfrentando dificuldades
Com o Real desvalorizado muitos estudantes brasileiros que estudam na Bolívia, estão enfrentando sérias dificuldades para renovarem suas matriculas.
Dólar
O dólar fechou em queda pelo 2º dia seguido nesta quarta-feira (13), mas acabou terminando a sessão mais uma vez acima de R$ 4,00, em dia marcado por dados melhores que o esperado sobre o comércio na China após dias de intensa turbulência.
Entrevista Júnior do Palhoça
O que te levou a fazer esse grande investimento em Brasileia ?
A cidade estava em crescimento e senti que a cidade necessitava de um investimento desse porte, já que é uma cidade de fronteira e atrai muitos turistas.
Ser empresário na fronteira na sua visão diferencia algo de empresários de outra região?
Sim, o empresário aqui ele tem mais oportunidades de crescimento. Ai de mim se não fosse a fronteira.
Júnior… o Brasil passa por uma profunda crise, como o Palhoça tem feito para driblar ela?
A fronteira na realidade, não tem sentido a crise igual outras regiões. Sendo que o real está em baixa, e isso atrai dezenas de bolivianos que passam a consumir mais no lado do Brasil.
É preocupante devido as enchentes. É um início de ano de incertezas e temos que de algum modo se adaptar a ela. Em 2012 e 2015 passamos por uma grande enchente onde o Palhoça foi totalmente atingido. Foi um momento difícil para a toda cidade sobretudo para o comércio.
Você como empresário como se sentiu diante da fúria da natureza?
Somos impotente diante da natureza, nós que estamos entrando na natureza. É uma revolta anunciada.
A palhoça já superou?
Aos olhos dos clientes sim, mas, ainda temos compromisso para honrar, que futuramente serão honrados.
Com o real desvalorizado é nítido o aumento de bolivianos comprando e consumindo no Brasil. O número de clientes do país vizinhos aumentou no palhoça?
100%. Já tínhamos uma margem alta e com a desvalorização do real, multiplicou.
Final de ano correspondeu suas expectativas?
Sim. Como restaurante teve muita gente de fora, datas comemorativas, férias, tudo isso contribuiu pra o aumento de vendas.
Júnior, você é o maior empresário do Alto Acre no seu ramo que é a gastronomia. O que você acha que levou o Palhoça que é referencia em todo o estado, ao sucesso?
Compromisso e persistência de todos os dias. Estamos aberto de segunda à segunda.
Quais os serviços oferecidos pelo Palhoça?
Playground, onde temos uma pessoa responsável e exclusiva para isso, sendo o único lugar da região que oferece esse tipo de serviço. Só existe dois espaço no estado, wifi, atendimento personalizado, som ao vivo aos domingos e quarta com rodizio de pizza. Teremos muitas novidades em 2016 AGUARDEM .
Gastronomia
Peixe ao molho de camarão, bolinho de bacalhau, bolinho de carne seca, Bobó de Camarão , muqueca que é o carro chefe, pizza, filé com fritas e etc…
Considerações finais…
Agradeço a população da fronteira que me acolheu de braços abertos. O Palhoça não é um sucesso apenas meu, é um patrimônio do município e já são 12 anos. Não foi fácil chegar até aqui… Encontrei muitas barreiras, tivemos uma queimada logo no início, tivemos dificuldades enorme e a população não me abandonou eficou sempre ao meu lado… Agradeço a Deus, minha Família, ao Jornal oaltoacre.com e a você Dimas Gurgel. Parabéns pelo sucesso, quero deixar o meu abraço a toda população e dizer que estamos de portas abertas, sempre buscando melhorar nossos serviços.
Comentários
Cotidiano
Em meio a síndromes respiratórias, vacinação contra Influenza é baixa no Acre

O Acre registrou números importantes no combate às síndromes respiratórias entre janeiro e maio de 2025, segundo dados do briefing técnico obtido pelo ac24horas junto ao setor de Vigilância em Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde do Acre(Sesacre). Apesar da persistência dos casos, o número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) caiu 12,7% em comparação a 2024, e os óbitos associados à condição reduziram mais de 60%.
No total, 1.032 casos de SRAG foram notificados até a semana epidemiológica 21 deste ano, contra 1.182 no mesmo período de 2024. Em relação a 2023, o número ainda é maior (835 casos), mas a tendência aponta para estabilização. A taxa de cura hospitalar também é expressiva: 74,7% dos pacientes internados receberam alta médica. Dos casos graves, 64 evoluíram para óbito, número bem inferior aos 169 registrados no ano anterior.
As faixas etárias mais vulneráveis continuam sendo as crianças de 0 a 9 anos e os idosos com 60 anos ou mais. O pico de internações ocorreu a partir da semana 17, com maior incidência de doenças como pneumonia, bronquite e bronquiolite. Os hospitais com maior número de atendimentos graves foram o Hospital Infantil Iolanda Costa e Silva, o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) e o Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul.
Entre os vírus mais frequentemente identificados em 2025 estão o SARS-CoV-2, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), o Rinovírus, além dos Influenza A e B e Adenovírus. A melhoria nos sistemas de notificação e vigilância ativa aumentou a sensibilidade das unidades sentinelas para detecção desses agentes.
Em relação às Síndromes Gripais (SG), que incluem os quadros mais leves, o número de atendimentos ambulatoriais se manteve estável em relação aos anos anteriores. Foram 11.180 consultas registradas nas unidades de referência, número ligeiramente inferior ao de 2023 (11.791) e acima de 2024 (10.624). A maioria dos casos ocorreu entre jovens de 20 a 29 anos, geralmente com sintomas leves.
Um ponto de atenção no relatório é a cobertura vacinal contra Influenza, que segue abaixo do ideal. Apenas 43,08% da população-alvo foi imunizada até o momento, muito distante da meta recomendada de 95%. Os municípios com menor cobertura são Porto Acre, Bujari, Epitaciolândia e Rodrigues Alves. Já os melhores índices foram alcançados por Porto Walter (60,4%) e Jordão (55,8%).
Comentários
Cotidiano
Humaitá bate o Rio Branco e se aproxima da classificação no Estadual
Foto Glauber Lima: Humaitá e Rio Branco fizeram um jogo bastante disputado
O Humaitá bateu o Rio Branco por 3 a 1 nesta quinta, 29, no Florestão, e se aproximou da classificação para a 2ª fase do Campeonato Estadual Sub-20 somando 10 pontos. Kauã, Sayuk e Alê Júnior fizeram os gols do Tourão e Vitor Hugo descontou para o Rio Branco.
Muito disputado
Humaitá e Rio Branco fizeram um jogo muito disputado desde o início e com muitas jogadas mais fortes.
A partida começou a ser decidida aos 20, do primeiro tempo, quando Kauã fez 1 a 0, Humaitá. Aos 23, o zagueiro Vinícius, do Rio Branco, foi expulso do por reclamação. Aos 37, Sayuk ampliou para 2 a 0.
O Rio Branco tentou uma reação na segunda etapa com Vitor Hugo, mas nos acréscimos Alê Júnior fechou o placar.
Fala, Kekel!
“A expulsão do Negão (Vinícius) acabou com a nossa equipe. Jogamos mais de 70 minutos com um a menos e fica muito complicado”, declarou o meia do Rio Branco, Kekel.
Evolução da equipe
Kinho Brito gostou do desempenho do Humaitá, mas espera uma evolução da equipe no momento decisivo.
“Rodamos o elenco porque teremos Série D no domingo e na terça voltamos para mais uma partida do Sub-20. Estamos no caminho certo para podermos chegar ao nível ideal na fase eliminatória”, afirmou o técnico do Tourão.
Comentários
Tudo Viagem
Voos do Acre para 2 cidades por menos de R$ 900 (ida e volta) em mais um feirão
As companhias Gol e Azul lançaram mais um feirão de passagens aéreas para os consumidores do Acre. De Rio Branco para Belo Horizonte (Aeroporto de Confins) tem passagens de ida e volta em voo direto da Azul por apenas R$ 897 (ida e volta). Vale ressaltar que a companhia Azul iniciará em 4 de outubro deste ano voos no Acre. Acesse AQUI essa promoção.
Nos voos diretos da capital acreana para Porto Velho que também serão iniciados pela Azul em outubro tem passagens pelo valor de R$ 994. No feirão de passagens aéreas da da Gol tem voos de Rio Branco para Cruzeiro do Sul por R$ 828. Essa promoção é para você viajar em voo direto da Gol na ida e no retorno.
Voos saindo de Porto Velho por apenas R$ 245 (ida e volta)
Outro destaque da Gol em voo direto são as passagens da capital acreana para Manaus por 1.114. A equipe do Tudo Viagem encontrou passagens por apenas R$ 245 (ida e volta) de Porto Velho para a cidade de Ji-Paraná em voo direto d Azul. . Acesse AQUI essa promoção.
As passagens aéreas estão com as taxas de embarques inclusas. Os menores valores são para viagens de agosto a novembro deste ano. As promoções acabam às 8 horas de segunda-feira (26/5).
.Garanta aqui passagens aéreas de Rio Branco para Belo Horizonte por R$ 897 (ida e volta)
Garanta aqui passagens aéreas de Rio Branco para Porto Velho por R$ 994 (ida e volta)
Garanta aqui passagens aéreas de Rio Branco para Manaus por apenas R$ 1114 (ida e volta)
Garanta aqui passagens aéreas de Rio Branco para Brasília por R$ 1338 (ida e volta)
Garanta aqui passagens aéreas de Rio Branco para Cruzeiro do Sul por R$ 828 (ida e volta)
Garanta aqui passagens aéreas de Rio Branco para São Paulo por R$ 1987 (ida e volta)
Garanta aqui passagens aéreas de Rio Branco para Rio de Janeiro por R$ 1450 (ida e volta)
Garanta aqui passagens aéreas de Rio Branco para Fortaleza por R$ 1503 (ida e volta)
*Promoção por tempo limitado e sujeita a variação de preços conforme disponibilidade de assentos promocionais
Faça aqui a sua pesquisa e garanta desconto na compra das passagens aéreas para outras cidades
Garanta aqui descontos especiais na reserva do hotel
Atenção: O Alto Acre não vende passagens aéreas, pacotes de viagens ou reservas de hotéis. O site apenas divulga as promoções, ficando o leitor livre para escolher a melhor opção.




Você precisa fazer login para comentar.