Geral
Detran firma convênio com a Polícia Militar e outros órgãos de trânsito
Representantes do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) e da Polícia Militar do Acre (PMAC) realizaram nesta quarta-feira, 19, no quartel do Comando Geral da PMAC, as assinaturas de convênios e termo de cooperação técnica entre órgãos de trânsito da capital e interior.
A renovação dos convênios e termo de cooperação técnica foram firmadas entre Detran, PMAC, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Rio Branco, (RBTrans), Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de Cruzeiro do Sul (Semtrans) e Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre), com o objetivo de proporcionar maior eficiência e segurança para os usuários das vias.
Para o comandante da PMAC, coronel Paulo César Gomes, a continuidade do trabalho vai proporcionar à população do estado mais segurança. “Os convênios irão atender todo o Acre com ações de fiscalização e educação de trânsito. Todos os anos realizamos esta assinatura, o que representa a união e o trabalho em conjunto entre os órgãos de fiscalização”, ressaltou.

Parceria possibilita realização de operações de combate à violência no trânsito Foto: Andréia Nobre/Detran
Segundo a presidente do Detran/AC, Taynara Martins, essa união entre as instituições públicas visa proporcionar um trânsito mais seguro.
“O trabalho de maneira cooperada entre os órgãos de trânsito e a Polícia Militar, que auxilia nas atividades ostensivas e operacionais de tráfego em nosso estado, é de preservar vidas. O resultado dessa parceria foi colocado à mostra no último relatório estatístico, onde o Acre apresentou redução superior a 20% no número total de acidentes em 2020”, afirmou.
Comentários
Geral
Briga em presídio de Senador Guiomard deixa três detentos feridos
Confusão ocorreu durante o banho de sol e dois presos precisaram ser encaminhados ao Pronto-Socorro de Rio Branco
Uma briga registrada na manhã desta segunda-feira (11) no presídio de Senador Guiomard, no Acre, deixou três detentos feridos: Mateus Oliveira do Nascimento, Lárcio Lopes da Silva e Marcos Lima da Silva.
O episódio ocorreu durante o banho de sol, quando um dos internos usou um “estoque” — arma artesanal — para atacar outros presos. A Polícia Penal informou que a equipe de segurança conteve a confusão rapidamente.
Um dos feridos sofreu apenas lesões leves e foi atendido na própria unidade. Já os outros dois precisaram ser encaminhados ao Pronto-Socorro de Rio Branco, já que a máquina de raio-X do presídio está inoperante.
No hospital, os detentos passaram por avaliação no setor de trauma. Um procedimento foi instaurado para apurar as circunstâncias do conflito. O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) confirmou a ocorrência e ressaltou que a pronta intervenção dos policiais penais impediu que a situação se agravasse.
Comentários
Geral
Prefeito Jerry Correia participa de reunião em Rio Branco em benefício das comunidades tradicionais
Nesta segunda-feira(11), o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, esteve em Rio Branco acompanhado por representantes indígenas e extrativistas da Reserva Chico Mendes para uma série de reuniões voltadas ao fortalecimento das comunidades tradicionais do município.
Estiveram presentes também José de Araújo, diretor da Cooperacre e Coopaeb; o vereador Jurandir Araújo, que recentemente mobilizou uma importante reunião na terra indígena Mamoadate, da qual saíram encaminhamentos relevantes para as pautas indígenas e extrativistas; e Wendel Araújo, representante da Amopreab.
A primeira reunião aconteceu na sede da FUNAI, onde o grupo foi recebido por Júnior, presidente da FUNAI no Acre, e sua equipe. Dali saíram encaminhamentos importantes para as demandas das comunidades tradicionais.
Durante dois dias, o prefeito Jerry irá visitar diversas instituições em Rio Branco, com o objetivo de fortalecer o diálogo e buscar apoio para as pautas dos povos indígenas e extrativistas de Assis Brasil.
O prefeito Jerry Correia destacou a importância do diálogo direto com as lideranças e o compromisso da administração municipal em garantir o desenvolvimento sustentável e o respeito às culturas tradicionais.
A Prefeitura de Assis Brasil reafirma seu compromisso com a valorização e o fortalecimento das comunidades tradicionais por meio de parcerias e ações concretas.
Comentários
Geral
Sindmed-AC cobra segurança para os servidores da saúde
O governo do estado tem descumprido o acordo de implementar medidas de segurança para impedir agressões e ameaças nas unidades de saúde. Em 2024, a gestão aceitou a proposta do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) para coibir ataques a profissionais de saúde, incluindo a instalação de dispositivos para acionamento da segurança, mas o sistema proposto não avançou.
A cobrança está sendo retomada após uma reportagem apontar um estudo que demonstra que 80% dos profissionais já foram vítimas de violência em todo o país — uma situação que prejudica o atendimento à população.
“O estudo demonstra que nossa reivindicação é mais que legítima, ela é necessária para que os médicos possam atuar com tranquilidade e foco no paciente. Nossa reivindicação foi aceita durante a deflagração de uma greve, então é importante que seja respeitada”, explicou o presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici.
No levantamento, a Fundação Hospitalar (Fundhacre) e outros hospitais do interior não contam com o dispositivo que dispara uma mensagem de pedido de socorro. O sistema aciona um alerta para os seguranças, que conseguiriam identificar a sala e intervir para evitar agressões.
Você precisa fazer login para comentar.