Conecte-se conosco

Geral

Detentos participaram de culto dentro de presídio no AC uma semana antes de fuga em massa

Publicado

em

Encontro ocorreu entre os dias 8 e 10 de janeiro. Ao todo, 26 presos fugiram do Complexo Penitenciário de Rio Branco na madrugada da segunda (20) e oito foram recapturados.

Por Iryá Rodrigues, G1 AC

Os detentos do pavilhão L do Complexo Penitenciário Francisco d’Oliveira Conde, em Rio Branco, participaram de um encontro religioso uma semana antes da fuga em massa, onde 26 presos deixaram a unidade. O evento, que ocorreu entre os dias 8 e 10 de janeiro, foi autorizado pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen).

Dos foragidos, oito foram recapturados e os outros 18 seguem livres. A fuga em massa ocorreu na madrugada de segunda-feira (20). Os detentos fugiram do pavilhão L, onde cumpriam pena em regime fechado.

Um dos presos que fugiram da unidade chegou a ser entrevistado por uma equipe da Rede Amazônica durante o encontro religioso. Ariclene Firmiano da Silva tinha reencontrado a mãe, que não via há dez anos, desde que foi condenado por latrocínio e roubo.

Em entrevista o secretário de Segurança Pública do Acre, Paulo César, falou sobre a polêmica da liberação do encontro religioso ter ocorrido no mesmo pavilhão da fuga em massa.

“As igrejas são grandes parceiras no processo de desconstrução da juventude que está enveredada no crime e nós não podemos penalizar a atuação de uma igreja nesse momento. Todas as vertentes que foram veiculadas na mídia estão sendo objeto do inquérito, que está sendo conduzido de forma responsável pelo delegado, a fim de definir as responsabilidades pela fuga”, afirmou o secretário.

Em nota, a Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário do Acre (Asspen) criticou o fato de o Iapen ter autorizado a realização do evento.

“No mesmo pavilhão da fuga, o diretor presidente do Iapen autorizou a realização de um culto religioso na parte noturna do plantão, mesmo sabendo que a segurança estava fragilizada. Essa liberação é coisa que jamais aconteceu em outras gestões durante à noite. A direção da Asspen solicita providências necessárias da Secretaria de Segurança Pública”, disse a associação.

Fuga

Para escapar do presídio, os detentos fizeram um buraco na parede da cela e improvisaram cordas com lençóis. Os presos são da facção criminosa denominada Bonde dos 13, aliada ao Primeiro Comando da Capital (PCC), que atua em vários estados brasileiros.

Após a fuga, a Polícia Rodoviária Federal do Acre (PRF-AC) e militares do 4° BIS do Exército Brasileiro reforçaram as barreiras policiais nas rodovias federais na capital e do interior do Acre.

Em coletiva, o secretário de Segurança em exercício, Ricardo dos Santos, não descartou uma possível ligação entre a fuga em massa no Complexo Penitenciário e o caso dos 76 detentos que fugiram de um presídio no Paraguai, no domingo (19).

Vinte e seis presos fugiram do Complexo Penitenciário de Rio Branco, na segunda-feira (20) — Foto: G1 Reprodução

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Motorista é preso por embriaguez ao volante após acidente em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Teste do bafômetro apontou 0,40 mg/L de álcool; colisão ocorreu na Boca da Alemanha

No início da madrugada desta quarta-feira, 31, um homem de 28 anos, identificado como Leonardo, foi preso pela Polícia Militar após se envolver em um acidente de trânsito na região conhecida como Boca da Alemanha, em Cruzeiro do Sul. O teste do bafômetro confirmou que o condutor havia ingerido bebida alcoólica.

De acordo com a Polícia Militar, Leonardo conduzia um veículo quando colidiu contra uma motocicleta que estava estacionada em frente a uma residência. O proprietário da moto informou que havia acabado de chegar em casa e deixado o veículo parado, quando o automóvel atingiu a motocicleta, arremessando-a para fora da pista.

O motorista alegou que trafegava pela via, mas, devido à falta de iluminação, à neblina e à forma como a motocicleta estaria estacionada, não conseguiu desviar a tempo, provocando a colisão.

Submetido ao teste do etilômetro, foi constatado o índice de 0,40 mg/L de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, valor acima do permitido pela legislação. Diante do resultado, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia Geral de Polícia Civil.

Os dois veículos sofreram avarias materiais, e o caso foi registrado para as providências cabíveis.

Comentários

Continue lendo

Geral

Caminhão pega fogo após parada na Via Chico Mendes, no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Um motorista, ainda não identificado, teve o caminhão incendiado na noite desta terça-feira (30), após parar o veículo para atender uma ligação telefônica na Via Chico Mendes, na Vila do Denit, região do Segundo Distrito de Rio Branco.

Segundo relato do condutor, ele havia estacionado o caminhão quando percebeu fumaça saindo debaixo da cabine. Em seguida, as chamas se espalharam rapidamente e tomaram conta da parte frontal do veículo. O motorista conseguiu sair a tempo e acionou o Corpo de Bombeiros Militar.

Uma equipe do Segundo Batalhão foi enviada ao local com um caminhão-tanque e uma caminhonete, conseguindo controlar o incêndio em poucos minutos. Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido.

O caminhão transportava gêneros alimentícios para uma empresa da capital. O veículo, de placa BWV-4F76, pertence a uma transportadora. O motorista informou ainda que tanto o caminhão quanto a carga — que já havia sido distribuída — possuem seguro.

O proprietário da empresa foi comunicado sobre o ocorrido, e os procedimentos para a remoção do veículo devem ser realizados nesta quarta-feira (31).

Comentários

Continue lendo

Geral

PMAC recupera veículo roubado em Sena Madureira

Publicado

em

A Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do 8º Batalhão, recuperou um veículo com registro de roubo na manhã desta terça-feira, 30, no município de Sena Madureira, interior do estado.

A ação ocorreu após a guarnição de serviço receber informações da possível localização do automóvel em uma área de matagal, situada no bairro Ana Vieira, nas proximidades da Estrada do Juruá. De posse da denúncia, os policiais deslocaram-se até o local indicado e lograram êxito na localização e recuperação do veículo.

No local, foi constatado que o automóvel não apresentava avarias aparentes. Diante disso, o veículo foi apreendido e encaminhado à delegacia de polícia para a adoção das providências cabíveis.

Comentários

Continue lendo