fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Desmatamento da Resex Chico Mendes em julho equivale a 4.200 campos de futebol

O Projeto de Lei 6024 de 2019, de autoria de deputada federa Mara Rocha (PSDB/AC), que propõe a redução dos limites da Resex Chico Mendes foi criticado pela filha de Chico Mendes

Publicado

em

POR NANY DAMASCENO

Dados divulgados pelo Instituto Imazon na última semana mostram que 30 km² de floresta nativa foram derrabadas na Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre, somente em julho. A área equivale aproximadamente a 4.200 campos de futebol. A Resex foi a segunda mais desmatada entre as Unidades de Conservação da Amazônia Legal no mês passado

Criada em 1990 e com uma área de pouco mais de  9 mil km², compreendidos em 7 municípios, acreanos e abrigando cerca de 3 mil famílias que sobrevivem da extração de látex e coleta de castanha, a unidade perdeu, até 2020, 101,3 km².

Em uma reportagem feita pelo Brasil de Fato, Ângela Mendes, filha do seringueiro que dá nome à Reserva e coordenada do Comitê Chico Mendes, disse que as ameaças à florestam só crescem.

“O conjunto de ameaças hoje é muito maior, se multiplicou. Por que não bastasse, nós ter continuarmos com madeireiros, e pecuaristas, com os grileiros, nessa busca incessante de explorar a Amazônia, mas a gente se depara hoje com os projetos de lei do legislativo, que justamente incidem sobre esses territórios”.

O Projeto de Lei 6024 de 2019, de autoria de deputada federa Mara Rocha (PSDB/AC), que propõe a redução dos limites da Resex Chico Mendes em 222 km², também foi criticado por Ângela.

Angela Mendes, filha do seringalista Chico Mendes/Foto: reprodução

“Inventaram muito falatório, muito boato e as pessoas começaram a fatiar parte de suas áreas para vender. Então a gente está numa situação realmente em que a gente precisa pensar soluções coletivas né para enfrentar tudo isso”, diz.

A Resex Chico Mendes, símbolo da luta ambientalista no Brasil, foi criada para dar continuidade ao legado do líder seringueiro que deu seu nome à unidade de conservação. Para a filha, esse é o maior legado de Chico Mendes, morto em 1988, em Xapuri.

“O legado do meu pai são os territórios de uso coletivo, mais propriamente as reservas extrativistas, que são hoje, depois das terras indígenas, os territórios mais ameaçados por esse conjunto de instrumentos do legislativo, executivo, e que vem impactar negativamente o conjunto dessas unidades de conservação”, finaliza Mendes.

Muito além do desmatamento

Não bastasse o desmatamento, uma ameaça constante á vida das famílias que vivem na Resex Chico Mendes, a unidade de conservação sofre com as queimadas. Ela lidera com maior número de queimadas entre as áreas protegidas do estado, com 148 focos ao longo deste ano, sendo 78 nos 20 dias de agosto, segundo dados da Sala de Situação de Monitoramento Hidrometeorológico do Estado do Acre vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA).

Trecho da Resex, localizado em Xapuri. Foto: Ramon Aquim

Cercada por grandes fazendas de gado, em 2020 a Resex Chico Mendes foi a campeã em registro de focos de queimadas entre todas as unidades de conservação da Amazônia, com 1.127 focos. Todo esse fogo está diretamente relacionado com a queima da floresta recém-derrubada ou a limpeza das pastagens.

Entre tantas consequências imediatas, está a emissão de carbono. Segundo o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), a invasão e o desmatamento apenas em florestas públicas não destinadas no Brasil emitiram 1,87 bilhões de toneladas de carbono entre 2003 e 2019, agravando o efeito estufa do planeta.

Além disso, um recente estudo do Um estudo do Inpe revela que a floresta amazônica, considerada o pulmão do mundo por armazenar CO2, já emite mais gás carbônico do que consegue absorver. Entre 2010 e 2018, a Amazônia deixou de retirar da atmosfera 0,19 bilhões de toneladas de CO2 por ano. Considerando apenas as queimadas, a floresta conseguiu absorver apenas 18% das emissões por queimada no período. Tratando-se do desmatamento, a emissão de carbono foi dez vezes maior em áreas com mais de 30% de desmatamento.

Resex Chico Mendes está localizada em território de sete municípios acreano/Foto: Marcio Pimenta

Grupos criminosos

O Ministério Público Federal instaurou um inquérito em junho, para apurar a possível existência de grupos criminosos  que desmatam e comercializam madeira extraída ilicitamente. O caso já foi inclusive caso de operação da Polícia Federal em março deste ano.

A Resex foi criada em 1990, pouco mais de 1 ano após a morte de Chico Mendes, líder seringueiro assassinado em dezembro de 1988, em Xapuri, a mando de Darly Alves, um grileiro de terras da região. Desde sua criação, já perdeu mais de 6% de sua cobertura florestal.

Segundo o MPF, no último Censo, em 2010, foram identificadas 2.076 famílias morando dentro da Reserva Chico Mendes. A estimativa hoje é que esse número ultrapasse 3 mil.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Paratleta de Cruzeiro do Sul ganha bicicleta adaptada do Senador Alan Rick

Publicado

em

Foto Gustavo Bardales: Edson, Senador Alan, Emir e o empresário Vinícius Araújo na entrega da handbike

O paratleta de Cruzeiro do Sul, Edson Cavalcante, recebeu do Senador Alan Rick (União Brasil) nesta quarta, 9, uma handbike (bicicleta adaptada) para o seu deslocamento durante os treinamentos.

“Estou muito feliz. Essa bicicleta vai mudar e melhorar a minha vida em todos os sentidos. O deslocamento de quase duas horas para chegar nos locais de treinamentos vai diminuir bastante e poderei ter um desempenho ainda melhor. Sou grato ao senador Alan Rick”, declarou Edson Cavalcante.

3 medalhas e vaga no Jub´s

Edson Cavalcante conquistou três medalhas de ouro no Meeting Loterias Caixa, disputado no último sábado, 5, na piscina da AABB, nas provas dos 50 e 100 livres e nos 50 costas. Os resultados garantiram ao paratleta de Cruzeiro do Sul uma vaga nos Jogos Universitários Brasileiros (Jub´s), programados para outubro, em São Paulo.

O pedido

O cadeirante Emir Mendonça fez o pedido ao Senador Alan Rick no último fim de semana e contou um pouco da história de Edson Cavalcante.

“É impossível não se emocionar com a história do Edson. Um exemplo de superação, de como Deus transforma vidas. Como ser humano, me sinto honrado em poder ajudar”, declarou o Senador.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Dono do Cruzeiro marca reunião com jogadores após derrota para Mushuc Runa

Publicado

em

Time do técnico Leonardo Jardim vem de três derrotas seguidas na temporada

Pedro Lourenço terá conversa com os atletas • Foto: Lucas Bubols

O Cruzeiro tem uma reunião agendada para a tarde desta quinta-feira (10) entre Pedro Lourenço, sócio majoritário do clube, e quatro jogadores que irão representar o elenco.

A conversa será em tom de cobrança, principalmente após a derrota por 2 a 1 para o Mushuc Runa, no Mineirão, pela segunda rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana.

Ainda segundo apurou a Itatiaia, o goleiro Cássio, o volante argentino Lucas Romero e o atacante Dudu serão alguns dos representantes na reunião com Pedro Lourenço. O encontro será reservado ao dono da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) com os atletas.

Além disso, de acordo com apuração da reportagem, a princípio, nenhuma mudança imediata no departamento de futebol deve ocorrer em meio ao momento de turbulência. O Cruzeiro vem de três derrotas seguidas na temporada.

Na terça-feira (1º) da última semana, na estreia na Sul-Americana, o Cruzeiro foi batido por 1 a 0 pelo Unión de Santa Fe, da Argentina. Já no domingo (6), a Raposa perdeu por 3 a 0 para o Internacional, no Beira-Rio, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

Ainda nesta temporada, em fevereiro, o Cruzeiro caiu na semifinal do Campeonato Mineiro, com eliminação para o América-MG. O técnico português Leonardo Jardim chegou ao clube em meio à disputa do Estadual, como substituto de Fernando Diniz, um jogo antes do início da semi contra a equipe americana.

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Maracanazo: Central Córdoba alfineta o Flamengo por vitória na Libertadores

Publicado

em

“Seguimos fazendo a história”, diz clube após vencer o Fla por 2 a 1

Central Córdoba provoca Flamengo por vitória na Libertadores • Reprodução / X

O Central Córdoba é o estreante da Libertadores 2025 que conseguiu um feito e tanto: um Maracanazo.

O termo surgiu em 1950 por conta da derrota da Seleção Brasileira na final da Copa do Mundo para o Uruguai em pleno estádio do Maracanã. E perder no templo do futebol é, ainda, um trauma não superado por brasileiros.

Desta vez, o Maracanazo veio na vitória do Central Córdoba sobre o Flamengo, por 2 a 1, na Copa Libertadores.

“Maracanazo Santiagueño”, diz a publicação do clube com a foto do elenco vencedor no Maracanã. Este também foi o primeiro jogo como visitante dos argentinos.

O time estragou a sequência de 27 vitórias Rubro-Negras sob comando de Filipe Luís. O próximo desafio do Flamengo no torneio continental será no dia 22 de abril, quando a equipe visita a LDU, em Quito. O Central Córdoba, por sua vez, recebe o Deportivo Táchira, em Santiago Del Estero.

O jogo entre Flamengo e Central Córdoba

Os rubro-negros começaram o jogo muito bem, com boas chances já nos primeiros dez minutos. Juninho teve finalização bloqueada já dentro da área, enquanto Arrascaeta parou em Aguerre.

Em meados da etapa inicial, contudo, aconteceu o lance capital: o pênalti cometido por Léo Pereira. Na cobrança, Heredia deslocou Rossi e marcou. Depois disso, o Flamengo se desestabilizou totalmente e viu o Central Córdoba dominar as ações.

No modo “arame liso”, o clube carioca ainda sofreu o segundo, de cabeça. Florentín subiu sozinho e venceu Rossi, para dar excelente vantagem ao Central Córdoba. Vaias para os rubro-negros na ida para o intervalo.

Na volta dos vestiários, Filipe Luís promoveu as entradas de Gerson, Wesley e Pulgar. O Flamengo melhorou com as alterações e rapidamente chegou ao seu gol, em grande cobrança de falta de Nico De La Cruz.

O jogo também promoveu a volta de Pedro aos gramados. O atacante estava sete meses parado depois de sofrer grave lesão no joelho em treino da Seleção Brasileira. Ele atuou por cerca de 30 minutos.

Apesar disso, nem a volta do artilheiro foi suficiente para que o Flamengo pudesse sonhar com a reviravolta. A estreia no Maracanã nesta edição da Libertadores foi com derrota.

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo