Cotidiano
Desemprego no Acre mantém estabilidade e atinge 7,4% no terceiro trimestre de 2025
Estado tem 27 mil desocupados entre julho e setembro; na região Norte, apenas Amazonas (7,6%) e Amapá (8,7%) têm taxas piores

Sine é um dos meios para contratação de pessoas com carteira assinada em Rio Branco. Foto: cedida
O desemprego no Acre se manteve praticamente estável no terceiro trimestre de 2025, registrando leve alta de 7,3% para 7,4% em comparação com o trimestre anterior. Os dados da PNAD Contínua Trimestral do IBGE, divulgados na última semana, mostram que 27 mil acreanos aptos para trabalhar estavam desocupados entre julho e setembro, ante 26 mil no trimestre anterior.
Do total de 360 mil pessoas disponíveis para o mercado de trabalho no estado, 333 mil estavam empregadas no período. No cenário regional, o Acre apresentou a terceira maior taxa de desemprego da Região Norte, ficando atrás apenas de Amazonas (7,6%) e Amapá (8,7%). A expectativa é de melhora no próximo trimestre devido às contratações temporárias de final de ano.
Situação no mercado de trabalho
- População disponível: 360 mil pessoas
- Empregados: 333 mil
- Desempregados: 27 mil (7,4%)
Ranking regional do desemprego (3º tri 2025)
- Rondônia: 2,6% (melhor)
- Tocantins: 3,8%
- Roraima: 4,7%
- Pará: 6,5%
- Acre: 7,4%
- Amazonas: 7,6%
- Amapá: 8,7% (pior)
Tendência e perspectivas
- Estabilidade: Mesma taxa do 3º trimestre de 2024
- Expectativa: Queda no 4º trimestre com contratações de final de ano
A relativa estabilidade da taxa de desemprego no Acre reflete um mercado de trabalho que não consegue reduzir significativamente o desemprego, mas também não sofre grandes deteriorações. A expectativa é que as contratações temporárias de fim de ano possam aliviar este quadro no último trimestre.
Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.
Comentários
Cotidiano
Fafs confirma final do Campeonato Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Foto Paulo Chaves: Quinari e Brasileia empataram o primeiro jogo em Senador Guiomard
O departamento técnico da Federação Acreana de Futsal (Fafs) confirmou para sábado, 27, às 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, a decisão do Campeonato Estadual de Futsal da Série A entre Brasileia e Quinari. O primeiro jogo entre as duas equipes, em Senador Guiomard, terminou empatado por 4 a 4 e por isso quem vencer a segunda partida fica com o título e a vaga do Acre na Taça Brasil de 2026.
“Fechamos todos os detalhes para a final. A partida decide o título mais importante e fecha a temporada”, declarou o presidente da Fafs, Rafael do Vale.
Sem mudanças em 2026
Segundo Rafael do Vale, existe a intenção de realizar ajustes no regulamento do Estadual para 2026.
“Permitimos muitas mudanças nas datas dos jogos e isso aumentou o prazo de realização da Série A. Tínhamos planejado fechar a competição no fim de outubro e essas alterações precisam ser reavaliadas”, explicou o dirigente.

Você precisa fazer login para comentar.