Conecte-se conosco

Acre

Deputados da Frente Popular ajudam a aprovar medida que pode aumentar a conta de energia

Publicado

em

“Agora querem colocar o rombo no setor elétrico para o consumidor pagar”, disse Rocha

Deputado da FPA votam a favor da PEC 688

Deputado da FPA votam a favor da PEC 688

Na sessão de terça-feira (10) na Câmara dos Deputados, a Medida Provisória (MP) 688/2015 que transfere o risco hidrológico na geração hidrelétrica de energia foi aprovada. Os setores da oposição afirmam que a medida vai elevar o valor da energia elétrica novamente no país. A MP é considerada de fundamental importância na continuidade dos planos de negócios das usinas hidrelétricas.

Na avaliação do governo federal, a proposta é essencial para o sucesso do leilão de 29 hidrelétricas antigas, que foi adiado de 6 de novembro para 25 de novembro, em razão do atraso na votação da MP.

A aprovação da MP, de acordo com o governo federal, vai arrecadar R$ 17 bilhões. A MP ainda transfere para o consumidor o chamado risco hídrico, ou seja, se faltar chuva o consumidor pagará mais caro pela energia.

Deputado Rocha (PSDB)

Deputado Rocha (PSDB)

O deputado federal Major Rocha (PSDB), que votou contra a MP, postou em sua página nas redes sociais que é para a população lembrar dos parlamentares que votaram a favor da medida toda vez que forem pagar suas contas de energia elétrica.

Os parlamentares acreanos que votaram favorável à MP foram os deputados federais Léo Brito (PT), Sibá Machado (PT), Angelim (PT) e César Messias (PSB).

“Depois da presidente Dilma Rousseff mentir na campanha, dizendo que não iria haver reajuste de energia,  acabou reajustando em 80%. Agora querem colocar o rombo no setor elétrico para o consumidor pagar”, disse Rocha, que denunciou os colegas de parlamento que votaram pela aprovação da MP.

Assim, como Rocha, Flaviano Melo (PMDB) e Alan Rick  (PRB) votaram contra a MP. A deputada Jessica Sales (PMDB) não votou a matéria, que foi aprovada por 257 votos a 173. Ainda teve cinco abstenções. Na próxima sessão, serão votados os destaques da matéria.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Agenda SMCCI – 20 de fevereiro de 2026

Publicado

em

Agenda Diária 20-02-2026

<p>The post Agenda SMCCI – 20 de fevereiro de 2026 first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Agenda Emurb – 20 de fevereiro de 2026

Publicado

em

PROG. 20 DE FEVEREIRO DE 2026 (SEXTA FEIRA)

<p>The post Agenda Emurb – 20 de fevereiro de 2026 first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Inmet emite dois alertas de chuvas intensas para o Acre até sábado

Publicado

em

Avisos variam entre perigo potencial e perigo, com previsão de ventos de até 100 km/h e risco de transtornos em diversas regiões do estado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou nesta sexta-feira (20) dois alertas de chuvas intensas para o Acre, válidos até as 23h59 de sábado (21). Os avisos indicam desde “perigo potencial” até “perigo”, com previsão de volumes significativos de chuva e rajadas de vento que podem provocar transtornos em diferentes regiões do estado.

O primeiro aviso, classificado como perigo potencial, entrou em vigor à 0h01 desta sexta-feira (20) e abrange os 22 municípios acreanos. A previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 mm por dia, acompanhada de ventos intensos entre 40 e 60 km/h.

Segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Estão incluídos no alerta os municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá, Feijó, Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri, Plácido de Castro, Senador Guiomard, Porto Acre, Bujari, Capixaba, Acrelândia, Assis Brasil, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Mâncio Lima e Jordão.

O segundo aviso, de grau de severidade “perigo”, passou a valer às 9h09 desta sexta-feira (20) e também segue até as 23h59 de sábado (21). O alerta é mais severo e atinge municípios das regiões do Vale do Juruá e Tarauacá-Envira.

Nessas localidades, a previsão indica chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo alcançar 100 mm por dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h. O instituto aponta risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O alerta de perigo abrange Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Tarauacá.

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Comentários

Continue lendo