Acre
Deputado diz que Ageac está praticando “ladroagem” contra taxistas de Senador Guiomard
“Em vez de criar incentivos para eles trabalhar, estão perseguindo os trabalhadores”, disse Jairo
Em tom de indignação, o deputado estadual Jairo Carvalho (PSD) repudiou, em discurso realizado nesta terça-feira (02 de maio), as ações fiscalizatórias da Agência Reguladora de serviços Públicos (Ageac) em exigir dos taxistas de Senador Guiomard (AC) a emissão de bilhetes de passagens. Ele classificou a ação da Agência como “perseguidora” a categoria.
O parlamentar relatou que esteve reunido com a categoria nas primeiras horas da manhã desta terça (02) e lembrou que as queixas dos taxistas vem se arrastando a mais de um ano. Carvalho disse que estará apresentando um Requerimento solicitando que à Mesa Diretora da Aleac realize uma Audiência Pública com todos os taxistas intermunicipais.
“É inadmissível o que está acontecendo com os taxistas.Porque em vez de criar incentivos para eles trabalhar, estão perseguindo os trabalhadores. Quero deixar aqui o meu repúdio à Ageac. Vou propor mudança na lei que obriga os taxistas a emitir ticket de passagem. Eles não são ônibus. Estão querendo cobrar mais impostos, isso é um roubo, é uma ladroagem com os nossos trabalhadores”, completou.
Ao encerrar sua fala no pequeno expediente, o deputado disse que apresentará uma alteração a Lei para por fim a cobrança. “Vou propor a mudança na lei para não cobrar. Se alguém ligar pra eles, esses trabalhadores não podem ir buscar a pessoa. Eles pagam muitos impostos e não podem trabalhar? Nós vamos propor a mudança nessa lei. Esses taxistas, eles vivem correndo com medo da polícia, tipo um bandido. O carro é retido se for pego buscando passageiros aqui em Rio Branco. Não vamos nos calar aqui como representantes do povo. Eles são pais de famílias”, questionou.
Ao regressar à tribuna, no grande expediente, o parlamentar falou acerca de uma Nota do Detran, a qual repudiava o posicionamento de Carvalho em recente discurso contra a aplicação de multas. Ele disse que continuará denunciando, independente de gostarem ou não, pois seu papel é representar os reclames da população e prometeu solicitar ao órgão o montante arrecadado em multas.
“Eu vou pedir a prestação de contas quanto é arrecadado por ano. Eu quero documento. Vou estar entrando com ofício para saber também o que está sendo feito com os milhões que foram arrecadados em multas” pontua.
Comentários
Acre
Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco
Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.
De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.
Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.
Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.
Comentários
Acre
Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.
De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos
A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Acre
Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco
Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.