Acre
Deputada estadual Eliane Sinhasique volta a criticar saúde pública
A deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) voltou a questionar a saúde pública do Estado. Na manhã de hoje (11), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), ela apresentou casos de duas crianças, uma precisa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e a outra precisa de consulta para garantir benefício do INSS.
A criança Luana da Silva, de 13 anos, portadora de paralisia total e hidrocefalia, perdeu o benefício do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) porque não conseguiu uma consulta com um neurologista da Fundação Hospitalar do Estado (Fundhacre). A criança precisa apenas de um laudo médico que comprove a sua deficiência.
“A dona Maria Helena, mãe dela, já foi à Fundação mais de oito vezes. O Hospital informa que quando o médico de Porto Velho chegar, eles entrarão em contato. E nunca ligam. O INSS precisa desse laudo para renovar o benefício dessa criança”, declarou.
Outro caso apresentado pela parlamentar é o da criança Jorge Henrique de Oliveira Lima, de apenas dois anos. Ele, que possui câncer, foi encaminhado pela oncologista Valéria Pereira para o Hospital do Câncer em Barreto. No entanto, o TFD não fez o encaminhamento.
“O pai imediatamente correu para o TFD para pedir que Jorge fosse encaminhado para o Hospital do Câncer em Barreto. Dois dias depois, responderam que não havia vaga no Hospital. O pai ligou para o Hospital do Câncer em Barreto e para a sua surpresa o TFD do Acre não havia encaminhado pedido de vaga para atendimento da criança”.
Com esses argumentos, a parlamentar teceu críticas a falta de gestão. “Que desumanidade é essa? O que move essas pessoas que estão a frente desses núcleos da saúde? Essas pessoas mentem. Os diretores dizem para a gente uma coisa e para os pacientes dizem outra. Não dá para ser assim”, finalizou.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.




Você precisa fazer login para comentar.