Conecte-se conosco

Acre

Denúncias de violência contra a mulher no Ligue 180 registram aumento de 35,6% no Acre em 2024

Publicado

em

Até julho deste ano, 213 denúncias de violência contra a mulher no 180 foram feitas no Acre. Ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Até julho deste ano, o Ligue 180 recebeu 213 denúncias de violência contra a mulher no Acre. O número representa umaumento de 35,67% em relação ao mesmo período do ano passado. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Do total de denúncias, 116 foram feitas pela própria vítima e em 96 dos casos a denúncia foi feita por uma terceira pessoa. Na maioria dos casos, a mulher foi violentada dentro da própria casa.

Os dados levantados no Acre mostram ainda que em 147 desses casos a vítima era preta ou parda. E o marido ou companheiro ainda é o maior agressor. Foram 84 casos em que eles apareceram como suspeitos.

Os dados são do Ministério das Mulheres divulgados nesta segunda-feira (19) e fazem parte da campanha “Feminicídio Zero — Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”, que marca o aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha.

A ação tem outro simbolismo: o mês de agosto é dedicado à conscientização para o fim da violência contra a mulher. O governo federal anunciou também que, durante o ‘Agosto Lilás’, uma reestruturação do Ligue 180 deve ocorrer.

Até julho, em todo Brasil, já foram recebidas 84,3 mil denúncias de violência contra as mulheres. Houve um aumento de 33,5% em relação ao mesmo período em 2023.

Pacto Estadual de Prevenção aos Feminicídios

No Acre, nos primeiros sete meses, ao menos cinco mulheres foram vítimas de feminícidio. Para tentar reduzir esses dados, autoridades assinaram na tarde desta segunda um Pacto Estadual de Prevenção aos Feminícidios.

“Esse é o nosso objetivo: feminicídio zero. Acabar com tanta violência e ações como essas vão cada dia mais fortalecendo tanto a capacidade pra enfrentar esse problema e proteger as mulheres”, disse a vice-governadora do Acre, Mailza Assis, durante o evento.

A secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawa, destacou que a denúncia pode ser anônima e qualquer pessoa, seja ela amiga, vizinha, parente, conhecida, pode ligar e ajudar a livrar a mulher de uma situação violenta.

“Pode ser a filha, quem tiver conhecimento que essa mulher está sofrendo violência. Pode ligar para o 180, se a violência estiver acontecendo agora liga pro 190 da nossa Polícia Militar”, afirmou.

O evento também contou com a participação da servidora pública e membro do movimento trans do Acre, Ruby Rodrigues, e da coordenadora do Centro de Atendimento à Vítima (CAV) do Ministério Público Estadual (MP-AC), Patrícia Rêgo.

Como a primeira servidora trans empossada no MP-AC, Ruby relembrou que dentro da comunidade LGBTQIAPN+ as mulheres trans são as mais assassinadas e destacou a importância da iniciativa.

“Essa ação valoriza ainda mais as questão de identidade de gênero, valoriza as ‘mulheridades’, e a gente aborda o público de mulheres lésbicas que também acabam sendo assassinadas vítimas de feminicídio”, pontuou.

A procuradora de Justiça Patrícia Rêgo ressaltou que as mulheres trans sofrem diversos tipos de violência, desde abandono familiar, rejeição na escola, falta de oportunidades e respeito.

“A gente sabe que as mulheres trans, em regra, saem da família, são botadas para fora, vão pra rua se prostituir. É um público que sai da escola por conta de bullying, então, elas não têm escolarização, oportunidades de trabalho e vamos buscar alternativas , caminhos, políticas públicas para o enfrentamento de todas as violências”, argumentou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Sejusp firma parceria para garantir economia de recursos públicos

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, realizou na manhã desta quarta-feira, 11, reunião de alinhamento para discutir importações diretas de tecnologias de segurança e armamentos.

Reunião foi realizada para discutir importações diretas de tecnologias de segurança e armamentos. Foto: Mariana Moreira/Sejusp

Com objetivo de adquirir equipamentos de ponta para os operadores de segurança e garantir a máxima economicidade do recurso público, a Sejusp realiza uma parceria com o Banco do Brasil. Essa parceria visa apoio especializado em contratos de câmbio, garantir que o fluxo de pagamentos acompanhe o ritmo das necessidades da segurança pública no Acre e a redução da burocracia nas transações internacionais.

Parceria representa um passo para melhores condições de investimento público.Foto: Mariana Moreira/Sejusp

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, reitera que essa parceria representa um passo para melhores condições de investimento público. “O Estado está comprando produtos de alta performance com custos significativamente reduzidos, então temos equipamentos de melhores condições de trabalho para as forças de segurança, para proteger o cidadão acreano”. 

Chefe do financeiro da Sejusp, Eric Oliveira. Foto: Mariana Moreira/Sejusp

“Evitando as margens de lucro de revendedores nacionais, a Sejusp consegue fazer o orçamento render mais, revertendo essa economia em mais equipamentos e melhores condições de trabalho para as forças de segurança”, destacou o chefe do setor financeiro da Sejusp, Eric Oliveira. 

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Saúde qualifica servidores do Baixo Acre com oficina sobre teste do pezinho

Publicado

em

Reafirmando o compromisso da gestão em investir na educação permanente em saúde, assegurando um cuidado mais qualificado, humanizado e resolutivo desde os primeiros dias de vida, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), promoveu nesta terça-feira, 10, no auditório do Palácio do Justiça, em Rio Branco, uma capacitação voltada para o aprimoramento técnico de enfermeiros e técnicos de enfermagem da região do Baixo Acre.

O treinamento, denominado Oficina de Triagem Neonatal Biológica – Teste do Pezinho, teve como objetivo fortalecer a atenção à saúde da criança e potencializar as boas práticas assistenciais.

Equipe técnica NUCSC/Sesacre e Nativida. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

O teste do pezinho é um exame laboratorial simples e de extrema relevância, pois possibilita a detecção precoce de doenças metabólicas, genéticas e/ou infecciosas que, se não diagnosticadas e tratadas oportunamente, podem ocasionar agravos irreversíveis ao recém-nascido. A capacitação reforçou a importância da triagem neonatal como estratégia essencial para a promoção e proteção da saúde infantil.

Durante a oficina, os profissionais foram atualizados quanto aos procedimentos corretos de coleta, aos fluxos assistenciais, ao manejo adequado das amostras e ao papel da equipe de enfermagem na garantia da qualidade do exame e do acompanhamento dos casos identificados.

Treinamento simulou procedimento prático de coleta para o teste do pezinho. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

A coordenadora do Núcleo de Saúde da Criança (NUCSC) da Sesacre, Emanuelly Nóbrega, destacou a importância da capacitação: “A qualificação visa aprimorar os cuidados assistenciais e integrais com as nossas crianças, trazendo boas práticas assistenciais, assim como intensificar esse cuidado desde o pré-natal aos primeiros dias de vida, propiciando o acompanhamento e a identificação de possíveis doenças no teste do pezinho”.

Emanuelly Nóbrega é chefe do NUCSC da Sesacre. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

Participante da oficina, Cinthya Moura, de Porto Acre, destacou: “Como enfermeira, é extremamente importante essa capacitação de triagem neonatal. É um dos primeiros cuidados que prestamos ao recém-nascido e nos sentimos mais seguros para poder prestar qualquer tipo de informação para a família. Acredito que essa oficina é uma forma de investimento qualificado, para desenvolver um acompanhamento mais adequado para a criança, desde o seu nascimento”.

Participaram do encontro enfermeiros e técnicos de enfermagem da área de saúde do Baixo Acre. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

Participaram da capacitação profissionais de Acrelândia, Rio Branco, Bujari, Capixaba, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro e Porto Acre, além de representantes do Distrito Especial Indígena, da Maternidade Bárbara Heliodora e do Hospital Santa Juliana. Ao todo, 108 profissionais de saúde foram qualificados, fortalecendo a rede de atenção materno-infantil e contribuindo para a melhoria da assistência neonatal na região.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre registra queda nas mortes violentas intencionais em 2026, aponta Sejusp

Publicado

em

Redução chega a 36% em Rio Branco e 33% no cenário estadual, segundo levantamento do Observatório

Foto: cedida

Levantamento divulgado nesta quarta-feira (11) pela Diretoria do Observatório da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) aponta redução nos registros de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) tanto em Rio Branco quanto em todo o estado. A comparação considera o período de 1º de janeiro a 10 de fevereiro de 2025 e 2026.

Na capital acreana, a queda foi de 36,36% no número de ocorrências. Em 2025, foram registrados 11 casos no período analisado, enquanto em 2026 o número caiu para 7. A taxa por 100 mil habitantes também apresentou redução significativa, passando de 2,83 para 1,80 — diminuição de 36,44%, conforme os dados consolidados.

No âmbito estadual, o cenário também indica retração da violência letal. O Acre registrou redução de 33% nas ocorrências contabilizadas no mês de janeiro, segundo o relatório do Observatório. A taxa estadual de MVIs por 100 mil habitantes igualmente apresentou queda, reforçando a tendência de diminuição dos índices criminais no início de 2026.

Comentários

Continue lendo