Acre
Denúncias de violência contra a mulher no Ligue 180 registram aumento de 35,6% no Acre em 2024
Até julho deste ano, 213 denúncias de violência contra a mulher no 180 foram feitas no Acre. Ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Até julho deste ano, o Ligue 180 recebeu 213 denúncias de violência contra a mulher no Acre. O número representa umaumento de 35,67% em relação ao mesmo período do ano passado. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Do total de denúncias, 116 foram feitas pela própria vítima e em 96 dos casos a denúncia foi feita por uma terceira pessoa. Na maioria dos casos, a mulher foi violentada dentro da própria casa.
Os dados levantados no Acre mostram ainda que em 147 desses casos a vítima era preta ou parda. E o marido ou companheiro ainda é o maior agressor. Foram 84 casos em que eles apareceram como suspeitos.
Os dados são do Ministério das Mulheres divulgados nesta segunda-feira (19) e fazem parte da campanha “Feminicídio Zero — Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”, que marca o aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha.
A ação tem outro simbolismo: o mês de agosto é dedicado à conscientização para o fim da violência contra a mulher. O governo federal anunciou também que, durante o ‘Agosto Lilás’, uma reestruturação do Ligue 180 deve ocorrer.
Até julho, em todo Brasil, já foram recebidas 84,3 mil denúncias de violência contra as mulheres. Houve um aumento de 33,5% em relação ao mesmo período em 2023.
Pacto Estadual de Prevenção aos Feminicídios
No Acre, nos primeiros sete meses, ao menos cinco mulheres foram vítimas de feminícidio. Para tentar reduzir esses dados, autoridades assinaram na tarde desta segunda um Pacto Estadual de Prevenção aos Feminícidios.
“Esse é o nosso objetivo: feminicídio zero. Acabar com tanta violência e ações como essas vão cada dia mais fortalecendo tanto a capacidade pra enfrentar esse problema e proteger as mulheres”, disse a vice-governadora do Acre, Mailza Assis, durante o evento.
A secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawa, destacou que a denúncia pode ser anônima e qualquer pessoa, seja ela amiga, vizinha, parente, conhecida, pode ligar e ajudar a livrar a mulher de uma situação violenta.
“Pode ser a filha, quem tiver conhecimento que essa mulher está sofrendo violência. Pode ligar para o 180, se a violência estiver acontecendo agora liga pro 190 da nossa Polícia Militar”, afirmou.
O evento também contou com a participação da servidora pública e membro do movimento trans do Acre, Ruby Rodrigues, e da coordenadora do Centro de Atendimento à Vítima (CAV) do Ministério Público Estadual (MP-AC), Patrícia Rêgo.
Como a primeira servidora trans empossada no MP-AC, Ruby relembrou que dentro da comunidade LGBTQIAPN+ as mulheres trans são as mais assassinadas e destacou a importância da iniciativa.
“Essa ação valoriza ainda mais as questão de identidade de gênero, valoriza as ‘mulheridades’, e a gente aborda o público de mulheres lésbicas que também acabam sendo assassinadas vítimas de feminicídio”, pontuou.
A procuradora de Justiça Patrícia Rêgo ressaltou que as mulheres trans sofrem diversos tipos de violência, desde abandono familiar, rejeição na escola, falta de oportunidades e respeito.
“A gente sabe que as mulheres trans, em regra, saem da família, são botadas para fora, vão pra rua se prostituir. É um público que sai da escola por conta de bullying, então, elas não têm escolarização, oportunidades de trabalho e vamos buscar alternativas , caminhos, políticas públicas para o enfrentamento de todas as violências”, argumentou.
Comentários
Acre
Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.
A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.
O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.
Comentários
Acre
Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.
Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.
Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.
A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.
Atualizacão
Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.
Comentários
Acre
Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento
Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada
A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.
Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.
— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.
O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada
Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.



Você precisa fazer login para comentar.