fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Defensoria Pública articula volta dos voos diretos de Rio Branco para Porto Velho

Publicado

em

Após o anúncio da interrupção dos voos diretos de Rio Branco para Porto Velho, a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) busca junto à Companhia Gol Linhas Aéreas alternativas para garantir a não descontinuidade do serviço para os acreanos.
A rota está prevista para ser interrompida a partir do mês de maio. A Gol justifica a medida em decorrência de uma necessidade da companhia. A DPE/AC entrou em contato com a empresa e na última quinta-feira, 21, a representante da Gol, advogada Erika Galegarin foi recebida na sede da instituição.
Para a defensora pública-geral, Roberta de Paula Caminha Melo o encontro possibilitou a exposição das necessidades do serviço. “A reunião foi bastante produtiva pois conseguimos expor nossa situação, anseios e a necessidade de evitar esse isolamento dos acreanos. Outra preocupação destacada foi quanto ao número considerável de pessoas que buscam tratamento de saúde nos outros Estados”, disse.
“Eu não posso nesse momento, dar um parecer definitivo. Fico um pouco limitada para dar uma resposta, porque depende do planejamento de malha aérea e diretoria institucional, não é uma decisão jurídica. O cancelamento ou a descontinuação de um trecho requer todo um estudo prévio uma análise da questão qualitativa, se atende ou não os consumidores, é realizado todo um estudo”, explicou a representante da Gol.
“Vou apresentar todas essas informações internamente, tanto para diretoria institucional quanto para a diretoria de planejamento de malha aérea. Com certeza, esse não é um assunto que encerrará agora”, ressaltou.
Também participaram da reunião, a subdefensora-geral da DPE/AC, Simone Santiago e o coordenador do Núcleo da Cidadania, Celso Araújo.
“Com a nova realidade do Estado quanto a redução do ICMS, podemos verificar quais as possibilidades de oferecer opções para o consumidor, principalmente com relação a rota de Rio Branco para Porto Velho”, destacou Araújo.
Redução do ICMS
No Acre, o governo do Estado anunciou a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do combustível para aviação de empresas comerciais que realizarem voos diurnos. O percentual cobrado sobre o querosene, que antes era de 25%, passa a ser apenas 3%.
Outra medida adotada visando atende à necessidade dos acreanos é a proposta para zerar o ICMS de empresas aéreas que operarem na região norte e fizerem conexões e rotas comerciais no Acre.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rio Branco e Cruzeiro do Sul terão reforço do MS no combate à dengue

Publicado

em


Para conter o avanço da dengue e reduzir casos graves e mortes, o Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira, 8, um conjunto de novas ações de enfrentamento à doença. No Acre, as medidas emergenciais serão concentradas nos dois municípios mais populosos do estado: Rio Branco e Cruzeiro Sul.

Ambas as cidades foram incluídas na lista de 80 municípios prioritários do país, selecionados por apresentarem alta transmissão ou crescimento no número de casos, além de população superior a 100 mil habitantes.

As ações contarão com o apoio direto da Força Nacional do SUS, que estará preparada para atuar nos municípios com a instalação de centros de hidratação com até 100 leitos cada, podendo chegar a 150 unidades em todo o Brasil. O investimento total previsto é de R$ 300 milhões.

Os centros são voltados ao acolhimento e à hidratação de pacientes com sintomas de dengue, tanto por via oral quanto venosa , com o objetivo de evitar o agravamento dos quadros e reduzir a necessidade de internações hospitalares. Os espaços poderão funcionar em unidades básicas de saúde (UBS), UPAs ou locais adaptados, como auditórios, bibliotecas, refeitórios, tendas ou contêineres.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

No Acre, morador em situação de rua quase acerta repórter com pedrada

Publicado

em

Frame/Vídeo

Uma repórter da TV Tribuna, afiliada da TV Crítica no Acre, passou por um momento de tensão enquanto gravava uma reportagem nas ruas do centro de Rio Branco. A repórter, identificada como Andressa Theles, quase foi atingida por uma pedra arremessada por um morador em situação de rua.

Segundo relato publicado no perfil oficial da emissora no Instagram, “enquanto o Centro Pop ganha mais um capítulo, pessoas vivem vulneráveis a situações de moradores usuários de entorpecentes no centro de Rio Branco. Uma repórter da TV Tribuna, afiliada da Crítica no Acre, foi quase atacada e quase atingida por uma pedra na cabeça, disparada por um dependente químico.”

Nas imagens, é possível ver o momento em que o homem utiliza um estilingue para lançar a pedra em direção à equipe de reportagem. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

homem em situação que acabou detido pela Polícia Militar após causar tumulto na região do Terminal Urbano de Rio Branco. Identificado como Rian Silva Barbosa, de 25 anos, este se apresentava de forma alterada e agressiva, jogando pedras em pedestres e veículos que circulavam pelo Centro da capital.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Prefeitura de Rio Branco assina novo decreto de emergência para ETA II: “Situação ficou pior”

Publicado

em

Novo decreto foi feito por conta da situação que piorou na captação, informa Saerb

Comentários

Continue lendo