Cotidiano
“Defendo a unidade”, diz Alan Rick sobre chapa de Gladson Cameli nas Eleições 2022
Único deputado da bancada acreana a participar do almoço que reuniu os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e do Peru, Pedro Castillo, Alan Rick (DEM-AC) cita um trecho da Bíblia Sagrada para defender sua opinião sobre as próximas eleições: “Um Reino dividido não subsiste”. Ele acredita na união de todos os líderes pró-Gladson em uma única chapa, e acredita que, só assim, a situação tem uma chapa qualificada e capaz de derrotar com folga a oposição.
“Eu defendo a unidade, e acredito que é dessa unidade que vem nossa vitória. Acho que não é hora para achismos, vaidades; é hora de humildade, pensar no desenvolvimento do Acre e de fazermos isso juntos”. Afirma que não tocou nesse assunto, nem com o governador Gladson Cameli (Progressistas-AC), nem com o senador Marcio Bittar (PSL-AC), que também estavam no evento. “Pior que não [falamos sobre isso]. Estávamos todos animados com a agenda – e focados nela”. Confessou terem tocado em ‘assuntos triviais’, mas nada relevante.
Com a candidatura ao Senado posta, o confiante Alan Rick continua defendendo ser o quadro mais ideal para estar ao lado de Gladson, e diz estar trabalhando para isso. “Tenho trabalhado duro e recebido feedback muito positivo. A melhor resposta é aquela que vem do povo”.
Marcio Bittar
Senador Marcio Bittar (PSL-AC) defende o encontro como um ‘importante passo’ para o desenvolvimento do Acre. E não só comercial e econômico: fala em cultura e segurança também. “Estou muito feliz e agradeço ao presidente Bolsonaro e ministra Tereza Cristina por olharem para essa região com carinho”.
Cidadania
Davi Lima, Léo do Valdemar Maciel, Ambrózio, Erlan Nogueira e Dêda da Construção são alguns dos nomes já fechados para disputa à Aleac pelo Cidadania. Chapa recheada de representantes sindicais e líderes de comunidade. Victor Augusto Farias deve disputar a Câmara Federal.
Cidadania²
O presidente David Hall está conversando com um ex-deputado para compor seu elenco. Caso o namoro termine em casamento, será uma excelente adesão.
Senador Guiomard
Consultei algumas lideranças de Senador Guiomard sobre três nomeações no Diário Oficial, edição de quinta-feira (3), e a resposta foi unânime: “Não faço ideia de quem sejam”. Palpites?
Jenilson Leite
De todos os membros ligados ao PSB que conheço, impressionante a reposta unânime de que o grande destaque do partido hoje é Jenilson Leite e sua pré-candidatura ao Governo do Acre. Anima até os que, antes, eram mais incrédulos.
PSB
Sobre as chapas, as opiniões são modestas. Por enquanto, a chapa para deputado estadual elege um – isso de acordo com os consultados. É que também existe a chance de uma federação: se isso for para frente, não adiantaria pensar em chapa completa agora.
Não procurou
MDB ainda não procurou nenhum pré-candidato ao Governo do Acre para conversar. E, por nenhum, inclui-se Jorge Viana e Petecão. Quer ver as águas do rio Acre rolando um pouco antes de mover peças do jogo.
Com jeitinho
Se o MDB pedisse, com jeitinho, para o deputado federal Flaviano Melo ser vice-governador na chapa de Gladson, afirmando ser necessário e o melhor cenário para o partido, ele iria. mas esse não é o caso.
Márcia Bittar
A pré-candidata ao Senado, Márcia Bittar, deu uma pausa nas agendas para dispensar cuidados à filha, que testou positivo para a Covid-19. “Ela passa muito bem, mas vim conferir”. Sobre as andanças, está animada como sempre. “Estão muito, muito boas”.
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.


Você precisa fazer login para comentar.