Cotidiano
De trabalhador à paciente: Motorista do Hospital de Amor é diagnosticado com câncer em Porto Velho
Inicialmente Francisco foi diagnosticado com úlcera, mas poucos dias depois, ao fazer um novo exame, veio o diagnóstico de câncer de estômago.

Francisco Carmo, de 48 anos, trabalhando em RO – Foto: Arquivo Pessoal/ Francisco Carmo
Por Jaíne Quele Cruz, G1 RO
Francisco Carmo, de 48 anos, trabalha há nove anos como motorista no Hospital de Amor de Porto Velho. Durante esse tempo ele transportou inúmeros pacientes, só não esperava que um dia seria um deles.
Ao longo dos anos, viveu inúmeras histórias com os passageiros e por várias vezes passou pela dor da perda e luto. O período mais doloroso, segundo ele, foi quando um homem, com quem criou uma grande amizade, faleceu.
“Eu vim pra casa depois do plantão, quando eu retornei segunda-feira ele tinha falecido. Então aquilo me abalou muito, eu tive que passar até por um psicólogo, porque ficou aquele trauma na minha cabeça”.
Por conta do sofrimento, o motorista chegou a cogitar desistir da profissão.
Diagnóstico
O caso de Francisco começou com uma gastrite leve e foi evoluindo. No último ano, em meio a pandemia da Covid-19, ele contraiu o vírus e passou 18 longos dias muito mal. Vários órgãos foram afetados.
Logo depois da recuperação da Covid, o motorista sentiu dores no estômago e procurou atendimento médico. Inicialmente foi diagnosticado com úlcera, mas poucos dias depois, ao fazer um novo exame, veio o diagnóstico de câncer de estômago. Ao receber a notícia, ele diz que não conseguia acreditar.
“Eu falei “poxa eu cuidei de tanta gente, carreguei tanta gente. Doutor, o senhor está brincando?””.
Em poucas semanas, ele teve que passar por uma cirurgia que retirou todo o estômago, juntamente com o tumor. Quinze dias depois começou a sentir febre e descobriu que teria que passar por um novo procedimento, após um grampo da cirurgia perfurar seu intestino.
Ao todo, Francisco passou por três cirurgias e tratamento de quimioterapia. Apesar de passar por uma recuperação lenta e dolorosa, ele agradece toda atenção recebida no Hospital.
Tampinhas de Amor
Uma campanha da Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) soma a sustentabilidade com a intenção de ajudar pacientes com câncer em Rondônia.
A campanha Tampinhas e Lacres de Amor coleta tampas de plástico e lacres de alumínio. Os objetos são vendidos e o dinheiro é utilizado para ajudar pessoas portadoras de câncer e seus familiares em situação de vulnerabilidade.
Cestas básicas, fraldas, leite, sondas, curativos, cadeiras de rodas e colchões especiais são algumas das necessidades que a campanha busca suprir.
Para aderir a campanha basta entrar em contato com a AVCC ou algum dos parceiros. Em Rondônia o contato pode ser feito pelo telefone (69) 3213-2028.
Comentários
Cotidiano
Caíque é desfalque certo do Galvez contra o Humaitá

Foto ASCOM/Galvez: Caíque está fora de um confronto importante da fase de classificação
O atacante Caíque, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, é desfalque certo no Galvez no confronto diante do Humaitá. A partida será disputada neste sábado, a partir das 15 horas, no Tonicão.
“Perdemos o Caíque, mas temos um elenco qualificado e com boas opções. Vamos ter uma equipe forte”, declarou o técnico do Galvez, Maurício Carneiro.
Três opções
Maurício Carneiro tem como opções o meia Hiago e os atacantes Lukinhas e Alifi.
“Vamos avaliar com cautela para escolher o substituto do Caíque. Podemos manter a característica da equipe e ou mudar. Vai ser uma partida difícil e é necessário tomar a decisão correta”, afirmou o treinador.
Comentários
Cotidiano
Hemoacre promove campanha de doação de sangue para garantir estoque seguro durante o Carnaval
O governo do Acre, por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), iniciou na manhã desta sexta-feira, 13, uma campanha de doação de sangue com o objetivo de reforçar os estoques durante o período do Carnaval. A ação busca mobilizar a população para garantir segurança transfusional nos próximos dias.

Como forma de incentivar a participação, os doadores recebem um brinde temático, em alusão ao Carnaval. A entrega ocorre exclusivamente nesta sexta-feira, data de abertura da campanha. Apesar disso, o Hemoacre seguirá funcionando normalmente durante o feriado, com atendimentos nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro.
A coordenadora de captação de doadores de sangue e medula óssea do Hemoacre, Késia Nogueira, explicou que o estoque é bastante dinâmico e pode sofrer oscilações em curto espaço de tempo, o que torna fundamental a antecipação das coletas.

“Hoje o estoque pode estar satisfatório, mas em dois ou três dias pode haver uma grande necessidade. Por isso, trabalhamos de forma preventiva, garantindo estabilidade e segurança para atender possíveis demandas durante o feriado prolongado”, afirmou Nogueira.
Késia destacou, ainda, que manter um estoque adequado é uma responsabilidade coletiva. “Quem utiliza o sangue é a própria população. Dependemos exclusivamente da solidariedade das pessoas para garantir atendimento a quem precisa”, ressaltou.
Quem pode doar
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 devem estar acompanhados do responsável legal. É necessário estar em boas condições de saúde, e apresentar documento oficial com foto. Todo o processo, que inclui cadastro, triagem, lanche e doação, dura cerca de 40 minutos.
Solidariedade que inspira
A professora de educação física, Nathalia Freire, participou da campanha e reforçou a importância do ato solidário. Em sua segunda doação, ela contou que decidiu participar após ver a divulgação nas redes sociais.

“É um gesto simples, rápido e que faz muita diferença. Sempre tem alguém precisando. Um dia pode ser alguém da minha família, então é importante a gente se ajudar”, destacou.
O governo do Acre, por meio do Hemoacre, reforça o convite para que a população participe da campanha, compareça à unidade e ajude a manter os estoques em níveis seguros, contribuindo diretamente para salvar vidas durante o Carnaval.
The post Hemoacre promove campanha de doação de sangue para garantir estoque seguro durante o Carnaval appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Cotidiano
Sexta-feira será de tempo instável e alta probabilidade de chuva em todo o Acre
Previsão indica pancadas fortes, elevada umidade e risco de temporais isolados em diversas regiões do estado

O tempo permanece instável nesta sexta-feira (13) em todo o Acre, com previsão de chuvas a qualquer hora do dia, que podem ser fortes em diversas áreas. As informações são do portal O Tempo Aqui, que aponta elevada umidade do ar e condições favoráveis para temporais isolados.
🌧️ Leste e sul do estado
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasiléia e Sena Madureira, o tempo segue instável, com chuvas a qualquer momento e alta probabilidade de precipitações intensas. A chance de temporais é considerada média.
A umidade relativa do ar mínima varia entre 70% e 80% durante a tarde, enquanto a máxima pode atingir entre 90% e 100% ao amanhecer. Os ventos sopram fracos, predominantemente do noroeste, com variações do norte e oeste. A probabilidade de ventos fortes é baixa.
🌦️ Centro e oeste do estado
Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, a previsão também indica tempo instável, com chuvas que podem ser intensas. A probabilidade de chuvas fortes é alta e a de temporais é média.
A umidade mínima varia entre 65% e 75% à tarde, e a máxima entre 90% e 100% ao amanhecer. Os ventos são fracos, vindos do norte, com variações de noroeste e nordeste.
🌡️ Temperaturas por região
• Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 21°C e 23°C; máximas entre 27°C e 29°C.
• Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 21°C e 23°C; máximas entre 26°C e 28°C.
• Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 21°C e 23°C; máximas entre 26°C e 28°C.
• Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 27°C e 29°C.
• Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.
• Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 28°C e 30°C.
• Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

Você precisa fazer login para comentar.