fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Cuidado com pirâmides financeiras que prometem “formas fáceis de ganhar dinheiro”

Publicado

em

Uma pirâmide financeira é um esquema financeiramente insustentável classificado como golpe. Entenda como funciona uma pirâmide financeira e como evitar cair em uma.

Por: Empiricus

 

 

Você já foi convidado para participar de algum investimento que prometia um retorno gigantesco? Embora pareça tentador, pode se tratar de um golpe de pirâmide financeira. Uma prática comum e antiga, mas que continua a fazer diversas vítimas.

O que é pirâmide financeira?

Uma pirâmide financeira, também conhecida como Esquema de Ponzi, é um tipo de golpe que promete rendimentos altos e rápidos para determinado investimento, mas de forma insustentável.

O esquema exige que a pessoa que decidiu investir traga mais pessoas para o negócio, e assim sucessivamente. Geralmente, esse é um requisito para ter acesso ao retorno do valor investido.

A forma como é realizada fez com que a fraude recebesse o nome de pirâmide, já que no topo estão os líderes ou o líder do negócio. Essa pessoa convence alguém a trazer um número de convidados. Esses convidados trazem mais pessoas. Assim, os números aumentam exponencialmente, formando uma pirâmide.

Várias produtos e investimentos podem ser usadas como plano de fundo para o golpe, como criptomoedas, investimentos em franquias, imóveis e outras coisas.

Mas, muitas vezes esses investimentos sequer são reais e tem como único objetivo dar mais credibilidade ao golpe e tirar dinheiro das pessoas com maior facilidade.

Como funciona uma pirâmide financeira?

A pirâmide financeira funciona por meio do recrutamento de novos membros interessados em formas fáceis de ganhar dinheiro e que colocam alguma quantia em um suposto investimento.

Depois, eles convidam novos membros para que o negócio continue a crescer. Geralmente, a promessa é de que o retorno será rápido e, muitas vezes, os golpistas providenciam até mesmo um contrato para dar credibilidade ao plano.

esquema de pirâmide é vasto, então ele pode surgir em pequenos grupos, em que fica mais claro que se trata de um golpe, ou até mesmo com operações maiores, em que se passa a impressão de que há grandes empresas envolvidas e o investimento é muito sério.

Como saber se estou caindo em um esquema de pirâmide?

Um esquema de pirâmide financeira costuma ter algumas características clássicas às quais é importante ficar atento:

  • Promessas de lucros exorbitantes e em um curto período de tempo;
  • Para aumentar os ganhos ou para receber o valor prometido é preciso convencer outras pessoas a entrarem no esquema;
  • Os golpistas passam uma sensação de urgência e de oportunidade única que vai acabar logo. Assim, a pessoa tende a entrar para o negócio sem ter tempo de avaliar muito bem os riscos, pois teme perder uma boa chance;
  • Não há informações detalhadas sobre a empresa e o investimento oferecido. Tudo é repassado de maneira muito vaga, concentrando-se apenas nas possibilidades de grandes retornos.

Por fim, quando alguém já está envolvido no golpe, a percepção de que há um problema ocorre quando os pagamentos começam a atrasar.

Pois, quanto mais a pirâmide cresce, mais difícil fica para atrair novos integrantes. Assim, os membros novos acabam no prejuízo, enquanto aqueles que estão no topo da pirâmide são os únicos a conquistarem altos lucros.

Por que as pessoas caem nesse tipo de golpe?

Há alguns motivos que levam as pessoas a caírem nesse tipo de golpe. Confira os mais comuns.

1.  Falta de conhecimento

Muitas pessoas que são vítimas desse tipo de golpe não estão acostumadas com o mercado financeiro e com os investimentos disponíveis. Por isso, elas têm dificuldades em separar o que é real do que é fraude.

Pois, com o desconhecimento do mercado, é difícil perceber que algumas promessas são boas demais para ser verdade. A pessoa acaba focando apenas na promessa de lucro e se esquece de analisar a questão mais a fundo.

2.  Ganância

Algumas vezes, a pessoa até suspeita de que algo está errado e que ela pode estar sendo vítima de um golpe, mas a ganância acaba por cegá-la e ela se apega totalmente à promessa de ganhos exorbitantes.

Assim, o investidor decide arriscar, mesmo sabendo lá no fundo que é bom demais para ser verdade.

Algo parecido ocorre com as pessoas que estão passando por dificuldades financeiras e precisam levantar recursos rapidamente. Elas acabam sendo convencidas a investir o pouco que tem em algo que vai gerar prejuízos.

3.  Confiança

Um esquema de pirâmide financeira não começa dando prejuízo aos investidores. Ao contrário, os primeiros que aceitam participar recebem as quantias prometidas e nos dias combinados.

É claro que esse início promissor faz com que a pessoa fique animada para convencer parentes e amigos a participarem. Os novos envolvidos, por sua vez, aceitam participar porque confiam na pessoa que falou sobre o investimento e estão vendo que outros envolvidos estão recebendo os valores.

Mas, uma hora ou outra a pirâmide vai crescer demais e começar a ruir.

O que fazer para evitar esse tipo de golpe?

Para não cair nesse tipo de golpe, você pode adotar algumas práticas:

  1. Estude sobre o mercado financeiro: ao conhecer os tipos de investimentos verdadeiros e as possibilidades do mercado, você ficará menos propício a acreditar em promessas irreais e terá mais informações sobre como verificar o nível de confiança de determinado investimento;
  2. Desconfie de promessas irreais: como mencionamos, os golpistas costumam oferecer lucros muito acima daqueles praticados pelo mercado. Embora seja tentador, desconfie dessas promessas e faça uma verificação mais profunda, pois há muitas chances de se tratar de um golpe;
  3. Desconfie se houver pressa para fazer o investimento: uma das táticas dos golpistas é fazer a pessoa acreditar que ela estará perdendo uma grande oportunidade caso não invista o mais rápido possível;
  4. Verifique informações sobre a empresa: caso haja uma empresa envolvida, observe o que falam sobre ela nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui. Se estiver negociando ativos do mercado financeiro, acesse o site da CVM (Comissão de Valores Imobiliários) e verifique se há permissão para esse tipo de operação.

Pirâmide financeira é ilegal?

Sim. A prática de pirâmide financeira constitui crime tipificado desde 1951, pela lei 1521. Assim, todos os membros da pirâmide, até aqueles que trabalharam no recrutamento de novas pessoas, podem ser indiciados.

A pena para o crime inclui prisão, por tempo variável, que vai depender de julgamento, e pagamento de multa.

Porém, é importante não confundir a pirâmide com o marketing multinível, uma prática considerada legal.

Nesses casos, existe realmente algo a ser negociado. É comum que as pessoas sejam recrutadas para vender algum produto e aquele que indicou receba um percentual das vendas.

Repare que não se trata de golpe porque o negócio possui meios de se sustentar e não há a intenção de gerar prejuízo para os envolvidos.

Conheça alguns casos famosos de pirâmide financeira

No Brasil, um dos casos mais famosos desse golpe é o da empresa TelexFree. Ela atuava como operadora de telefonia e ganhou o respeito e a confiança de muitos usuários.

Mas, a empresa deixou muitas pessoas no prejuízo. Com o tempo, foi comprovado que havia um sistema de pirâmide, em que a pessoa comprava um pacote e o dinheiro era usado para pagar outros membros. Depois, o novo recrutado convidava mais duas pessoas e recebia uma quantia por isso.

Como todo sistema de pirâmide, havia a promessa de bons retornos, mas o esquema não se sustentou por muito tempo.

Nosso segundo exemplo mostra que todo cuidado é pouco com esse tipo de golpe, pois até pessoas famosas podem ser usadas para atrair investidores sem que elas saibam que estão contribuindo para um crime.

Pois, na década de 90, o famoso ator Antônio Fagundes se tornou garoto propaganda da empresa Fazendas Reunidas Boi Gordo. Ele incentiva as pessoas a investirem para obterem lucros com a engorda de bois e a compra de bezerros.

Mas, o que o ator não sabia, é que tudo se tratava de um esquema de pirâmide. Quando as coisas ruíram, o prejuízo dos investidores chegou a 5 bilhões de dólares. Até hoje há processos correndo na justiça na tentativa de recuperar parte dos valores.

Agora partimos para um caso famoso a nível mundial. Na década de 60, o investidor Bernard Madoff fez fama e fortuna em Wall Street e se tornou um dos criadores da empresa Nasdaq.

O empresário movimentou bilhões de dólares e depois foi denunciado pelos próprios filhos como administrador de um esquema de pirâmide. Madoff acabou preso e morreu ainda cumprindo sua pena.

Atenção

Os exemplos nos mostram que pessoas e empresas que pareciam extremamente confiáveis acabaram atraindo investidores para vários esquemas fraudulentos.

Então, fique muito atento a todas as dicas que apresentamos neste texto e estude bastante, para entender como investir da maneira correta e correndo riscos calculados.

No mercado financeiro há investimentos legalizados para todos os gostos, desde aqueles que querem se proteger ao máximo de qualquer perda, até os que são mais ousados e aceitam correr um risco maior, mas com possibilidades reais de ganhos a longo prazo, o que não ocorre na pirâmide financeira.

Comentários

Continue lendo

Flash

O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco Joabe Lira participa da entrega da obra de revitalização da URAP na Baixada da Sobral

Publicado

em

Joabe Lira destaca avanço na saúde e elogia a revitalização da URAP Maria Barroso

“Isso mostra o quanto o prefeito tem levado a sério o cuidado com a população. Saúde é vida”. A frase é do presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Joabe Lira (União Brasil), ao comemorar a entrega da obra de revitalização da Unidade de Referência em Atenção Primária (URAP) Maria Barroso da Silva, localizada na Baixada da Sobral.

A solenidade de reinauguração ocorreu no fim da tarde de quarta-feira, 23, com a presença de vereadores, autoridades do Executivo, profissionais da saúde e moradores da região, que celebraram a reabertura da unidade como um avanço importante no atendimento básico à comunidade.

Durante o evento, o chefe do Legislativo destacou os investimentos realizados pela gestão do prefeito Tião Bocalom na área da saúde pública e ressaltou a importância da entrega de mais uma unidade totalmente reestruturada à população. “Essa já é a quadragésima unidade de saúde entregue. Geralmente, no segundo mandato, os políticos reduzem o ritmo, já que trabalharam muito no primeiro. Mas o povo confiou de novo, e o prefeito mostrou que não está parado. Ao invés de desacelerar, ele pisou no acelerador”, afirmou.

Joabe também citou outras obras em andamento, como o novo Mercado Elias Mansour, cuja concretagem da laje está prevista para iniciar nesta quarta-feira, 24, além da revitalização da Estrada Dias Martins. “Aquela avenida vai ficar mais bonita do que a Chico Mendes. Vai ser a mais bonita do Acre. É coisa de outro mundo”, comentou.

Em tom de reconhecimento, o presidente da Câmara relembrou a trajetória de Tião Bocalom como prefeito por três mandatos em Acrelândia, interior do estado, e reforçou a convicção de que novos desafios estão por vir.

“O senhor foi prefeito três vezes no interior e até hoje é lembrado como o melhor que já passou por lá. Veio para Rio Branco e já é considerado o melhor prefeito da história da nossa cidade. A Bíblia diz que quem é fiel no pouco, Deus honra no muito. E eu acredito que Deus ainda vai colocar o senhor em lugares mais altos.”

URAP Maria Barroso da Silva

Essa unidades de saúde é uma das mais importantes de Rio Branco. Após uma reforma completa com investimento de R$ 1,7 milhão, tornou-se a maior URAP da capital em estrutura física e capacidade de atendimento.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e concentra equipes de Saúde da Família que atuam em diversos bairros da região. Com a reforma, a URAP oferece um ambiente moderno, seguro e adequado tanto para os profissionais de saúde quanto para os usuários.

Entre os serviços disponíveis, estão: clínica médica, pediatria, ginecologia, enfermagem, odontologia, vacinação, farmácia e sala para injetáveis. A unidade também é referência em ações educativas, como campanhas de prevenção à obesidade infantil e acompanhamento de pacientes com hipertensão e diabetes.

Agradeço pela atenção!

Marcela Jansen | Assessoria de Comunicação

Comentários

Continue lendo

Flash

Expoacre 2025: Sebrae prepara atrações para as nove noites de feira em Rio Branco

Publicado

em

Inovação e empreendedorismo movimentam o Espaço Sebrae

De 26 de julho a 3 de agosto, o Governo do Acre e o Sebrae realizam a 50ª Expoacre, maior feira de negócios do estado. A feira, que acontece em Rio Branco, reúne empreendedores, empresários e produtores rurais de todo o estado, criando uma grande rede de negócios e conexões. O evento é patrocinado pela Caixa Econômica Federal.

Com foco em fomentar e promover os pequenos negócios, o Sebrae prepara um espaço repleto de atividades e ações que unem inovação e tradição, reforçando seu slogan para esta edição: “Tradição que nos inspira, inovação que nos impulsiona”.

De acordo com o diretor-superintendente, Marcos Lameira, chegar à 50ª edição da Expoacre é celebrar o empreendedorismo acreano. “Para o Sebrae, participar da realização desse evento é reafirmar nosso compromisso com o fortalecimento dos pequenos negócios, a valorização da cultura local e a geração de novas oportunidades para quem faz a economia do estado acontecer”, disse.

Produtos regionais abrilhantarão a Loja Colaborativa, espaço dedicado aos empreendedores atendidos pelo Sebrae, com produtos como doces, peixes, mel, castanhas, biscoitos de goma e a famosa Farinha de Cruzeiro do Sul (IG). Além disso, o café produzido nas regionais do Baixo e Alto Acre e Purus estará disponível para degustação na cafeteria Robusta Acreano.

O Espaço Sebrae contará com atividades de interação e imersão, como jogos digitais; óculos de realidade virtual; a Inteligência Artificial LIS; tiro ao alvo, roleta premiada e o Passaporte do Empreendedor com direito a brindes; o Empreende Room, onde será necessário resolver enigmas para escapar da sala temática; e o famoso Robô LED, atração que alegra todos os públicos.

Junto a instituições parceiras, o Sebrae dará destaque à indústria da panificação, que receberá empresas do segmento com apresentação e degustação de seus produtos; ao artesanato acreano, com exposição de peças e artigos decorativos; ao empreendedorismo feminino, com a participação de cerca de 50 mulheres empreendedoras; e à piscicultura, com tanques para exposição de peixes de produção regional.

A Economia Criativa se fará presente em todas as noites, com cerca de 18 apresentações artísticas no Palco Cultural Sebrae, arte urbana do Grafitte e uma pista de skate. O palco também receberá transformações de visagismo nos dias 26, 29 e 31 de julho, e desfiles de moda nos dias 2 e 3 de agosto.

Nesta edição, o Sebrae investe em um estande neutro em carbono, reforçando o comprometimento da instituição com o Meio Ambiente.

O horário de funcionamento do espaço é das 18h às 22h. Para mais informações sobre a programação e ações do Sebrae na Expoacre, acesse o perfil oficial no Instagram @SebraenoAcre.

Comentários

Continue lendo

Flash

Incêndio destrói parcialmente residência em Mâncio Lima e moradora se desespera: “Ainda estou pagando, Senhor!”

Publicado

em

Fogo começou em terreno baldio ao lado da casa; caso levanta alerta sobre riscos de áreas sem manutenção

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma residência no início da tarde desta terça-feira (22), no bairro Cohab, em Mâncio Lima, interior do Acre. As chamas, que teriam começado em um terreno baldio ao lado da casa, se alastraram rapidamente e provocaram danos significativos ao imóvel.

De acordo com testemunhas, o fogo teve início por volta do meio-dia. Moradores da vizinhança tentaram conter as chamas utilizando baldes com água, mas a força do incêndio exigiu a intervenção do Corpo de Bombeiros, que conseguiu evitar que o fogo atingisse outras residências próximas.

A cena mais marcante foi protagonizada pela dona da casa, que, em desespero, foi filmada chorando e pedindo ajuda. Em um dos vídeos compartilhados nas redes sociais, ela grita: “Eu ainda tô pagando, Senhor!”, frase que emocionou internautas e revelou o drama de quem perdeu parte do que ainda lutava para conquistar.

A estrutura do imóvel foi severamente comprometida e parte do mobiliário foi consumido pelas chamas. Apesar do prejuízo material, não houve feridos.

As causas do incêndio ainda serão apuradas pelas autoridades, mas a principal suspeita é que o fogo tenha se iniciado no mato seco do terreno vizinho, agravado pelas altas temperaturas e pela falta de manutenção do local. O caso acende o alerta para os riscos de áreas abandonadas em perímetros urbanos.

 

Comentários

Continue lendo