fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Cuidado com pirâmides financeiras que prometem “formas fáceis de ganhar dinheiro”

Publicado

em

Uma pirâmide financeira é um esquema financeiramente insustentável classificado como golpe. Entenda como funciona uma pirâmide financeira e como evitar cair em uma.

Por: Empiricus

 

 

Você já foi convidado para participar de algum investimento que prometia um retorno gigantesco? Embora pareça tentador, pode se tratar de um golpe de pirâmide financeira. Uma prática comum e antiga, mas que continua a fazer diversas vítimas.

O que é pirâmide financeira?

Uma pirâmide financeira, também conhecida como Esquema de Ponzi, é um tipo de golpe que promete rendimentos altos e rápidos para determinado investimento, mas de forma insustentável.

O esquema exige que a pessoa que decidiu investir traga mais pessoas para o negócio, e assim sucessivamente. Geralmente, esse é um requisito para ter acesso ao retorno do valor investido.

A forma como é realizada fez com que a fraude recebesse o nome de pirâmide, já que no topo estão os líderes ou o líder do negócio. Essa pessoa convence alguém a trazer um número de convidados. Esses convidados trazem mais pessoas. Assim, os números aumentam exponencialmente, formando uma pirâmide.

Várias produtos e investimentos podem ser usadas como plano de fundo para o golpe, como criptomoedas, investimentos em franquias, imóveis e outras coisas.

Mas, muitas vezes esses investimentos sequer são reais e tem como único objetivo dar mais credibilidade ao golpe e tirar dinheiro das pessoas com maior facilidade.

Como funciona uma pirâmide financeira?

A pirâmide financeira funciona por meio do recrutamento de novos membros interessados em formas fáceis de ganhar dinheiro e que colocam alguma quantia em um suposto investimento.

Depois, eles convidam novos membros para que o negócio continue a crescer. Geralmente, a promessa é de que o retorno será rápido e, muitas vezes, os golpistas providenciam até mesmo um contrato para dar credibilidade ao plano.

esquema de pirâmide é vasto, então ele pode surgir em pequenos grupos, em que fica mais claro que se trata de um golpe, ou até mesmo com operações maiores, em que se passa a impressão de que há grandes empresas envolvidas e o investimento é muito sério.

Como saber se estou caindo em um esquema de pirâmide?

Um esquema de pirâmide financeira costuma ter algumas características clássicas às quais é importante ficar atento:

  • Promessas de lucros exorbitantes e em um curto período de tempo;
  • Para aumentar os ganhos ou para receber o valor prometido é preciso convencer outras pessoas a entrarem no esquema;
  • Os golpistas passam uma sensação de urgência e de oportunidade única que vai acabar logo. Assim, a pessoa tende a entrar para o negócio sem ter tempo de avaliar muito bem os riscos, pois teme perder uma boa chance;
  • Não há informações detalhadas sobre a empresa e o investimento oferecido. Tudo é repassado de maneira muito vaga, concentrando-se apenas nas possibilidades de grandes retornos.

Por fim, quando alguém já está envolvido no golpe, a percepção de que há um problema ocorre quando os pagamentos começam a atrasar.

Pois, quanto mais a pirâmide cresce, mais difícil fica para atrair novos integrantes. Assim, os membros novos acabam no prejuízo, enquanto aqueles que estão no topo da pirâmide são os únicos a conquistarem altos lucros.

Por que as pessoas caem nesse tipo de golpe?

Há alguns motivos que levam as pessoas a caírem nesse tipo de golpe. Confira os mais comuns.

1.  Falta de conhecimento

Muitas pessoas que são vítimas desse tipo de golpe não estão acostumadas com o mercado financeiro e com os investimentos disponíveis. Por isso, elas têm dificuldades em separar o que é real do que é fraude.

Pois, com o desconhecimento do mercado, é difícil perceber que algumas promessas são boas demais para ser verdade. A pessoa acaba focando apenas na promessa de lucro e se esquece de analisar a questão mais a fundo.

2.  Ganância

Algumas vezes, a pessoa até suspeita de que algo está errado e que ela pode estar sendo vítima de um golpe, mas a ganância acaba por cegá-la e ela se apega totalmente à promessa de ganhos exorbitantes.

Assim, o investidor decide arriscar, mesmo sabendo lá no fundo que é bom demais para ser verdade.

Algo parecido ocorre com as pessoas que estão passando por dificuldades financeiras e precisam levantar recursos rapidamente. Elas acabam sendo convencidas a investir o pouco que tem em algo que vai gerar prejuízos.

3.  Confiança

Um esquema de pirâmide financeira não começa dando prejuízo aos investidores. Ao contrário, os primeiros que aceitam participar recebem as quantias prometidas e nos dias combinados.

É claro que esse início promissor faz com que a pessoa fique animada para convencer parentes e amigos a participarem. Os novos envolvidos, por sua vez, aceitam participar porque confiam na pessoa que falou sobre o investimento e estão vendo que outros envolvidos estão recebendo os valores.

Mas, uma hora ou outra a pirâmide vai crescer demais e começar a ruir.

O que fazer para evitar esse tipo de golpe?

Para não cair nesse tipo de golpe, você pode adotar algumas práticas:

  1. Estude sobre o mercado financeiro: ao conhecer os tipos de investimentos verdadeiros e as possibilidades do mercado, você ficará menos propício a acreditar em promessas irreais e terá mais informações sobre como verificar o nível de confiança de determinado investimento;
  2. Desconfie de promessas irreais: como mencionamos, os golpistas costumam oferecer lucros muito acima daqueles praticados pelo mercado. Embora seja tentador, desconfie dessas promessas e faça uma verificação mais profunda, pois há muitas chances de se tratar de um golpe;
  3. Desconfie se houver pressa para fazer o investimento: uma das táticas dos golpistas é fazer a pessoa acreditar que ela estará perdendo uma grande oportunidade caso não invista o mais rápido possível;
  4. Verifique informações sobre a empresa: caso haja uma empresa envolvida, observe o que falam sobre ela nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui. Se estiver negociando ativos do mercado financeiro, acesse o site da CVM (Comissão de Valores Imobiliários) e verifique se há permissão para esse tipo de operação.

Pirâmide financeira é ilegal?

Sim. A prática de pirâmide financeira constitui crime tipificado desde 1951, pela lei 1521. Assim, todos os membros da pirâmide, até aqueles que trabalharam no recrutamento de novas pessoas, podem ser indiciados.

A pena para o crime inclui prisão, por tempo variável, que vai depender de julgamento, e pagamento de multa.

Porém, é importante não confundir a pirâmide com o marketing multinível, uma prática considerada legal.

Nesses casos, existe realmente algo a ser negociado. É comum que as pessoas sejam recrutadas para vender algum produto e aquele que indicou receba um percentual das vendas.

Repare que não se trata de golpe porque o negócio possui meios de se sustentar e não há a intenção de gerar prejuízo para os envolvidos.

Conheça alguns casos famosos de pirâmide financeira

No Brasil, um dos casos mais famosos desse golpe é o da empresa TelexFree. Ela atuava como operadora de telefonia e ganhou o respeito e a confiança de muitos usuários.

Mas, a empresa deixou muitas pessoas no prejuízo. Com o tempo, foi comprovado que havia um sistema de pirâmide, em que a pessoa comprava um pacote e o dinheiro era usado para pagar outros membros. Depois, o novo recrutado convidava mais duas pessoas e recebia uma quantia por isso.

Como todo sistema de pirâmide, havia a promessa de bons retornos, mas o esquema não se sustentou por muito tempo.

Nosso segundo exemplo mostra que todo cuidado é pouco com esse tipo de golpe, pois até pessoas famosas podem ser usadas para atrair investidores sem que elas saibam que estão contribuindo para um crime.

Pois, na década de 90, o famoso ator Antônio Fagundes se tornou garoto propaganda da empresa Fazendas Reunidas Boi Gordo. Ele incentiva as pessoas a investirem para obterem lucros com a engorda de bois e a compra de bezerros.

Mas, o que o ator não sabia, é que tudo se tratava de um esquema de pirâmide. Quando as coisas ruíram, o prejuízo dos investidores chegou a 5 bilhões de dólares. Até hoje há processos correndo na justiça na tentativa de recuperar parte dos valores.

Agora partimos para um caso famoso a nível mundial. Na década de 60, o investidor Bernard Madoff fez fama e fortuna em Wall Street e se tornou um dos criadores da empresa Nasdaq.

O empresário movimentou bilhões de dólares e depois foi denunciado pelos próprios filhos como administrador de um esquema de pirâmide. Madoff acabou preso e morreu ainda cumprindo sua pena.

Atenção

Os exemplos nos mostram que pessoas e empresas que pareciam extremamente confiáveis acabaram atraindo investidores para vários esquemas fraudulentos.

Então, fique muito atento a todas as dicas que apresentamos neste texto e estude bastante, para entender como investir da maneira correta e correndo riscos calculados.

No mercado financeiro há investimentos legalizados para todos os gostos, desde aqueles que querem se proteger ao máximo de qualquer perda, até os que são mais ousados e aceitam correr um risco maior, mas com possibilidades reais de ganhos a longo prazo, o que não ocorre na pirâmide financeira.

Comentários

Continue lendo

Flash

Motorista invade churrascaria e deixa quatro pessoas gravemente feridas em Rio Branco

Publicado

em

França Cordovez perdeu controle de veículo e atingiu vítimas que estavam em estacionamento; entre os feridos, está uma criança de 10 anos

Um grave acidente de trânsito provocado por um motorista embriagado deixou quatro pessoas feridas no final da manhã desta quarta-feira (7), na Estrada do Calafate, em Rio Branco. O responsável pelo acidente foi o motorista e mecânico França Cordovez do Vale, de 47 anos.

De acordo com informações da Polícia Militar, França conduzia um veículo modelo Fiat Pálio preto, de placa MZU-0632, no sentido centro-bairro, quando perdeu o controle da direção ao tentar acessar a via principal do Bairro Novo Calafate, nas proximidades da Escola José Potiguara. O carro invadiu o estacionamento da churrascaria “Fé no Vô” e atropelou quatro pessoas que estavam no local.

As vítimas foram identificadas como Maria Dagmar Holanda Filho, 44 anos, conhecida como Isadora; Sandra Bezerra Saldanha, 33 anos; Pâmela Nascimento de Souza, 32 anos; e uma menina de 10 anos. Todas sofreram ferimentos graves.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou equipes de suporte básico e avançado para o resgate. As vítimas foram estabilizadas no local e levadas ao pronto-socorro de Rio Branco, onde permanecem internadas em estado grave.

O condutor, que apresentava sinais visíveis de embriaguez, recebeu voz de prisão no local. Antes de ser conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), França precisou de atendimento médico e foi encaminhado sob escolta policial ao pronto-socorro. Após receber alta, será apresentado às autoridades para os procedimentos legais.

A perícia técnica foi realizada na cena do acidente, e o veículo foi recolhido por um guincho do Detran-AC. O caso será investigado pelas autoridades de trânsito e pela Polícia Civil.

Comentários

Continue lendo

Flash

Em Brasília, Gladson Camelí busca recursos para a execução de obras de infraestrutura no Acre

Publicado

em

Empenhado em garantir recursos para a execução de importantes obras de infraestrutura no Acre, o governador Gladson Camelí cumpriu extensa agenda, nesta terça-feira, 6, em Brasília (DF). O chefe do Poder Executivo visitou ministérios do governo federal e o gabinete do senador Marcio Bittar.

Camelí agradeceu ao parlamentar pelas emendas destinadas ao governo do Estado. Os recursos estão sendo utilizados para a construção da passarela sobre o Rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo; duplicação da Rodovia AC-405, em Cruzeiro do Sul; ponte da Sibéria e a Estrada da Variante, em Xapuri; pavimentação da Rodovia AC-445, entre Bujari e Porto Acre; e a restauração de rodovias estaduais.

Governador Gladson Camelí buscou, em Brasília (DF), recursos para a execução de obras de infraestrutura no Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom

“O senador Marcio Bittar tem demonstrado muito compromisso com o povo do Acre. Suas emendas têm sido fundamentais para o desenvolvimento da nossa região. Só tenho a agradecer e reafirmar que o verão já chegou e 2025 é o ano do executar”, afirmou o governante.

Para este ano, o governo acreano prepara um novo pacote de obras, que inclui a construção do Viaduto da Corrente e o Arco Metropolitano, ambos em Rio Branco, e de 60 pequenas pontes de concreto na zona rural.

Camelí agradeceu ao senador Marcio Bittar pelas importantes emendas destinadas ao governo do Estado. Recursos estão sendo utilizados em várias obras pelo Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Esta é uma parceria que tem sido muito boa para a população. Ao longo deste ano, várias obras serão inauguradas e outras serão iniciadas por meio de nossas emendas parlamentares”, explicou Marcio Bittar.

As reuniões foram acompanhadas pelo chefe do gabinete do governador, José Messias; e pelo procurador João Paulo Setti.

Comentários

Continue lendo

Flash

CarnavAssis 2025 promete agitar a tríplice fronteira nos dias 16, 17 e 18 de maio

Publicado

em

A cidade de Assis Brasil já está em clima de festa com a chegada do CarnavAssis 2025, o carnaval fora de época mais animado da tríplice fronteira. O evento acontece nos dias 16, 17 e 18 de maio, com uma programação recheada de atrações locais, regionais e nacionais.

Entre os destaques, está a presença da banda Lambasaia, conhecida como “o cafajeste da lambada”, que promete arrastar uma multidão com seus sucessos dançantes. Além dela, outros nomes como Jadson Santos, Ferdiney Rios, Banda Arregaçaê, Trio Furacão, Nathália Azevedo, Sandra Melo, Roger & Banda e Adriel dos Teclados também fazem parte da programação.

DJs como DJ Black Júnior, JKS, DJ Herber Renan, DJ Thiago Parédao e DJ Thiago Rodrigues vão garantir a animação nas pick-ups durante os três dias de festa.

Com o apoio do Governo do Acre, SEBRAE e da Prefeitura de Assis Brasil, o CarnavAssis 2025 é mais do que um evento cultural — é uma celebração da diversidade, da alegria e da união dos povos da fronteira.

A estrutura contará com segurança reforçada, praça de alimentação, área para os blocos carnavalescos e espaço para toda a família curtir com tranquilidade.

Comentários

Continue lendo