Cotidiano
Cuca explica motivos da saída do Athletico, avalia trabalho e nega acerto com outro clube
Treinador deixa o cargo após reunião com a diretoria do Furacão, nesta segunda-feira

Cuca deixa o comando do Athletico — Foto: Jairton Conceição/RPC
Agora ex-técnico do Athletico, Cuca concedeu entrevista na saída do CT do Caju. Após se reunir com a diretoria nesta segunda-feira para selar o fim do ciclo, o treinador atendeu alguns jornalistas do lado de fora do centro de treinamento para explicar os motivos que levaram as partes a encerrar o trabalho.
— É um dia triste para mim, pois estou deixando o Athletico. Tiveram derrotas que foram difíceis de administrar contra o Danúbio e Ameliano, que são inadmissíveis. E, nesses três últimos empates, foi se achando culpados. Quando isso acontece, o jogador perde a confiança. Aí entra o treinador, que tem que assumir a responsabilidade e tentar dar ao clube o direito de pôr um sangue novo e que jogue para cima o astral. Foi nesse intuito que conversei com a diretoria, que entendeu — disse.
Cuca encerra a passagem pelo Athletico, clube do qual é torcedor, com 23 jogos e aproveitamento de 66% dos pontos disputados, além da conquista do Paranaense. Foram 14 vitórias, quatro empates e cinco derrotas.
— Eu consegui junto com o pessoal ser campeão pelo clube que amo, mas fica a sensação que poderia ser melhor, não tá ruim, mas poderia ser melhor principalmente nesses últimos três jogos. Não tem como explicar esses gols no fim, e você pensa que é o momento de abrir oportunidade para vir um outro. Quero agradecer o Athletico que abriu as portas para mim no momento mais delicado da minha vida — afirmou Cuca.
Bastidor
De acordo com o Blog da Nadja, antes de se encaminhar para a entrevista coletiva, o treinador reuniu o elenco no vestiário e disse que estava fora do Athletico. Cuca relatou o que ocorreu no momento de oração do elenco, pouco depois do empate por 1 a 1 contra o Corinthians.
— No futebol a gente tem que colocar uma noite no meio e é a coisa mais certa a se fazer, e ontem isso não aconteceu. Na hora da oração, puxa uma conversa que pode ir para o lado ruim. Quando eu vi que esse lado ruim estava acontecendo, eu entrei e disse que o culpado era o treinador, que escala, que tira, que estrategia e, se as coisas não andam, é tudo do treinador. Talvez tenha sido o momento errado, mas quando as coisas são feitas pelo coração nunca é errado — reforçou o técnico.
Propostas?
Nas últimas semanas, antes mesmo da saída de Cuca do Athletico, um possível interesse do Cruzeiro ganhou força nos bastidores, uma vez que o treinador tem boa relação com o atual executivo mineiro, Alexandre Mattos. O técnico negou que esteja acertado com outro clube.
— As pessoas têm que tomar cuidado com o que fala, pois uma matéria irresponsável como essa põe em xeque muita coisa. O Cruzeiro tem um treinador e pessoa trabalhando lá. Temos que ter respeito a essas pessoas e comigo também. Eu não estou saindo para ir a clube nenhum, mas sim para dar oportunidade a um outro profissional vir e dar uma alavancada no Athletico. E isso vocês vão poder ver daqui para frente. Vou esperar o meu momento e tudo é amadurecimento na vida — completou.
O Athletico tem 19 pontos, mas aparece, agora, na quinta colocação. A diretoria ainda não definiu quem comanda o time nos dois jogos como visitante em sequência. A preparação será conduzida pelo auxiliar do clube, Juca Antonello. Na quarta-feira, às 19h (de Brasília), enfrenta o Cruzeiro, no Mineirão, pela 12ª rodada. No domingo, às 18h30 (de Brasília), o adversário é o Vitória, no Barradão.
Comentários
Cotidiano
Bancada apoia PEC que adia pagamento de precatórios; Socorro vota contra
A Câmara dos Deputados aprovou, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, que autoriza o governo federal a retirar os precatórios, dívidas judiciais definitivas da União, da meta fiscal, criando um regime de transição para o pagamento desses valores. A proposta foi aprovada com 404 votos favoráveis e 67 contrários na noite de terça-feira (15).
Entre os parlamentares do Acre, apenas a deputada federal Socorro Neri (PP) votou contra o texto. Os demais sete deputados acreanos, Antônia Lúcia (Republicanos), Coronel Ulysses (União Brasil), Eduardo Velloso (União Brasil), Meire Serafim (União Brasil), Roberto Duarte (Republicanos), Zezinho Barbary (PP) e Zé Adriano (PP), votaram a favor da medida.
A aprovação da PEC, que ocorreu na madrugada desta terça-feira (16), tem gerado críticas de especialistas e setores da sociedade civil, que apontam riscos de calote por parte do governo, além de impacto direto em cidadãos, servidores públicos e empresas com valores a receber da União.
Ao tirar os precatórios da regra fiscal, o governo busca aliviar a pressão sobre as contas públicas e abrir espaço para mais investimentos e repasses a estados e municípios. No entanto, para credores que aguardam há anos por decisões transitadas em julgado, a medida significa, na prática, o adiamento por tempo indefinido do recebimento desses valores.
Comentários
Cotidiano
Crianças com autismo têm direito ao BPC mesmo com pais possuem vínculo empregatício: entenda os critérios
Benefício de R$ 1.518 mensais pode ser concedido a pessoas com deficiência independente da situação laboral dos familiares, desde que comprovada vulnerabilidade social

Além disso, é possível que mais de uma pessoa na mesma casa receba o BPC, desde que cada uma atenda aos critérios exigidos. Foto: internet
Um direito ainda pouco conhecido pelas famílias brasileiras garante o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) para crianças com autismo e outras deficiências, mesmo quando os pais ou responsáveis possuem vínculo empregatício. O benefício assistencial, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social, tem como foco a vulnerabilidade social da família, não a situação trabalhista dos cuidadores.
Principais características do BPC:
Valor de 1 salário mínimo mensal (atualmente R$ 1.518)
Pode ser acumulado por mais de um membro da família que atenda aos critérios
Não exige contribuição previdenciária
Inclui diversas condições de saúde, como autismo, TDAH e paralisia cerebral
Como acessar o benefício:
Comprovar renda familiar per capita inferior a 1/4 do salário mínimo
Apresentar laudo médico completo que caracterize a deficiência
Realizar avaliação social pelo INSS
“O mito de que pais trabalhadores não podem solicitar o BPC precisa ser desfeito. O que importa é a condição de vulnerabilidade da família e o impacto da deficiência na vida do beneficiário”, explica especialista em direitos sociais.
A lista de condições elegíveis é ampla e inclui desde transtornos mentais até condições físicas e neurológicas. O processo pode ser iniciado pelo site ou aplicativo Meu INSS, com agendamento de perícia médica e avaliação social. Famílias que tiveram o pedido negado podem recorrer através de assistência jurídica gratuita.
Entre as deficiências mais comuns que dão direito ao BPC/LOAS estão:
Comentários
Cotidiano
Bujari confirma participação no Estadual Feminino da Série B

Foto PHD: Campeonato Estadual começa em agosto e terá partidas no interior
A equipe do Bujari confirmou a participação no Campeonato Estadual de Feminino da Série B, torneio programado para iniciar no mês de agosto. Os times da Assermurb, Epitaciolândia e Café com Leite/Porto Acre também irão disputar a competição.
Inscrições até sexta
Segundo o presidente da Federação Acreana de Futsal (Fafs), Rafael do Vale, as inscrições podem ser feitas até a próxima sexta, 18.
“Se tivermos o Estadual com quatro equipes, somente uma irá subir em 2026. O campeonato com cinco, duas estarão na primeira divisão em 2026. O ideal é termos um torneio com cinco times”, declarou Rafael do Vale.
Você precisa fazer login para comentar.