Cotidiano
Crise na saúde no Acre deve durar até setembro, diz médico da Ufac
“Deixa claro que apesar das medidas adotadas pelo governo e ainda da mudança de hábitos da população, a epidemia deve se arrastar, e atingir mais pessoas. Até lá, será necessário conviver com o vírus entre as pessoas”

Médico Thor Dantas, infectologista da Universidade Federal do Acre (Ufac)
João Renato Jácome
A crise desencadeada pelo surto da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, deve durar até o mês de setembro, segundo justificou o médico Thor Dantas, infectologista da Universidade Federal do Acre (Ufac), em vídeo publicado nas redes sociais da instituição.
Segundo Dantas, as medidas impostas pelo poder público, incluindo o uso de máscaras por toda a população, são essenciais para conter a contaminação pelo vírus, contudo, é necessário utilizar corretamente os materiais de proteção, e principalmente, não tocar na frente da máscara utilizada.
“Não devemos tocar na máscara, porque ela é muito contaminada. A máscara será a parte mais contaminada do seu corpo. Elas deve ser trocadas todas as vezes em que estiverem muito úmidas. Ao retirar a máscara, tem que pegar só pelo elástico e lavar as mãos imediatamente”, comenta o médico.
Dantas deixa claro que apesar das medidas adotadas pelo governo e ainda da mudança de hábitos da população, a epidemia deve se arrastar, e atingir mais pessoas. Até lá, será necessário conviver com o vírus entre as pessoas. Já são oito mortos e cerca de 50 internados pela doença.
“Nós já temos oito óbitos confirmados e cerca de 45 pessoas internadas com o quadro grave. Nas próximas quatro ou seis semanas, o número de casos vai aumentar bastante, porque estamos entrando na fase de aceleração da epidemia, que deve ter seu pico no final de maio, início de junho. A epidemia deve terminar no mínimo lá para agosto, setembro”, completa.
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Você precisa fazer login para comentar.