Conecte-se conosco

Geral

Criança de 1 ano é ferida com tiro na cabeça após manusear arma caseira

Publicado

em

Uma criança de 1 ano e dois meses foi ferida com um tiro na cabeça na manhã desta segunda-feira (2), dentro de uma residência localizada na Estrada do Amapá, no loteamento Praia do Amapá, na região do Segundo Distrito de Rio Branco.

Segundo informações da polícia, a criança estava em cima da cama e desceu para brincar, quando acabou encontrando uma arma de fogo artesanal, tipo escopeta calibre 28, e de forma acidental, acabou atirando na direção da própria cabeça que acertou de raspão. Após o disparo, os avós da criança correram para ver o que tinha acontecido e viram a vítima caída no chão ensanguentada.

O casal rapidamente pediu ajuda a vizinhos e levaram a criança até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito. Na unidade de saúde, a vítima deu entrada e recebeu os primeiros atendimentos, sendo necessário acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte avançado, que transferiu a criança até o pronto-socorro que deu entrada em estado de saúde estável, onde passará por cirurgia para retirada de caroços de chumbo do projétil.

O avô, identificado como Cosmo Manoel Vieira da Silva, 51 anos, voltou para a própria residência e aguardou a chegada da Polícia Militar, que apreendeu a arma de fogo.

Ao ser perguntado como Cosmo tinha conseguido a arma de fogo, o homem disse que no sábado (31), uma pessoa tinha invadido teu terreno a noite e ele conseguiu, de posse de um terçado, fazer o homem fugir e, na fuga, o invasor deixou cair essa arma de fogo, que ele guardou na residência por medo do acusado voltar e ele ter como se defender do bandido.

Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão e foi conduzido até a Delegacia de Flagrante (Defla), juntamente com a arma de fogo, onde responderá por porte ilegal e aguardará a manifestação da Justiça na audiência de custódia.

Agentes de Polícia Civil da Equipe de Pronto Emprego (EPE) colheram as primeiras informações e o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Geral

K9 Dante, cão policial do Bope, morre vítima de câncer

Publicado

em

A Companhia de Cães (CPCães), do Batalhão de Operações Especiais (Bope), informou na noite de terça-feira (21) a triste notícia da morte do cão policial “K9 Dante”.

Segundo a tenente Patrícia, da Companhia de Cães, Dante estava lutando contra um câncer e recebendo tratamento no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Dante, conhecido pela imprensa como o “terror dos traficantes”, foi um cão policial exemplar que realizou muitas apreensões de drogas e armas em todo o estado do Acre. Ele trabalhou como cão de faro, com especialidade em detectar narcóticos e armas.

A tenente Patrícia lamentou a perda de Dante, que dedicou toda a sua vida à carreira de cão policial. “Ele era um dos melhores da companhia, e hoje estamos de luto pela partida deste parceiro fiel. Que eu e meu cão possamos ser eternamente unidos”, disse ela.

O cão policial vai ser sepultado no memorial do Batalhão de Operações Especiais (Bope), localizado na Estrada Dias na Chácara Ipê.

Comentários

Continue lendo

Geral

Vídeo: Polícia Militar age rápido e recupera veículo após assalto em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Após um assalto registrado nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, 21, a Polícia Militar de Cruzeiro do Sul recuperou o veículo modelo Onix branco, que havia sido roubado durante a ação de três indivíduos, contra uma mulher, no bairro do Telégrafo.

De acordo com a PM, o veículo foi recuperado próximo ao município de Rodrigues Alves.

Os criminosos abandonaram o carro e fugiram para dentro de uma mata nas proximidades pista. Foi acionada a perícia para o local e realizada a confecção do Boletim de Ocorrência; após os procedimentos, o veículo foi entregue a delegacia para o procedimento de restituição e criminais.


Comentários

Continue lendo

Geral

Operação Átria prende mais de 4 mil por violência contra a mulher

Publicado

em

Feminicídios têm aumento de 5% em 2022, diz secretário

Brasília (DF), 17/02/2023 – Fotografia para ilustrar matéria sobre violência infantil, na foto uma criança é vista em silhueta através de uma porta. Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil

Em três semanas, 4.255 pessoas foram presas no âmbito da Operação Átria, que combate crimes contra a mulher em todos os estados brasileiros. Desse total, 3.598 prisões foram em flagrante, conforme balanço parcial divulgado nesta terça-feira (21) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

De um total de 20.024 inquéritos policiais instaurados durante o período, 17.958 foram concluídos. A pasta informou ainda que foram apreendidas 340 armas brancas, 269 armas de fogo e 6.068 munições.

Segundo o balanço, 7.276 denúncias foram apuradas, 23.963 diligências policiais, contabilizadas e 23.963 vítimas, atendidas. Foram também solicitadas 20.540 medidas protetivas, houve 767 retiradas de pertence e 2.034 palestras foram realizadas.

O balanço final da Operação Átria, que começou em 8 de março, será divulgado pelo ministério no próximo dia 28.

Em entrevista coletiva, o secretário Nacional de Segurança Pública, Francisco Tadeu Barbosa de Alencar, considerou a violência de gênero um quadro grave no Brasil. De acordo com o secretário, o país registrou, ao longo do ano passado, aumento de 5% no número de feminicídios.

“A cada dia, quatro mulheres são mortas e, a cada hora, 26 são agredidas. Esses indicadores nos obrigam a ter uma centralidade no eixo de enfrentamento da violência contra a mulher”, disse.

Brasília 21/03/2023 - Secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, durante coletiva após evento sobre enfrentamento à violência contra a mulher, no ministério da Justiça.
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
O secretário nacional de Segurança, Tadeu Alencar, em evento sobre violência contra a mulher – Antonio Cruz/Agência Brasil

“O Estado brasileiro está muito longe ainda de uma situação ideal de enfrentamento.”

Para a delegada de Polícia Civil do Espirito Santo, Cláudia Dematté de Freitas Coutinho, operações nacionais como a Átria fortalecem o enfrentamento à violência contra a mulher realizado diariamente por unidades especializadas de segurança pública.

Brasília 21/03/2023 - A delegada do Espirito Santo, Cláudia Dematté, durante coletiva após evento sobre enfrentamento à violência contra a mulher, no ministério da Justiça.
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Feminicídios são a ponta do iceberg, diz Cláudia Dematté – Antonio Cruz/Agência Brasil

“É uma violência que sempre existiu em nossa sociedade, fruto de um machismo estruturado e estruturante”, disse Cláudia.

Para a delegada, feminicídios são apenas a ponta do iceberg, e a maioria dos casos começa com violência verbal. “Denuncie desde a primeira violência sofrida”, concluiu.

Edição: Nádia Franco

Comentários

Continue lendo

Em alta