Conecte-se conosco

Acre

Criador de galinha tem prejuízo de R$ 250 mil após queda energia em Brasiléia

Publicado

em

Alexandre Lima

Um pico de energia na tarde deste domingo, dia 19, foi o motivo para que o sonho de uma criadora de frango, que mora na zona rural a 13 km da cidade de Brasiléia, fosse destruído e a levasse aos prantos de desespero.

Dona Josefa de Oliveira Lopes, que mora com seus filhos e netos, resolveu sair da cooperativa de criadores de aves da regional, para que pudesse expandir seu negócio de criação de galinhas. Foi quando obteve um empréstimo bancário no valor R$ 250 mil reais.

Nesta segunda-feira, dia 20, iria realizar sua primeira entrega de aproximadamente 17 mil frangos após meses de muito trabalho e cuidados. Viu seu trabalho ir por água abaixo quando a região sofreu um pico de energia elétrica.

Por esse motivo, sua rede sofreu danos ficando apenas com uma fase e não conseguiu ligar os ventiladores do criador. Sem a ventilação, o interior chegou a quase 40 graus célsius, temperatura insuportável aos animais que morreram, tendo uma perca de quase 100%.

Dona Josefa não sabe o fará com o prejuízo sofrido com a queda de energia.

Chorando, Josefa não sabe como fará para cumprir com suas obrigações junto ao banco. Sabe que o processo indenizatório junto a empresa fornecedora é moroso junto à Justiça. Conta que já está esperando a dois anos e meio, receber outra causa ganha pela perca de quase oito mil frangos pelo mesmo caso.

O caso seria registrado na delegacia do Município e solicitaram a presença de um perito criminal no local para iniciar o processo contra a empresa de eletricidade. “Não sei mais o que fazer. Estou em tratamento do coração e tenho que ter forças para suportar isso”, disse.

Em tempo, essa não seria o primeiro caso que leva prejuízos aos criadores de frango na região do município de Brasiléia e regional do Alto Acre. Os picos de energia são uma constante e alguns dos criadores, já pensam em mudar para criação de outros animais que não dependam tanto da energia elétrica.


VEJA VÍDEO REPORTAGEM COM ALMIR ANDRADE

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Publicado

em

Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.

De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.

Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.

Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.

Comentários

Continue lendo

Acre

Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Publicado

em

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.

De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos

A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.

VEJA O VÍDEO:

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco

Publicado

em

Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.
Foto: Sérgio Vale

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre continua em elevação em Rio Branco neste sábado, 27, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com os dados oficiais, às 12h, o manancial marcou 14,40 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.

Na primeira medição do dia, realizada às 5h26, o rio estava em 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em poucas horas, o Rio Acre subiu mais 40 centímetros, intensificando o risco de alagamentos em diferentes regiões da capital.

Segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas em Rio Branco. Mesmo assim, a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações registradas nos dias anteriores, principalmente nas áreas de cabeceiras e em municípios do interior, cujas águas continuam desaguando na capital acreana.

Comentários

Continue lendo