Flash
Covid-19: Em post, professor de Xapuri faz apelo aos moradores depois de 9 casos em menos de 24 horas
Joscíres Ângelo, utilizou o termo “Mortessário”, no bom senso coletivo” para falar das aglomerações de pessoas e dos casos confirmados na cidade de Xapuri.

Marcus José
Acompanhado com preocupação as últimas notícias no estado, como os casos no município de Xapuri, do Covid-19, um dos professores mais respeitados da regional do alto acre, professor Joscíres Ângelo, vê com muita preocupação o aumenta da transmissão comunitária do coronavírus na princesinha do acre, nas últimas 24 horas.
Com uma população de pouco mais de 19 mil habitantes, a cidade da região do Alto Acre, Xapuri, tem preocupado pela velocidade em que vem confirmando casos de Covid-19 nos últimos dias. Em mais uma publicação no perfil da prefeitura, o gestor da cidade, Ubiracy Vasconcelos (PT-AC), disse que já são 9 casos até a tarde de ontem quarta-feira (23).
Apesar das tentativas diárias da prefeitura em passar esses dados em Boletim Epidemiológico, divulgados na página oficial da gestão, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou apenas três casos no município. Ao todo, são 354 casos contabilizados no estado, via boletim, com 9 casos confirmado nas últimas 24 em Xapuri, o professor postou na internet sua indignação em relação aos moradores que vem desrespeitando os dados da secretaria municipal, com relação aos três casos envolvendo os bombeiros da cidade e os outros seis de uma mesma família.
Além disso, 93 pessoas que tiveram contato com os pacientes positivos estão sendo monitoradas na princesinha do acre com preocupação.
Veja sua postagem, via Facebook:

Na sua reclamação inserida na rede, via facebook, professor e ex-secretario municipal Joscíres Ângelo, demonstrar a sua indignação e surpresa com a e referindo desprezo por parte da população desavisado com os casos na Princesinha do Acre, em seu post, o professor Joscíres pede para que todos sejam estudado pela a National Aeronautics and Space Administration (NASA) ou Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço da agência do Governo Federal dos Estados Unidos, em relação as novas medidas de prevenção do coronavírus no município, o professor Joscíres, afirmou que as ações servem para induzir a mudança de hábitos daqueles que estão brincando com o Covid-19.
No entanto, ele frisa que ‘nada melhor que a consciência coletiva e educação dos munícipes mude. O post (Facebook), foi publicado nesta quinta-feira, 30. Depois que subiu para nove o número de casos do coronavírus no município, segundo à secretaria de saúde municipal, sendo 3, confirmados pela Sessacre.
Joscíres Ângelo, utilizou o termo “Mortessário”, no bom senso coletivo” para falar das aglomerações de pessoas e dos casos do Covid-19, confirmados na cidade de Xapuri. O professor tem a maior preocupação com o município e pede que os órgãos responsáveis pela a fiscalização seja mais severa e que o decreto controla o licenciamento de eventos públicos e privados como está na sua publicação, como deu para entender.
Professor Joscíres Ângelo, afirma que, mesmo em situações que não demandem mais de 3 pessoas confirmada e seis em análise, deve com responsabilidade existir o bom senso coletivo no município. Também comentou a importância da atuação da secretario municipal nas ações de fiscalização, comentando que o município de Xapuri nem vaga no cemitério tem para quem morrer, imagine estrutura para atender uma demanda dessa natureza.
Opiniões, comentários e sugestão do Posts! Vejam:

Barreiras
Antes mesmo da cidade ter casos da doença, o prefeito já tinha tomado algumas medidas. No começo deste mês, a prefeitura instalou duas cercas de madeira nas laterais da rodovia AC-485, conhecida como Estrada da Borracha, que ia do meio-fio até a cerca da propriedade de cada lado.
Em outro vídeo, o gestor disse que a equipe estava sofrendo represálias e, por isso, Xapuri se uniu a Assis Brasil, Epitaciolândia e Brasiléia, para unificar as decisões na região.
As prefeituras determinam toque de recolher diário das 22h às 5h e proíbem a aglomeração de pessoas em espaços públicos, como ruas, calçadas e praças. O decreto autoriza a dispersão ou condução de populares pelas forças policiais e agentes de saúde em caso de descumprimento.
Prefeito de Xapuri fez pronunciamento nas redes sociais
Disse. “Com essa evolução, precisamos mais do que nunca da compreensão da população, precisamos que cumpram os decretos, as determinações. Se nós não tomarmos essas medidas de isolamento social, nós teremos uma grande epidemia e grandes preocupações no futuro. Nós teremos mortes e isso é que estamos tentando evitar. Então, respeitem os decretos”, falou ao lembrar também do toque de recolher na cidade.
Medidas para combater o coronavírus
– Todos os eventos com mais de 10 pessoas devem ser cancelados, incluindo eventos religiosos
– Eventos públicos acima de 100 pessoas deverão ser suspense, incluindo aulas em escolas e universidades públicas.
– Suspensão de visitas nas unidades prisionais do Estado
– Suspensão de férias de todos os servidores de saúde do estado
– Obrigatoriedade da higienização dos meios de transporte público pelo menos uma vez ao dia
– Solicitação de suspensão dos voos internacionais do Acre para Anac e Anvisa, entre outras.
O Governador Gladson Cameli prorrogou, até o dia 15 de maio, a suspensão das aulas nas escolas das redes pública e privada do Acre. Os estudantes estão sem aulas desde o último dia 17 de março, após a confirmação dos primeiros caso de coronavírus no estado.
A decisão foi tomada durante reunião por videoconferência, na quarta-feira (29), entre representantes da Secretaria Estadual de Educação, da prefeitura de Rio Branco e da rede privada de educação básica e ensino superior.
Aulas à distância
O Comitê Operativo de Emergência (COE) do Ministério da Educação (MEC) discutiu as primeiras ações contra o coronavírus durante reunião na última segunda-feira, 16, e definiu a publicação de portaria, ainda nesta semana, que permitirá a flexibilização de aulas no sistema federal de ensino para modalidade a distância durante 30 dias.
O novo coronavírus
O Covid-19 é causado pelo coronavírus Sars-Cov-2.
Por que se chama coronavírus?
O nome “corona” se deve à coroa de espinhos que o envolve. Esses espinhos estão envolvidos por uma camada de gordura – retirada das próprias células humanas. Ele entra nessa capa de gordura para invadir outras células. Sem esta fina capa de gordura, o coronavírus morre.
Como é a transmissão do coronavírus?
Os coronavírus são transmitidos por ar e por mucosas. O vírus sobrevive bastante tempo em gotículas de espirro e tosse. Para evitar contaminação por meio das gotículas, recomenda-se ficar a pelo menos um metro e meio de pessoas com tosse ou espirrando.
O vírus também está em gotículas aerossóis. Elas são tão minúsculas e finas que ficam suspensas no ar, e contaminam principalmente pessoas que estão em ambientes fechados com ar condicionado.
Veja as recomendações da OMS para prevenir o novo coronavírus:
Lave as mãos frequentemente
Lave as mãos regularmente com álcool em gel ou com água e sabão. O álcool e o sabão matam vírus que podem estar nas mãos.
Mantenha distância social
Mantenha ao menos um a dois metros de distância entre você e pessoas que estejam tossindo ou espirrando. O vírus do Covid-19 é transmitido por gotículas que estão nos corrimentos nasais e saliva. A distância entre pessoas com sintomas de gripe evita que as gotículas cheguem a você.
Evite ficar tocando os olhos, nariz e boca
As mãos tocam todos os tipos de superfície e podem pegar vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz e boca. De lá, o vírus pode entrar no organismo e adoecer você.
Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar
Quando estiver rodeado de pessoas, cubra a boca com a dobra do cotovelo ao espirrar ou tossir. Também é possível usar lenços, que devem ser descartados prontamente depois do uso – dobre-os com a parte usada para dentro, a fim de evitar que o vírus se espalhe.
Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, ligue para o posto de saúde
Se você está se sentindo mal, fique em casa. Caso tenha sintomas como febre, tosse e dificuldade em respirar, ligue para o posto de saúde mais próximo. A partir da ligação, os agentes de saúde indicarão o que você deve fazer: se deve ficar em casa, se encaminharão um profissional, ou se você pode ir a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Hospital.
Quais os sintomas do novo coronavírus?
Os sinais do novo coronavírus se assemelham ao de uma gripe comum:
– Febre
– Tosse seca
– Cansaço
– Dificuldade para respirar em alguns casos
– Pode haver dores no corpo
– Congestão nasal
– Coriza
– Dor de garganta
– Há casos de diarreia
– Pode haver infecção do trato respiratório inferior, como nas pneumonias.
Há pessoas que não desenvolvem nenhum sintoma.
Período médio de incubação: cinco dias, com intervalos que chegam a 12 dias – período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.
Comentários
Flash
Relatório aponta avanço na igualdade social no Acre após 38,6 mil pessoas saírem da pobreza e 17 mil empregos formais serem gerados
Em relatório divulgado pelo governo federal nesta segunda-feira, 29, que destacou as principais conquistas dos estados em 2025 por meio de ações integradas entre União e entes federativos, o Acre apresentou avanços significativos. No período, 38,6 mil pessoas deixaram a situação de pobreza, 29 mil adolescentes foram beneficiados pelo programa Pé-de-Meia e R$ 9,9 bilhões foram destinados ao orçamento do governo estadual e das prefeituras, montante 29% superior ao repassado em 2022.
No recorte estadual, os dados também evidenciam investimentos importantes na Saúde. Foram R$ 17,7 milhões destinados ao Samu local e à retomada do programa Farmácia Popular, que voltou a oferecer medicamentos gratuitos e distribuir fraldas geriátricas. Em 2025, 12,2 mil acreanos foram atendidos, quase o dobro do registrado em 2022.
O programa Mais Médicos contribuiu para reduzir as filas de espera, com quase 250 profissionais atuando no estado. Em dois anos, 27,5 mil gestantes realizaram pré-natal pelo SUS e, em dois anos e meio, as mulheres acreanas passaram por 128 mil exames de prevenção e combate ao câncer.
Redução da pobreza
O avanço do emprego no Acre também contribuiu para a redução da desigualdade. Em 2025, o Brasil registrou o menor patamar de pobreza da história, e no estado 38,6 mil pessoas deixaram essa condição.
Atualmente, 122 mil famílias acreanas recebem o Bolsa Família, programa reconhecido mundialmente no combate à desigualdade e que prioriza o atendimento às mulheres. Paralelo a isso, desde 2023, foram gerados 17 mil empregos formais para a população local.
Com o apoio do programa Desenrola, 20 mil pessoas conseguiram renegociar dívidas e retomar o equilíbrio financeiro. Além disso, a previsão do governo federal é de que 42 mil contribuintes com renda de até R$ 5 mil sejam beneficiados pela política de Imposto de Renda Zero.
Educação e Cultura
O programa Pé-de-Meia está incentivando 29 mil adolescentes acreanos a permanecerem na escola. Como reflexo desse esforço, o Brasil registrou em 2025 um recorde de estudantes da rede pública inscritos no Enem. Além disso, foram investidos R$ 26,6 milhões para garantir a alimentação escolar de 248 mil alunos da rede pública.
O Acre também contará com 102 novos empreendimentos educacionais viabilizados pelo Novo PAC, incluindo a instalação de um novo Instituto Federal.
Na área da cultura, a Lei Paulo Gustavo e a Política Nacional Aldir Blanc asseguraram R$ 58,8 milhões para apoiar trabalhadores e artistas acreanos.
Desenvolvimento regional
Até 2027, três mil famílias acreanas devem realizar o sonho da casa própria por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. Além disso, R$ 3 bilhões em crédito rural estão sendo destinados para impulsionar o agronegócio e fortalecer a agricultura familiar no estado.
Em 2024, o governo do Brasil transferiu R$ 9,9 bilhões para complementar o orçamento do governo estadual e das prefeituras do Acre, valor 29% superior ao repassado em 2022.
Com o Novo PAC, o investimento previsto para o Acre é de R$ 5,7 bilhões, voltados para acelerar áreas estratégicas como saúde, educação, cultura, sustentabilidade, transporte e infraestrutura. Até 2030, serão 250 novos empreendimentos em todo o estado.

Governador Gladson Camelí reforçou a importância da união nos esforços para o Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom
Governar com união
O governador do Acre, Gladson Camelí, avaliou os indicadores como resultado de uma política de união que tem dado certo e proporcionado avanços em diversos setores do estado.
“Sempre digo que não se governa sozinho. É preciso contar com o apoio da nossa bancada, do governo federal, dos prefeitos e de todos aqueles que assumem o compromisso político e social de transformar a realidade do Acre para melhor. Recebo esses números como a coroação de ações integradas que são o diferencial da minha gestão. O povo está acima de qualquer divergência política e, por isso, todo investimento e ajuda que o nosso estado recebe eu agradeço, como democrata que tem como prioridade reduzir as desigualdades.”
Camelí também agradeceu à equipe de governo, destacando o papel das secretarias na execução dos recursos.
“Não adianta ter o recurso e não saber aplicar. Por isso, agradeço aos secretários e a toda a equipe governamental, que honra nosso compromisso e se dedica para que esse dinheiro seja revertido em melhorias reais na vida das pessoas. Nossa intenção é unir forças, governar com responsabilidade e consciência de que, juntos, conseguimos alcançar mais pessoas e fazer o Acre crescer.”
Comentários
Flash
Deputado Tadeu Hassem destina R$ 410 mil para ações preventivas contra chuvas em Brasiléia
Com o objetivo de prevenir alagamentos e danos à infraestrutura urbana durante o período chuvoso, o deputado estadual do Acre, Tadeu Hassem, destinou, nesta segunda-feira, 29, R$ 410 mil para a Prefeitura de Brasiléia. O valor, que já está disponível na conta municipal, será destinado exclusivamente aos serviços de limpeza e desobstrução de bueiros e drenagem de ruas em todo o município.
A emenda aprovada prioriza a manutenção de bueiros e canais de escoamento, para assegurar o fluxo adequado das águas da chuva. Trata-se de uma ação preventiva, que visa reduzir os riscos de inundações tanto em vias públicas quanto em áreas residenciais. Com essa medida, o município estará mais preparado para períodos de chuva intensa, o que garante mais segurança e qualidade de vida à população.
Em declaração, o parlamentar ressaltou a importância do investimento e destacou sua confiança na administração municipal para a aplicação correta dos recursos.
“Sei que nosso prefeito, Carlinhos do Pelado, cuida bem do dinheiro público, e sei também que cada centavo investido retorna em qualidade de vida, segurança e dignidade à nossa população”, afirmou.
Este montante específico para a drenagem integra um conjunto mais amplo de investimentos realizados pelo mandato do deputado, sendo somado a um valor de R$ 5 milhões já investidos pelo parlamentar em áreas como saúde, educação e infraestrutura no município de Brasiléia.
A prefeitura fica responsável por executar os serviços, assegurando que a cidade esteja mais preparada para enfrentar o período chuvoso.
Comentários
Flash
Energisa reforça as orientações sobre os cuidados com energia elétrica no período de enchente
Distribuidora segue com monitoramento contínuo e reforçando orientações de segurança para a população
Com o transbordamento de igarapés e rios, a Energisa acionou seu Plano de Contingência e mantém o monitoramento contínuo das áreas afetadas em articulação permanente com a Defesa Civil.
Dependendo do nível da água, a rede elétrica precisa ser desativada em locais pontuais e específicos para evitar riscos de acidentes. Sendo restabelecido assim que houver condições seguras. As equipes da Energisa seguem realizando inspeções nas áreas alagadas.
Nesse período a população deve redobrar os cuidados com energia elétrica. O coordenador da Energisa Acre, Jhony Poças faz um alerta.
“Durante enchentes, é fundamental redobrar os cuidados com a energia elétrica. Em casos de inundação em residências ou estabelecimentos, não deve haver contato com instalações elétricas, sendo indispensável desligar o disjuntor interno para evitar curtos-circuitos e choques elétricos”, comentou.
Também é recomendado retirar da tomada equipamentos eletroeletrônicos, não manusear bombas d’água e jamais se aproximar de fios partidos, especialmente em locais com presença de água.
Em qualquer situação de risco envolvendo a rede elétrica, como fios caídos ou água próxima ao medidor, a população deve acionar imediatamente a Energisa pelos canais de atendimento: 0800-647-7196, Gisa através do Whatsapp 68-99233-0341 ou pelo aplicativo Energisa On.
Cuidados com a energia elétrica
A população deve ficar alerta e redobrar os cuidados, tanto dentro de casa quanto na rua durante as chuvas e enchentes. Por isso é importante:
- Fique longe de árvores;
- Evite ficar próximo de estruturas altas como torres de telefone ou de energia elétrica;
- Jamais se aproxime de fio partidos ou caídos.
- Não mexa em bomba d’agua;
- Não entre em áreas alagadas perto de postes, caixas de energia ou medidores.
- Se a água entrar em casa, desligue o disjuntor geral, se for seguro.
- Não toque em tomadas, fios ou aparelhos molhados.
- Tire da tomada TVs, geladeiras, micro-ondas e outros eletrônicos.
- Não tente ligar a energia sozinho depois da enchente. Espere pela equipe da Energisa.
- Evite subir em telhados, muros ou lajes durante a enchente, principalmente perto de fios.














Você precisa fazer login para comentar.