Conecte-se conosco

Flash

Covid-19: Em post, professor de Xapuri faz apelo aos moradores depois de 9 casos em menos de 24 horas

Publicado

em

Joscíres Ângelo, utilizou o termo “Mortessário”, no bom senso coletivo” para falar das aglomerações de pessoas e dos casos confirmados na cidade de Xapuri.

Marcus José

Acompanhado com preocupação as últimas notícias no estado, como os casos no município de Xapuri, do Covid-19, um dos professores mais respeitados da regional do alto acre, professor Joscíres Ângelo, vê com muita preocupação o aumenta da transmissão comunitária do coronavírus na princesinha do acre, nas últimas 24 horas.

Com uma população de pouco mais de 19 mil habitantes, a cidade da região do Alto Acre, Xapuri, tem preocupado pela velocidade em que vem confirmando casos de Covid-19 nos últimos dias. Em mais uma publicação no perfil da prefeitura, o gestor da cidade, Ubiracy Vasconcelos (PT-AC), disse que já são 9 casos até a tarde de ontem quarta-feira (23).

Apesar das tentativas diárias da prefeitura em passar esses dados em Boletim Epidemiológico, divulgados na página oficial da gestão, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou apenas três casos no município. Ao todo, são 354 casos contabilizados no estado, via boletim, com 9 casos confirmado nas últimas 24 em Xapuri, o professor postou na internet sua indignação em relação aos moradores que vem desrespeitando os dados da secretaria municipal, com relação aos três casos envolvendo os bombeiros da cidade e os outros seis de uma mesma família.

Além disso, 93 pessoas que tiveram contato com os pacientes positivos estão sendo monitoradas na princesinha do acre com preocupação.

Veja sua postagem, via Facebook:

Na sua reclamação inserida na rede, via facebook, professor e ex-secretario municipal  Joscíres Ângelo, demonstrar a sua indignação e surpresa com a e referindo desprezo por parte da população desavisado com os casos na Princesinha do Acre, em seu post, o professor Joscíres pede para que todos sejam estudado pela a National Aeronautics and Space Administration (NASA) ou Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço da agência do Governo Federal dos Estados Unidos, em relação as novas medidas de prevenção do coronavírus no município, o professor Joscíres, afirmou que as ações servem para induzir a mudança de hábitos daqueles que estão brincando com o Covid-19.

No entanto, ele frisa que ‘nada melhor que a consciência coletiva e educação dos munícipes mude. O post (Facebook), foi publicado nesta quinta-feira, 30. Depois que subiu para nove o número de casos do coronavírus no município, segundo à secretaria de saúde municipal, sendo 3, confirmados pela Sessacre.

Joscíres Ângelo, utilizou o termo “Mortessário”, no bom senso coletivo” para falar das aglomerações de pessoas e dos casos do Covid-19, confirmados na cidade de Xapuri. O professor tem a maior preocupação com o município e pede que os órgãos responsáveis pela a fiscalização seja mais severa e que o decreto controla o licenciamento de eventos públicos e privados como está na sua publicação, como deu para entender.

Professor Joscíres Ângelo, afirma que, mesmo em situações que não demandem mais de 3 pessoas confirmada e seis em análise, deve com responsabilidade existir o bom senso coletivo no município. Também comentou a importância da atuação da secretario municipal nas ações de fiscalização, comentando que o município de Xapuri nem vaga no cemitério tem para quem morrer, imagine estrutura para atender uma demanda dessa natureza.

Opiniões, comentários e sugestão do Posts! Vejam: 

Barreiras

Antes mesmo da cidade ter casos da doença, o prefeito já tinha tomado algumas medidas. No começo deste mês, a prefeitura instalou duas cercas de madeira nas laterais da rodovia AC-485, conhecida como Estrada da Borracha, que ia do meio-fio até a cerca da propriedade de cada lado.

Em outro vídeo, o gestor disse que a equipe estava sofrendo represálias e, por isso, Xapuri se uniu a Assis Brasil, Epitaciolândia e Brasiléia, para unificar as decisões na região.

As prefeituras determinam toque de recolher diário das 22h às 5h e proíbem a aglomeração de pessoas em espaços públicos, como ruas, calçadas e praças. O decreto autoriza a dispersão ou condução de populares pelas forças policiais e agentes de saúde em caso de descumprimento.

Prefeito de Xapuri fez pronunciamento nas redes sociais

Disse. “Com essa evolução, precisamos mais do que nunca da compreensão da população, precisamos que cumpram os decretos, as determinações. Se nós não tomarmos essas medidas de isolamento social, nós teremos uma grande epidemia e grandes preocupações no futuro. Nós teremos mortes e isso é que estamos tentando evitar. Então, respeitem os decretos”, falou ao lembrar também do toque de recolher na cidade.

Medidas para combater o coronavírus

– Todos os eventos com mais de 10 pessoas devem ser cancelados, incluindo eventos religiosos

– Eventos públicos acima de 100 pessoas deverão ser suspense, incluindo aulas em escolas e universidades públicas.

– Suspensão de visitas nas unidades prisionais do Estado

– Suspensão de férias de todos os servidores de saúde do estado

– Obrigatoriedade da higienização dos meios de transporte público pelo menos uma vez ao dia

– Solicitação de suspensão dos voos internacionais do Acre para Anac e Anvisa, entre outras.

O Governador Gladson Cameli prorrogou, até o dia 15 de maio, a suspensão das aulas nas escolas das redes pública e privada do Acre. Os estudantes estão sem aulas desde o último dia 17 de março, após a confirmação dos primeiros caso de coronavírus no estado.

A decisão foi tomada durante reunião por videoconferência, na quarta-feira (29), entre representantes da Secretaria Estadual de Educação, da prefeitura de Rio Branco e da rede privada de educação básica e ensino superior.

Aulas à distância
O Comitê Operativo de Emergência (COE) do Ministério da Educação (MEC) discutiu as primeiras ações contra o coronavírus durante reunião na última segunda-feira, 16, e definiu a publicação de portaria, ainda nesta semana, que permitirá a flexibilização de aulas no sistema federal de ensino para modalidade a distância durante 30 dias.

O novo coronavírus
O Covid-19 é causado pelo coronavírus Sars-Cov-2.

Por que se chama coronavírus?
O nome “corona” se deve à coroa de espinhos que o envolve. Esses espinhos estão envolvidos por uma camada de gordura – retirada das próprias células humanas. Ele entra nessa capa de gordura para invadir outras células. Sem esta fina capa de gordura, o coronavírus morre.

Como é a transmissão do coronavírus?
Os coronavírus são transmitidos por ar e por mucosas. O vírus sobrevive bastante tempo em gotículas de espirro e tosse. Para evitar contaminação por meio das gotículas, recomenda-se ficar a pelo menos um metro e meio de pessoas com tosse ou espirrando.

O vírus também está em gotículas aerossóis. Elas são tão minúsculas e finas que ficam suspensas no ar, e contaminam principalmente pessoas que estão em ambientes fechados com ar condicionado.

Veja as recomendações da OMS para prevenir o novo coronavírus:
Lave as mãos frequentemente
Lave as mãos regularmente com álcool em gel ou com água e sabão. O álcool e o sabão matam vírus que podem estar nas mãos.

Mantenha distância social
Mantenha ao menos um a dois metros de distância entre você e pessoas que estejam tossindo ou espirrando. O vírus do Covid-19 é transmitido por gotículas que estão nos corrimentos nasais e saliva. A distância entre pessoas com sintomas de gripe evita que as gotículas cheguem a você.

Evite ficar tocando os olhos, nariz e boca
As mãos tocam todos os tipos de superfície e podem pegar vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz e boca. De lá, o vírus pode entrar no organismo e adoecer você.

Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar
Quando estiver rodeado de pessoas, cubra a boca com a dobra do cotovelo ao espirrar ou tossir. Também é possível usar lenços, que devem ser descartados prontamente depois do uso – dobre-os com a parte usada para dentro, a fim de evitar que o vírus se espalhe.

Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, ligue para o posto de saúde
Se você está se sentindo mal, fique em casa. Caso tenha sintomas como febre, tosse e dificuldade em respirar, ligue para o posto de saúde mais próximo. A partir da ligação, os agentes de saúde indicarão o que você deve fazer: se deve ficar em casa, se encaminharão um profissional, ou se você pode ir a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Hospital.

Quais os sintomas do novo coronavírus?

Os sinais do novo coronavírus se assemelham ao de uma gripe comum:

– Febre

– Tosse seca

– Cansaço

– Dificuldade para respirar em alguns casos

– Pode haver dores no corpo

– Congestão nasal

– Coriza

– Dor de garganta

– Há casos de diarreia

– Pode haver infecção do trato respiratório inferior, como nas pneumonias.

Há pessoas que não desenvolvem nenhum sintoma.

Período médio de incubação: cinco dias, com intervalos que chegam a 12 dias – período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Genial/Quaest: 43% acreditam que a economia do Brasil piorou

Publicado

em

Michael Melo/Metrópoles
imagem colorida moeda de um real com gráfico no segundo plano

A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (11/2), mostra que 43% dos brasileiros avaliam que a economia do Brasil piorou nos últimos 12 meses.

Para 30% dos entrevistados, a economia ficou do mesmo jeito no último ano, enquanto 24% afirma que a situação melhorou nos últimos 12 meses.

O levantamento também questionou os entrevistados sobre o preço dos alimentos nos mercados no último mês. Para 56% dos brasileiros, os valores subiram. 24% dizem que está tudo igual e 18% analisaram que o preço caiu.

De acordo com dados de janeiro de 2025 do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nessa terça-feira (10/2), os preços de alimentos e bebidas registraram um aumento de 0,23% no último mês. O resultado significa o menor aumento para o mês de janeiro desde 2006.

Poder de compra

  • 61% disseram que o poder de compra caiu.
  • Para 23% dos brasileiros, está igual.
  • Já 15% dos entrevistados disseram que o poder de compra está maior.

Sobre a expectativa em relação à economia para os próximos 12 meses, 43% dos brasileiros acreditam que o cenário vai melhorar e 29% que terá uma piora.

O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas entre os dias 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. No TSE, a pesquisa tem o registro BR-00249/2026.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Flash

Carlinhos do Pelado anuncia pagamento do piso nacional da Educação, inauguração de escola modelo e abre Jornada Pedagógica 2026 em Brasiléia

Publicado

em

O prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, anunciou o pagamento do piso nacional da Educação para os profissionais da rede municipal ainda neste mês de fevereiro, com efeito retroativo a janeiro. A medida beneficia mais de 300 servidores da educação básica no município.

Os reajustes levam em consideração o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado em 2025, que foi de 3,90%, além do reajuste do piso nacional do magistério, fixado em 5,4% para a categoria.

Segundo o prefeito, a gestão mantém o compromisso de valorização dos profissionais da Educação. “Estamos assegurando o pagamento do piso nacional com responsabilidade e respeito aos nossos servidores. É um reconhecimento ao trabalho de cada profissional que contribui diariamente para a formação das nossas crianças e jovens”, destacou Carlinhos do Pelado.

Ele também anunciou que, dentro do ano letivo, será inaugurada a Escola Modelo Socorro Frota, ampliando a estrutura da rede municipal. “Ainda neste ano letivo vamos entregar a Escola Modelo nível nacional Socorro Frota, um espaço moderno, estruturado e preparado para oferecer mais qualidade no ensino e melhores condições de trabalho aos nossos profissionais”, afirmou o prefeito.

Acompanhado da secretária municipal de Educação, Raiza Dias, e da vereadora Lucélia Borges o gestor participou, nesta quarta-feira (11), da abertura da Jornada Pedagógica 2026, realizada na Escola Municipal Vitória Salvatierra César. O evento marca o início dos preparativos para o ano letivo da rede municipal de ensino, cujas aulas começam no próximo dia 23.

A Jornada Pedagógica é um momento de organização, planejamento e formação, dando início às capacitações dos professores e demais profissionais da educação do município.

A secretária Raiza Dias ressaltou a importância da formação continuada. “Iniciamos hoje uma jornada de muito aprendizado, troca de experiências e fortalecimento do trabalho pedagógico. A formação continuada é essencial para garantir uma educação de qualidade, e cada educador tem um papel fundamental nesse processo”, afirmou.

Durante o evento, a secretária apresentou a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e o calendário do ano letivo 2026, construído em conjunto com gestores e professores da rede.

O prefeito também destacou os investimentos realizados desde o primeiro ano de gestão, tanto na zona urbana quanto na área rural. Entre as ações estão a construção e reforma de escolas, perfuração de poços artesianos em cinco unidades de difícil acesso, aquisição de brinquedos para a educação infantil, materiais pedagógicos, climatização da Escola Nucleada Valdomiro Barroso e substituição de aparelhos de ar-condicionado na Escola Francisco Germano.

Participaram ainda da abertura da Jornada Pedagógica a gestora da Escola Vitória Salvatierra, Rocilene Ribeiro; a presidente do Sinteac, professora Sebastiana Nascimento; a presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Sônia Petersen; além de gestores e equipes das escolas Elson Dias Dantas, Ruy Lino, Menino Jesus, Os Pastorinho, Socorro Frota, Creche Roma Emilse, Creche Maria Lucildes, Escola Francisco Germano e Escola Conci Alves.

A Jornada Pedagógica segue com programação voltada à capacitação e ao alinhamento das metas educacionais para o ano letivo de 2026.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Rio Branco apresenta candidatas e candidatos à realeza do Carnaval 2026

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Lazer Garibaldi Brasil (FGB), realizou na noite dessa terça-feira (10), a apresentação oficial das candidatas e dos candidatos à realeza do Carnaval 2026. O evento aconteceu na Praça da Revolução, espaço que será palco do tradicional carnaval promovido pelo município.

Durante a programação, as concorrentes aos títulos de Rainha do Carnaval, Rainha Gay e Rainha Trans, além do candidato ao posto de Rei Momo, tiveram o primeiro contato com o público e com a imprensa. A noite também contou com etapas previstas no edital do concurso, como o sorteio da ordem de apresentação e a pesagem das candidatas.

Participantes carnaval Apresentacao 9
O diretor-presidente da FGB, Klowsbey Viegas, enfatizou a relevância desta etapa no processo de organização do concurso e destacou o elevado nível de competitividade desta edição. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O diretor-presidente da FGB, Klowsbey Viegas, destacou a importância do momento dentro da organização do concurso e ressaltou o alto nível da disputa neste ano.

“Hoje é a apresentação das candidatas e dos candidatos à realeza. É um momento importante, conforme o edital, com a apresentação, o sorteio da ordem e a pesagem. É quando a imprensa e o público passam a conhecer quem está concorrendo. Este ano, a disputa será ainda mais acirrada, com muitos participantes em todas as categorias, o que deixará a festa ainda mais bonita”, afirmou.

De acordo com a organização, a edição de 2026 registrou grande procura, com representantes em todas as categorias, reforçando a diversidade, a inclusão e a tradição do carnaval da capital acreana.

Participantes carnaval Apresentacao 8
“É um momento importante para conhecer os candidatos a Rei Momo, Rainha do Carnaval, Rainha Trans e Rainha Gay”, destacou o vice-prefeito de Rio Branco, Alysson Bestene. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O vice-prefeito de Rio Branco, Alysson Bestene, enfatizou o compromisso da gestão municipal em promover um evento seguro, organizado e voltado para toda a família.

“É um momento importante para conhecer os candidatos a Rei Momo, Rainha do Carnaval, Rainha Trans e Rainha Gay. O carnaval é uma festa tradicional, e a gestão do prefeito Tião Bocalom tem buscado fazer um evento seguro, para as famílias, com espaço para crianças, idosos, pessoas com deficiência e cadeirantes, tudo com muita organização e cuidado aqui na Praça da Revolução”, destacou.

WhatsApp Image 2026 02 11 at 10.39.08 e1770824418799
“As expectativas são grandes. É muito preparo, muito ensaio todos os dias. É minha terceira vez concorrendo e estou muito confiante”, declarou Liah Souza, candidata ao título de Rainha Trans. (Foto: Anderson Oliveira/Secom)

Entre as candidatas, a expectativa é grande para a disputa e para o brilho da festa em 2026. Algumas já possuem experiência no concurso e retornam ainda mais preparadas. É o caso de Liah Souza, candidata ao título de Rainha Trans.

“As expectativas são grandes. É muito preparo, muito ensaio todos os dias. Esta é a minha terceira vez concorrendo, e a expectativa é enorme. Estou muito confiante”, declarou.

Participantes carnaval Apresentacao 7
“A expectativa é fazer um reinado lindo, alegre e em paz. Quero convidar todos para estarem aqui na escolha, sexta-feira, dia 13, na Praça da Revolução”, convidou Carol Souza, candidata ao título de Rainha do Carnaval. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Quem também reforçou o convite à população foi Carol Souza, candidata ao título de Rainha do Carnaval. “A expectativa é fazer um reinado lindo, alegre e em paz. Quero convidar todos para estarem aqui na escolha, sexta-feira, dia 13, na Praça da Revolução. Vai ser a primeira de cinco noites maravilhosas de carnaval. Venham curtir com a gente”, convidou.

A escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval 2026 acontecerá nesta sexta-feira (13), marcando oficialmente o início da programação carnavalesca promovida pela Prefeitura de Rio Branco. A expectativa é de cinco noites de muita alegria, cultura e tradição, reunindo foliões de todas as idades na Praça da Revolução.

Participantes carnaval Apresentacao 11
Participantes carnaval Apresentacao 6
Participantes carnaval Apresentacao 1
Participantes carnaval Apresentacao 2
Participantes carnaval Apresentacao 3
Participantes carnaval Apresentacao 10

<p>The post Prefeitura de Rio Branco apresenta candidatas e candidatos à realeza do Carnaval 2026 first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo