fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Covid-19: Em post, professor de Xapuri faz apelo aos moradores depois de 9 casos em menos de 24 horas

Publicado

em

Joscíres Ângelo, utilizou o termo “Mortessário”, no bom senso coletivo” para falar das aglomerações de pessoas e dos casos confirmados na cidade de Xapuri.

Marcus José

Acompanhado com preocupação as últimas notícias no estado, como os casos no município de Xapuri, do Covid-19, um dos professores mais respeitados da regional do alto acre, professor Joscíres Ângelo, vê com muita preocupação o aumenta da transmissão comunitária do coronavírus na princesinha do acre, nas últimas 24 horas.

Com uma população de pouco mais de 19 mil habitantes, a cidade da região do Alto Acre, Xapuri, tem preocupado pela velocidade em que vem confirmando casos de Covid-19 nos últimos dias. Em mais uma publicação no perfil da prefeitura, o gestor da cidade, Ubiracy Vasconcelos (PT-AC), disse que já são 9 casos até a tarde de ontem quarta-feira (23).

Apesar das tentativas diárias da prefeitura em passar esses dados em Boletim Epidemiológico, divulgados na página oficial da gestão, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou apenas três casos no município. Ao todo, são 354 casos contabilizados no estado, via boletim, com 9 casos confirmado nas últimas 24 em Xapuri, o professor postou na internet sua indignação em relação aos moradores que vem desrespeitando os dados da secretaria municipal, com relação aos três casos envolvendo os bombeiros da cidade e os outros seis de uma mesma família.

Além disso, 93 pessoas que tiveram contato com os pacientes positivos estão sendo monitoradas na princesinha do acre com preocupação.

Veja sua postagem, via Facebook:

Na sua reclamação inserida na rede, via facebook, professor e ex-secretario municipal  Joscíres Ângelo, demonstrar a sua indignação e surpresa com a e referindo desprezo por parte da população desavisado com os casos na Princesinha do Acre, em seu post, o professor Joscíres pede para que todos sejam estudado pela a National Aeronautics and Space Administration (NASA) ou Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço da agência do Governo Federal dos Estados Unidos, em relação as novas medidas de prevenção do coronavírus no município, o professor Joscíres, afirmou que as ações servem para induzir a mudança de hábitos daqueles que estão brincando com o Covid-19.

No entanto, ele frisa que ‘nada melhor que a consciência coletiva e educação dos munícipes mude. O post (Facebook), foi publicado nesta quinta-feira, 30. Depois que subiu para nove o número de casos do coronavírus no município, segundo à secretaria de saúde municipal, sendo 3, confirmados pela Sessacre.

Joscíres Ângelo, utilizou o termo “Mortessário”, no bom senso coletivo” para falar das aglomerações de pessoas e dos casos do Covid-19, confirmados na cidade de Xapuri. O professor tem a maior preocupação com o município e pede que os órgãos responsáveis pela a fiscalização seja mais severa e que o decreto controla o licenciamento de eventos públicos e privados como está na sua publicação, como deu para entender.

Professor Joscíres Ângelo, afirma que, mesmo em situações que não demandem mais de 3 pessoas confirmada e seis em análise, deve com responsabilidade existir o bom senso coletivo no município. Também comentou a importância da atuação da secretario municipal nas ações de fiscalização, comentando que o município de Xapuri nem vaga no cemitério tem para quem morrer, imagine estrutura para atender uma demanda dessa natureza.

Opiniões, comentários e sugestão do Posts! Vejam: 

Barreiras

Antes mesmo da cidade ter casos da doença, o prefeito já tinha tomado algumas medidas. No começo deste mês, a prefeitura instalou duas cercas de madeira nas laterais da rodovia AC-485, conhecida como Estrada da Borracha, que ia do meio-fio até a cerca da propriedade de cada lado.

Em outro vídeo, o gestor disse que a equipe estava sofrendo represálias e, por isso, Xapuri se uniu a Assis Brasil, Epitaciolândia e Brasiléia, para unificar as decisões na região.

As prefeituras determinam toque de recolher diário das 22h às 5h e proíbem a aglomeração de pessoas em espaços públicos, como ruas, calçadas e praças. O decreto autoriza a dispersão ou condução de populares pelas forças policiais e agentes de saúde em caso de descumprimento.

Prefeito de Xapuri fez pronunciamento nas redes sociais

Disse. “Com essa evolução, precisamos mais do que nunca da compreensão da população, precisamos que cumpram os decretos, as determinações. Se nós não tomarmos essas medidas de isolamento social, nós teremos uma grande epidemia e grandes preocupações no futuro. Nós teremos mortes e isso é que estamos tentando evitar. Então, respeitem os decretos”, falou ao lembrar também do toque de recolher na cidade.

Medidas para combater o coronavírus

– Todos os eventos com mais de 10 pessoas devem ser cancelados, incluindo eventos religiosos

– Eventos públicos acima de 100 pessoas deverão ser suspense, incluindo aulas em escolas e universidades públicas.

– Suspensão de visitas nas unidades prisionais do Estado

– Suspensão de férias de todos os servidores de saúde do estado

– Obrigatoriedade da higienização dos meios de transporte público pelo menos uma vez ao dia

– Solicitação de suspensão dos voos internacionais do Acre para Anac e Anvisa, entre outras.

O Governador Gladson Cameli prorrogou, até o dia 15 de maio, a suspensão das aulas nas escolas das redes pública e privada do Acre. Os estudantes estão sem aulas desde o último dia 17 de março, após a confirmação dos primeiros caso de coronavírus no estado.

A decisão foi tomada durante reunião por videoconferência, na quarta-feira (29), entre representantes da Secretaria Estadual de Educação, da prefeitura de Rio Branco e da rede privada de educação básica e ensino superior.

Aulas à distância
O Comitê Operativo de Emergência (COE) do Ministério da Educação (MEC) discutiu as primeiras ações contra o coronavírus durante reunião na última segunda-feira, 16, e definiu a publicação de portaria, ainda nesta semana, que permitirá a flexibilização de aulas no sistema federal de ensino para modalidade a distância durante 30 dias.

O novo coronavírus
O Covid-19 é causado pelo coronavírus Sars-Cov-2.

Por que se chama coronavírus?
O nome “corona” se deve à coroa de espinhos que o envolve. Esses espinhos estão envolvidos por uma camada de gordura – retirada das próprias células humanas. Ele entra nessa capa de gordura para invadir outras células. Sem esta fina capa de gordura, o coronavírus morre.

Como é a transmissão do coronavírus?
Os coronavírus são transmitidos por ar e por mucosas. O vírus sobrevive bastante tempo em gotículas de espirro e tosse. Para evitar contaminação por meio das gotículas, recomenda-se ficar a pelo menos um metro e meio de pessoas com tosse ou espirrando.

O vírus também está em gotículas aerossóis. Elas são tão minúsculas e finas que ficam suspensas no ar, e contaminam principalmente pessoas que estão em ambientes fechados com ar condicionado.

Veja as recomendações da OMS para prevenir o novo coronavírus:
Lave as mãos frequentemente
Lave as mãos regularmente com álcool em gel ou com água e sabão. O álcool e o sabão matam vírus que podem estar nas mãos.

Mantenha distância social
Mantenha ao menos um a dois metros de distância entre você e pessoas que estejam tossindo ou espirrando. O vírus do Covid-19 é transmitido por gotículas que estão nos corrimentos nasais e saliva. A distância entre pessoas com sintomas de gripe evita que as gotículas cheguem a você.

Evite ficar tocando os olhos, nariz e boca
As mãos tocam todos os tipos de superfície e podem pegar vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz e boca. De lá, o vírus pode entrar no organismo e adoecer você.

Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar
Quando estiver rodeado de pessoas, cubra a boca com a dobra do cotovelo ao espirrar ou tossir. Também é possível usar lenços, que devem ser descartados prontamente depois do uso – dobre-os com a parte usada para dentro, a fim de evitar que o vírus se espalhe.

Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, ligue para o posto de saúde
Se você está se sentindo mal, fique em casa. Caso tenha sintomas como febre, tosse e dificuldade em respirar, ligue para o posto de saúde mais próximo. A partir da ligação, os agentes de saúde indicarão o que você deve fazer: se deve ficar em casa, se encaminharão um profissional, ou se você pode ir a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Hospital.

Quais os sintomas do novo coronavírus?

Os sinais do novo coronavírus se assemelham ao de uma gripe comum:

– Febre

– Tosse seca

– Cansaço

– Dificuldade para respirar em alguns casos

– Pode haver dores no corpo

– Congestão nasal

– Coriza

– Dor de garganta

– Há casos de diarreia

– Pode haver infecção do trato respiratório inferior, como nas pneumonias.

Há pessoas que não desenvolvem nenhum sintoma.

Período médio de incubação: cinco dias, com intervalos que chegam a 12 dias – período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Epitaciolândia promove caminhada em alusão ao dia 18 de maio

Publicado

em

Epitaciolândia realizou nesta sexta-feira, 17, a caminhada em alusão ao maio laranja. A ação integra o calendário de ações referentes ao mês que marca o combate à exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes. Com a concentração iniciada às 16h na Praça Edmundo Pinto, o trajeto da caminhada seguiu todo o percurso da Avenida Santo Dumont até a Praça 28 de abril.

O prefeito Sérgio Lopes acompanhado do Defensor Público Dr.  Pedro Henrique Veloso, Secretária de Assistência Social Jamiele Silva Albuquerque e demais secretários, Lucineide Aparecida Oliveira Chefe de Gabinete, Professores, Servidores e alunos participaram do evento.

Sérgio Lopes, falou da alegria em participar da caminha que conclama todas as instituições a combater qualquer ato de violência e exploração de qualquer natureza contra crianças e adolescentes.

“Nós estamos aqui unidos com outras instituições a exemplo da defensoria pública, secretaria de assistência social, conselho tutelar a secretaria de educação e também toda administração da prefeitura, nessa caminhada linda maravilhosa de conscientização do combate a violência sexual infantil e a exploração sexual. Eu tenho uma carreira oriunda da segurança pública, principalmente como delegado de polícia que combati isso durante muitos anos é sempre no intuito de proteger as crianças e adolescentes desse mal que assola nossa sociedade, então para mim é um momento especial de estar reforçando através dessa caminhada através dessa ligação com as outras instituições o combate a esse tipo de crime, quero aproveitar e agradecer a todos os secretário servidores públicos todas as crianças e alunos e ao Dr. Pedro Defensor Público que tiveram participando dessa belíssima caminhada.” Destacou o prefeito Sérgio Lopes.

18 de maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/2000, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. A Prefeitura Municipal de Epitaciolândia, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, CREAs, CMDCA, Conselho Tutelar, Policia Militar e Defensoria Pública apoiam esta causa.  Denuncie. Disque 100

Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.

A partir da mobilização de entidades, houve a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. A data sugerida foi 18 de maio, dia do assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.

Surge então a Campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mostrar à sociedade que isso é compromisso coletivo, cuidar para que a população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, sem violência.

O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja. Dentro deste contexto, o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja.

*Fonte: https://www.novaserrana.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/3980/voce-sabe-o-que-e-maio-

 

 

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Assis Brasil realiza 1° Festival da Canção da Tríplice Fronteira e valoriza artistas locais

Publicado

em

Assis Brasil — Na última quinta-feira, 16, a Praça Central Soldado Marinho Gonzaga foi palco do “1° Festival da Canção da Tríplice Fronteira”, evento organizado pela Prefeitura de Assis Brasil, através da Secretaria da Mulher, Cultura e Juventude. O festival teve como objetivo valorizar os talentos locais, atrair turistas e impulsionar a economia da região.

Durante o evento, diversos cantores locais subiram ao palco, oferecendo apresentações que encantaram o público presente. A iniciativa foi bem recebida pela comunidade, que compareceu em peso para prestigiar o momento cultural.

A Prefeitura de Assis Brasil expressou agradecimentos a todos os artistas que participaram do festival e ao público que apoiou o evento. A administração municipal destacou a importância de iniciativas como esta para fortalecer a cultura local e promover o desenvolvimento econômico da cidade.

Comentários

Continue lendo

Flash

Veja lista: Sebrae convoca o candidatos aprovados no Processo Seletivo Público

Publicado

em

CONVOCAÇÃO

O SEBRAE – Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresa do Acre, convoca o candidato abaixo relacionados, aprovados no Processo Seletivo Público, realizado pela empresa Concepção Consultoria Especializada Ltda, para comparecimento e entrega de documentos pessoais na unidade de Gestão de Pessoas, até o dia 24 de maio 2024, às 17h30, impreterivelmente, quando serão repassadas todas as orientações sobre o Processo de Admissão.

Comentários

Continue lendo